O PERFIL HISTÓRICO-COGNITIVO DE ALUNOS SURDOS: ENTRE RELATOS EXPERIENCIAIS, EMOCIONAIS E DE APRENDIZAGEM NA FAMÍLIA E NA ESCOLA

Autores

  • Arlete Marinho Gonçalves UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29407

Palavras-chave:

aluno surdo, perfil histórico-cognitivo, língua de sinais

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29407

O estudo objetivou analisar o perfil histórico-cognitivo de pessoas surdas, estudantes universitários, por meio dos relatos vivenciados por eles, na escola, na família e na comunidade. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa do tipo analítica com cinco surdos, estudantes da universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Oeste do Pará. A técnica utilizada foi o questionário semi-aberto, com o apoio de intérpretes de Libras. Utilizou-se ainda o uso de mapa mental para desenvolver as análises das sinalizações dos sujeitos. Os resultados apontaram para um perfil dos sujeitos surdos construídos por meio de sentimentos (reações, relações, emoções negativas e positivas) e de formas de aprendizagem que se voltaram para o orgulho do uso da Língua de sinais, como identificação de uma cultura surda que percebe ao longo de suas experiências de vida familiar e escolar, que a Libras se manifesta como a melhor opção para o processo de aprendizagem na escola e nas interações entre surdo-surdo e surdo-ouvinte que conhece a língua de sinais. O contato com outros surdos e professores fluentes na Libras proporcionou aquisição e aprimoramento da língua de sinas, apontada como sua língua de instrução com aproximações do bilinguismo.

Biografia do Autor

Arlete Marinho Gonçalves, UFPA

Doutora em Educação (UFPA). Professora da UFPA de Educação Especial/Inclusiva e Libras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPEE).

Downloads

Como Citar

Gonçalves, A. M. (2017). O PERFIL HISTÓRICO-COGNITIVO DE ALUNOS SURDOS: ENTRE RELATOS EXPERIENCIAIS, EMOCIONAIS E DE APRENDIZAGEM NA FAMÍLIA E NA ESCOLA. Periferia, 9(1), 199–222. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29407