ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE INICIATIVAS HUMANIZADORAS

Autores

  • Anete Araújo de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.
  • Raquel Kuerten de Salles Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.
  • Liana Ferraz Ziliotto Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.
  • Ana Paula Aguiar Prudêncio Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.
  • Carla Adriano Martins Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.
  • Cassiani Gotâma Tasca Pedroso Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5281

Resumo

Objetivo: Identificar iniciativas de humanização na alimentação hospitalar a partir da percepção dos nutricionistas de hospitais de Florianópolis, SC. Métodos: Abordagem qualitativa, do tipo exploratória, através da técnica de grupos focais com auxílio de perguntas norteadoras e guia de entrevista. Participaram 23 nutricionistas de quatro hospitais de diferentes naturezas jurídicas, distribuídos em cinco grupos focais. Dados analisados com a técnica da análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas duas categorias: “Concepções da humanização na alimentação hospitalar” e “Iniciativas de Humanização”, evidenciando os seguintes elementos de análise: individualização do atendimento; educação nutricional; atendimento continuado pós-alta; melhoria nutricional e sensorial dos cardápios, conjugada à dimensão simbólica e convivial da alimentação; organização do serviço; formação permanente; sensibilização e valorização dos profissionais. Conclusão: As iniciativas de humanização destacadas revelaram aspectos das necessidades dos usuários e dos profissionais. O conjunto destas ações requer interação dos profissionais envolvidos, apoio institucional e individualização da atenção.

Biografia do Autor

Anete Araújo de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900. Fone: (48) 37219784.  Correspondência para/ Correspondence to: A. A. SOUSA. E-mail: anete@ccs.ufsc.br


Raquel Kuerten de Salles, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900.

Liana Ferraz Ziliotto, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Nutrição, UFSC. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições. Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900.

Ana Paula Aguiar Prudêncio, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Nutrição, UFSC. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições. Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900.

Carla Adriano Martins, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Nutrição, UFSC. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições. Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900.

Cassiani Gotâma Tasca Pedroso, Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Nutrição, UFSC. Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições. Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. 88.040-900.

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

Araújo de Sousa, A., Kuerten de Salles, R., Ferraz Ziliotto, L., Aguiar Prudêncio, A. P., Adriano Martins, C., & Tasca Pedroso, C. G. (2013). ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE INICIATIVAS HUMANIZADORAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(2), 149–162. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5281

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS