CURRÍCULO E BNCC: POSSIBILIDADES, PARA QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54540Keywords:
Currículo, Política curricular, BNCCAbstract
Este texto tem como objetivo discutir a política curricular nacional, problematizando o discurso que defende a centralização como um caminho inexorável, o que tem gerado ações autoritárias e antidemocráticas. Ademais, realça a ilusão na ideia de garantia de qualidade e de direitos. O estudo foi realizado em um contexto de formação docente a convite de uma secretaria municipal de educação no processo de adequação da política. Entretanto, a proposta não analisa nem a política municipal e nem a apresentação. O enfoque é o estudo e o destaque dos rastros antidemocráticos do governo que já vinham se desenhando na ocasião. As conclusões destacam uma conjuntura desafiadora e limitante para as escolas, no entanto ressalta a importância de dar ênfase ao que conquistamos nos últimos anos, convocando a pôr na agenda os instrumentos de luta em conjunto com uma leitura crítica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.