A EDUCAÇÃO SEXUAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM PÓS-ESTRUTURALISTA

Autores

  • Michele Ignacio Pires

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15338

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação Sexual, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Michele Ignacio Pires

DOI: 10.12957/periferia.2013.15338

Este artigo aborda a Educação Sexual na educação infantil. Apoia-se nas reflexões sobre o tema apresentadas por Jimena Furlani e nas ponderações pós-críticas desenvolvidas por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe quanto à identidade como algo fluido, constituído num processo de associações contingentes e precárias. Questiona as significações hegemônicas sobre Direitos Humanos e argumenta em favor da ressignificação do termo, conforme desenvolvido por Aura Helena Ramos, para quem esse é um campo de disputas e negociações permanentes. O estudo busca identificar elementos para uma abordagem da Educação Sexual que alicerce ações pedagógicas voltadas ao questionamento do determinismo biológico e o reconhecimento e respeito radical às diferenças de gênero, orientação sexual, étnico-raciais, religiosas etc.

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Publicado

2015-02-26

Como Citar

Ignacio Pires, M. (2015). A EDUCAÇÃO SEXUAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM PÓS-ESTRUTURALISTA. Periferia, 5(2), 64–75. https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15338