ESTUDOS CULTURAIS, DIFERENÇA E SURDEZ: UMA LEITURA TEÓRICA

Autores

  • Paulo Roberto Tonani Patrocínio UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28946

Palavras-chave:

estudos culturais, diferença, surdez, identidade surda

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.28946

O presente ensaio tem como principal objetivo a análise das contribuições críticas e teóricas dos Estudos Culturais acerca da compreensão da surdez enquanto diferença, rompendo com a ideia de deficiência que orientava as leituras da surdez e do sujeito surdo. A presente análise parte da constatação de que a compreensão da comunidade surda enquanto um grupo minoritário que instaura um elemento de distinção na cultura hegemônica, resultando na construção de uma nova forma de representação do Outro sob o prisma da diferença é resultado da apropriação de conceitos como identidade, diferença e cultura a partir de uma perspectiva política. Para a obtenção deste objetivo, busca-se construir uma revisão bibliográfica que se estrutura em três eixos de análise: o primeiro focado na investigação das questões que orientaram a formação da disciplina Estudos Culturais; o segundo tem como objetivo discutir o conceito de diferença à luz das contribuições de teóricos pós-estruturalistas e dos Estudos Culturais e, por fim, o terceiro eixo examina o uso do conceito de diferença enquanto ferramenta crítica e teórica para o tratamento da surdez e do sujeito surdo.

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Tonani Patrocínio, UFRJ

Professor Adjunto do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. É Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com a Tese "Escritos à margem, a presença de escritores de periferia na cena literária contemporânea".

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Patrocínio, P. R. T. (2017). ESTUDOS CULTURAIS, DIFERENÇA E SURDEZ: UMA LEITURA TEÓRICA. Periferia, 9(1), 130–153. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28946