CAPOEIRA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Alice Rezende Gonçalves
  • Vinícius Oliveira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21976

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.21976

O artigo discute a proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira no espaço escolar. Tendo como pano de fundo um cenário de fortalecimento da etnicidade afro-brasileiro, debatemos em que medida a introdução da capoeira promovida pelo referido Programa pode colaborar para implementação da Lei 10639/03, responsável por incluir na LDBEN a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. Concluímos que apesar do reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e da orientação para trabalhar com seus múltiplos aspectos, os sentidos atribuídos a ela no cotidiano escolar estão em disputa. Dessa forma, a capoeira pode ser pensada como cultura afro-brasileira, como patrimônio nacional ou ainda como simplesmente uma prática esportiva.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Gonçalves, M. A. R., & Pereira, V. O. (2016). CAPOEIRA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Periferia, 7(1), 160–178. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21976