DIZERES DE UMA PROFESSORA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR EM BREVES-PARÁ

Autores

  • Huber Kline Guedes Lobato Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28993

Palavras-chave:

inclusão escolar, aluno surdo, ensino-aprendizagem

Resumo

 

DOI: 10.12957/periferia.2017.28993

Neste artigo questionamos: quais os dizeres de uma professora sobre a escolarização de alunos Surdos em Breves - Pará? A partir desta inquietação objetivamos identificar, com este estudo, o perfil desta professora e analisar seus dizeres acerca da escolarização de alunos Surdos que estudam em escola inclusiva em Breves-Pará. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de mapas conceituais. Em contato com a professora realizamos entrevista individual, com auxílio de um roteiro, no espaço de uma sala regular de uma escola inclusiva. Fizemos a análise do corpus das respostas da entrevistada, utilizando algumas técnicas de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que: há um distanciamento entre professores do ensino regular, outros profissionais e de alguns familiares com a escolarização do aluno Surdo; a Libras e recursos visuais ou em Libras estão mais presentes no AEE em SRM; o professor de AEE em SRM possui atribuições abrangentes e excesso de funções no trabalho com Surdos; e há a ausência do profissional intérprete de Libras, assim como de alguns familiares de Surdos na escola. Concluímos ser preciso pensar ações educacionais que reconheçam os Surdos a partir de suas diferenças linguísticas e comunicacionais, com mudanças estruturais na escola, que possibilite um ensino bilíngue, que vai além do uso e difusão da língua de sinais, visando a garantia de acesso e permanência dos Surdos com seus pares no âmbito escolar.

Neste artigo questionamos: quais os dizeres de uma professora sobre a escolarização de alunos Surdos em Breves - Pará? A partir desta inquietação objetivamos identificar, com este estudo, o perfil desta professora e analisar seus dizeres acerca da escolarização de alunos Surdos que estudam em escola inclusiva em Breves-Pará. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de mapas conceituais. Em contato com a professora realizamos entrevista individual, com auxílio de um roteiro, no espaço de uma sala regular de uma escola inclusiva. Fizemos a análise do corpus das respostas da entrevistada, utilizando algumas técnicas de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que: há um distanciamento entre professores do ensino regular, outros profissionais e de alguns familiares com a escolarização do aluno Surdo; a Libras e recursos visuais ou em Libras estão mais presentes no AEE em SRM; o professor de AEE em SRM possui atribuições abrangentes e excesso de funções no trabalho com Surdos; e há a ausência do profissional intérprete de Libras, assim como de alguns familiares de Surdos na escola. Concluímos ser preciso pensar ações educacionais que reconheçam os Surdos a partir de suas diferenças linguísticas e comunicacionais, com mudanças estruturais na escola, que possibilite um ensino bilíngue, que vai além do uso e difusão da língua de sinais, visando a garantia de acesso e permanência dos Surdos com seus pares no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professor Assistente do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos – GEPESUR.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Lobato, H. K. G. (2017). DIZERES DE UMA PROFESSORA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR EM BREVES-PARÁ. Periferia, 9(1), 223–242. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28993