REDES SOCIAIS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A INCLUSÃO E A CIDADANIA

Autores

  • Joana Belarmino de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Jonara Medeiros Siqueira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28996

Palavras-chave:

redes sociais, pessoas com deficiência, ciberativismo, cidadania, tecnologias assistivas

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.28996

O presente artigo tem por finalidade atualizar as pesquisas que vimos desenvolvendo nos últimos três anos, com foco nos temas de acessibilidade, cidadania, comunicação e jornalismo, tendo as redes sociais como a esfera pública privilegiada para o desenvolvimento das pesquisas. Realiza um apanhado dos estudos desenvolvidos anteriormente sobre o tema, reconhece os avanços ainda que incipientes no sentido de tornar as redes sociais espaços mais amigáveis para as pessoas com deficiência e avalia até que ponto as redes online são elos fortes ou fracos na organização e prática da luta desses coletivos por direitos de cidadania. Dialoga com abordagens de Boaventura de Sousa Santos (2013), Ferreira e Viser (2007), Sousa (2013, 2015, 2016). Tendo como reflexão de fundo as concepções de cidadania e acessibilidade, reconhece nas redes sociais importantes esferas de apresentação dos indivíduos e grupos de pessoas com deficiência que, tal como ocorre com os demais grupos e indivíduos da sociedade informacional, têm buscado cada vez mais esses ambientes virtuais, via smartphones e computadores, para interagir, conviver, mas sobretudo para se tornarem visíveis numa sociedade ainda excludente. Conclui acentuando a importância de se realizarem pesquisas para um amplo conhecimento dessa realidade e das suas perspectivas futuras.

Biografia do Autor

Joana Belarmino de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora líder do grupo de pesquisas em jornalismo, mídia, acessibilidade e cidadania – GJAC. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Jonara Medeiros Siqueira, Universidade Estadual da Paraíba

Professora na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no departamento de comunicação (Decom), no curso de jornalismo. Possui Mestrado profissional em Jornalismo (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Sousa, J. B. de, & Siqueira, J. M. (2017). REDES SOCIAIS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A INCLUSÃO E A CIDADANIA. Periferia, 9(1), 112–129. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28996