A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO

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Afrânio da Silva GARCIA

Resumo

A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.

Detalhes do artigo

Como Citar
GARCIA, A. da S. (2015). A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO. Caderno Seminal, 24(24). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.20322
Seção
Dossie - Ensino do Português: língua materna (L1) e não materna (L2 e LE)