A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. DE QUE FORMA COMEÇAMOS E COMO ESTAMOS HOJE?

Authors

  • Christiane Itabaiana Martins Romeo Ibmec-RJ/Professora
  • Lier Pires Ferreira Ibmec-RJ/Professor Colégio Pedro II/Professor
  • Ricardo Basílio Weber IUPERJ/UCAM / Professor

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47109

Keywords:

Educação, Ensino Superior, Brasil, Pensamento Político Brasileiro

Abstract

Este artigo perpassa a construção social do ensino superior no Brasil entre 1889 e 2018. O texto parte de uma reflexão que associa diferentes conjunturas com as respectivas concepções prevalecentes sobre o papel do ensino superior, ensaiando um amplo resgate que vai das suas origens, no século XIX, até os dias atuais. A pesquisa bibliográfica, amparada em uma metodologia socio-histórica, termina debatendo os desafios atuais que se apresentam para o ensino superior no Brasil, no contexto de um governo originalmente transitório e claramente descomprometido com as camadas populares ou com a democratização da educação.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Christiane Itabaiana Martins Romeo, Ibmec-RJ/Professora

Doutora em Ciência Política.

Lier Pires Ferreira, Ibmec-RJ/Professor Colégio Pedro II/Professor

Doutor em Direito. Pesquisador do PROEALC/UERJ, do e do CEBRAD/UERJ. Pesquisador do NUPES/CP2 e do COLABOREH/CP2.

Ricardo Basílio Weber, IUPERJ/UCAM / Professor

Doutor em Política Internacional. Coordenador Acadêmico e Professor do curso de Relações Internacionais do IUPERJ/UCAM.

Published

2019-12-10

How to Cite

ROMEO, Christiane Itabaiana Martins; FERREIRA, Lier Pires; WEBER, Ricardo Basílio. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. DE QUE FORMA COMEÇAMOS E COMO ESTAMOS HOJE?. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 22–30, 2019. DOI: 10.12957/synthesis.2017.47109. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/47109. Acesso em: 1 may. 2025.

Most read articles by the same author(s)