A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Autores

  • Karyne Alves Santos CETRAF/FME

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25514

Palavras-chave:

Curso de Formação de Professores em Nível Médio, Formação de Professor em São Gonçalo, História da Educação

Resumo

O trabalho visa compartilhar a implantação do Curso Normal do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, a partir da criação do Instituto de Educação. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como uma das fontes o primeiro impresso do município - o Jornal O SÃO GONÇALO. A relação entre memória e história foram discutidas numa perspectiva do passado sempre presente e de tempo vivido na rememoração. Utilizei também a abordagem teórica da micro-história, a  decifração de pistas e o conceito de escala, com vistas a compreender a criação do Instituto de Educação, nomeado anos depois como Instituto de Educação Clélia Nanci. A pesquisa aponta os (des) caminhos que envolvem a constituição da profissão docente fluminense, a partir da escala local, mergulhados nas contradições políticas e sociais que “assombram” a educação nacional.

Biografia do Autor

Karyne Alves Santos, CETRAF/FME

CETRAF/FME

Referências

ALVARENGA, Márcia Soares de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. A formação dos professores das infâncias e de jovens e adultos em São Gonçalo: desafios contemporâneos. In: ARAÚJO, Mairce. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Formação permanente de educadores: memória e narração. In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Por que o local? In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de (org). Vozes da Educação: 500 anos de Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, DEPEXT, 2004.

____________. Do cofre às narrativas. In: ARAÚJO, Mairce.; BRAGANÇA, Inês. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.

Decreto Lei n º 8.530 de 1946. Lei orgânica do Curso Normal. Brasília, 1946.

FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Por que o local? In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de (org). Vozes da Educação: 500 anos de Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, DEPEXT, 2004.

______. Vozes da Educação. In: NUNES, Clarice. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010.

______. Valorizando o Local: a educação gonçalense no século XIX. In: NUNES, Clarice. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010. Jornal “O SÃO GONÇALO” – exemplares dos anos 1956 a 1967.

LIMA, Débora Borges; MOREIRA, Láelia Carmelita Portela. Formação de Professores em nível médio: Curso Normal em discussão. In: ARAÚJO, Mairce. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: maio/jun/jul/ago, 2000, Nº 14.

______. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010.

SALLY, Mônica Alves. A Produção de sentidos do Curso Normal: a poética do espaço do Instituto de Educação Clélia Nanci. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Os Pequenos e a Cidade: o papel da escola na construção de uma alfabetização cidadã. 2003. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

_______. Percursos e movimentos: dez anos do Vozes da Educação em São Gonçalo. In: ARAUJO, Mairce (orgs). Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de professores. Petropólis: DP et Alii, 2007.

Downloads

Publicado

11-09-2016

Como Citar

SANTOS, Karyne Alves. A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 312–326, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25514. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25514. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências