LIMITES E POSSIBILIDADES DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Izabella Cristina Ribeiro Alves Faculdade de Saúde Ibituruna. Montes Claros, MG, Brasil.
  • Tiele Ferreira de Souza Faculdade de Saúde Ibituruna. Montes Claros, MG, Brasil.
  • Maisa Tavares Souza Leite Programa de Pós Graduação em Cuidado Primário em Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.
  • Lucinéia de Pinho Programa de Pós Graduação em Cuidado Primário em Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31077

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde. Vigilância em Saúde Pública. Vigilância Nutricional.

Resumo

Introdução: A vigilância alimentar e nutricional constitui ação essencial no âmbito do Sistema Único de Saúde, uma vez que, por meio do diagnóstico nutricional da população, possibilita a criação de políticas de saúde. Objetivos: Discutir limites e possibilidades do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional a partir de relatos de profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Estudo exploratório e de caráter descritivo, no município de Montes Claros-MG, no qual foram realizadas entrevistas com profissionais de enfermagem. Resultados e Discussão: Percebeu-se que os profissionais reconhecem a importância do SISVAN, mas que seu funcionamento encontra obstáculos quanto às condições de infraestrutura (dificuldade na informatização e conexão), recursos humanos (sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem e profissionais especializados na área) e logística (manuseio do sistema de informação e falta de adesão dos usuários). Considerações finais: Os problemas operacionais refletem no funcionamento do SISVAN, por isso é necessário que o sistema gestor invista em estratégias com a finalidade de ampliar e qualificar a vigilância alimentar e nutricional.

DOI: 10.12957/demetra.2018.31077

Biografia do Autor

Izabella Cristina Ribeiro Alves, Faculdade de Saúde Ibituruna. Montes Claros, MG, Brasil.

Departamento de Nutrição.

Tiele Ferreira de Souza, Faculdade de Saúde Ibituruna. Montes Claros, MG, Brasil.

Departamento de Nutrição.

Maisa Tavares Souza Leite, Programa de Pós Graduação em Cuidado Primário em Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

Enfermeira. Doutora em Ciências

Lucinéia de Pinho, Programa de Pós Graduação em Cuidado Primário em Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

Nutricionista, Doutora em Ciências da Saúde

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Alves, I. C. R., Souza, T. F. de, Leite, M. T. S., & Pinho, L. de. (2018). LIMITES E POSSIBILIDADES DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATOS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 69–81. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.31077

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE