Junho ou As Idades da Pedra: para quem sonhou outubros, foi pouco; para os deserdados da utopia, memorável

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.83517

Résumé

Terminava assim um dos artigos que escrevi, no calor da hora, sobre as manifestações de 2013 - escrevia muito para pensar, metabolizar sentimentos em ebulição, elaborar angústias e domesticar a imaginação acelerada pela energia das ruas: 

“E o futuro? O movimento omnibus tem diante de si os mais variados cenários, e outros a inventar. Seu destino provavelmente dependerá de sua capacidade de diferenciar a crítica política da crítica à política, e de não confundir a rejeição ao atual sistema político-eleitoral, e partidário, com uma recusa da própria democracia, em qualquer formato. Essas distinções provocarão divisões internas profundas e inconciliáveis, que já estão aflorando. Toda essa magnífica energia fluirá para o ralo do ceticismo, abrindo mais um ciclo de apatia? A indignação encontrará traduções autoritárias e ultraconservadoras? Múltiplos afluentes seguirão cursos inauditos, nos surpreendendo com sua criatividade e mudando o país, no âmbito da democracia? As respostas não dependem só do movimento, mas também dos que não têm participado e das lideranças governamentais e parlamentares.” 

Biographie de l'auteur-e

Luiz Eduardo Soares, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência Política (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ). 

Références

BERQUÓ, Elza. Evolução demográfica. In: SACHS, Ignacy, WILHEIM, Jorge; PINHEIRO, Paulo Sérgio (Org.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

CARIELLO, Rafael. O liberal contra a miséria. Revista Piauí, n. 74, nov. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Boletim Políticas Sociais: acompanhamento e análise, n. 19, 2011.

NERI, Marcelo. A Nova Classe Média. São Paulo: Saraiva, 2011.

RAMOS, Silvia; MUSUMECI, Leonarda. Elemento suspeito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOARES, Luiz Eduardo. Brazil: The Ground Shakes in the Country of Inequalities and Paradoxes. Los Angeles Review of Books, 1 jul. 2013.

______. O Brasil e seu Duplo. São Paulo: Todavia, 2019.

______. Dentro da Noite Feroz: o fascismo no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2020.

______. "Bolsonarismo". In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco C. et alii. Novo Dicionário Crítico do Pensamento das Direitas – v. 1. Recife: Edupe, 2022. p. 178-182.

______. Rio de Janeiro: histórias de vida e morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Publié-e

2024-04-17

Comment citer

Eduardo Soares, L. (2024). Junho ou As Idades da Pedra: para quem sonhou outubros, foi pouco; para os deserdados da utopia, memorável. (SYN)THESIS, 16(3). https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.83517

Numéro

Rubrique

Artigos