A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. DE QUE FORMA COMEÇAMOS E COMO ESTAMOS HOJE?
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47109Keywords:
Educação, Ensino Superior, Brasil, Pensamento Político BrasileiroAbstract
Este artigo perpassa a construção social do ensino superior no Brasil entre 1889 e 2018. O texto parte de uma reflexão que associa diferentes conjunturas com as respectivas concepções prevalecentes sobre o papel do ensino superior, ensaiando um amplo resgate que vai das suas origens, no século XIX, até os dias atuais. A pesquisa bibliográfica, amparada em uma metodologia socio-histórica, termina debatendo os desafios atuais que se apresentam para o ensino superior no Brasil, no contexto de um governo originalmente transitório e claramente descomprometido com as camadas populares ou com a democratização da educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.