OS DESAFIOS DO BRASIL NO CONTEXTO GLOBAL DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.55915Keywords:
Globalização, Estado, Democracia, Geodireito, Constitucionalismo Estratégico, América do SulAbstract
Qual deve ser a conduta do Brasil no atual contexto geopolítico mundial? Partindo dessa questão-problema, o presente artigo desenvolve a hipótese de que a geopolítica e o constitucionalismo estratégico são vetores fundamentais à preservação das bases históricas da política externa brasileira e, mais recentemente, das conquistas auferidas pelas políticas de cooperação sul-sul, em particular aquelas que se referem à América do Sul. Seus objetivos centrais são perquirir o sentido da globalização neoliberal e identificar suas correlações com o Estado Democrático de Direito que, hoje, caracteriza o Brasil e a esmagadora maioria dos países ocidentais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.