CURRÍCULO E BNCC: POSSIBILIDADES, PARA QUEM?

Authors

  • William de Goes Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)/Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), onde coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54540

Keywords:

Currículo, Política curricular, BNCC

Abstract

Este texto tem como objetivo discutir a política curricular nacional, problematizando o discurso que defende a centralização como um caminho inexorável, o que tem gerado ações autoritárias e antidemocráticas. Ademais, realça a ilusão na ideia de garantia de qualidade e de direitos. O estudo foi realizado em um contexto de formação docente a convite de uma secretaria municipal de educação no processo de adequação da política. Entretanto, a proposta não analisa nem a política municipal e nem a apresentação. O enfoque é o estudo e o destaque dos rastros antidemocráticos do governo que já vinham se desenhando na ocasião. As conclusões destacam uma conjuntura desafiadora e limitante para as escolas, no entanto ressalta a importância de dar ênfase ao que conquistamos nos últimos anos, convocando a pôr na agenda os instrumentos de luta em conjunto com uma leitura crítica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), onde coordena o Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares – NEPoC.

,  

Published

2020-09-21

How to Cite

RIBEIRO, William de Goes. CURRÍCULO E BNCC: POSSIBILIDADES, PARA QUEM?. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 44–53, 2020. DOI: 10.12957/synthesis.2018.54540. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/54540. Acesso em: 2 may. 2025.