A PESQUISA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESPAÇO EDUCATIVO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS

Autores

  • Maria Teresa Assunção Freitas UFJF

Resumo

Neste texto discute-se como a pesquisa nas ciências humanas a partir da perspectiva histórico-cultural pode se constituir como um espaço educativo no qual se desenvolvem diferentes processos de comunicação. Para tal focaliza-se o pensamento teórico de Vygotsky e Bakhtin trazendo suas contribuições em relação às especificidades da pesquisa para as ciências humanas. Dialogando com os sentidos construídos por estes autores em relação aos conceitos de descrição e explicação empreende-se uma discussão sobre pesquisa-intervenção no interior da perspectiva histórico-cultural. Essa discussão toma por base as experiências investigativas de um grupo de pesquisa da área da educação que tem a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico-metodológico. Palavras-chave: pesquisa nas ciências humanas; abordagem histórico cultural; pesquisa-intervenção

Biografia do Autor

Maria Teresa Assunção Freitas, UFJF

Professora daFaculdade de Educação da UFJF - PPGE Doutora em Educação ( PUC-Rio) área: Psicologia da Educação, Formação de Professores eTICs, letramento digital. Abordagem teórica histórico-cultural

Downloads

Publicado

02-07-2009

Como Citar

Assunção Freitas, M. T. (2009). A PESQUISA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESPAÇO EDUCATIVO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS. Revista Teias, 10(19), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24057