Expectativas e realidades da profissão docente nos próximos anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92666

Palavras-chave:

Formação docente, Escassez de professores, Educação 4.0, Tecnologias emergentes, Inclusão escolar, Neurodiversidade

Resumo

ㅤㅤ

Biografia do Autor

Waldiney Cavalcante de Mello, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharelado) em 2004 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluí o Mestrado em Biologia (Biociências) e Doutorado em Ciências na UERJ, respectivamente, em 2007 e 2011. Trabalhei como professor-pesquisador pelo Centro Universitário Celso Lisboa, lecionando para os cursos de graduação em Biologia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Tenho experiência nas áreas de Sistemática Filogenética, Biologia Marinha e Zoologia, com ênfase em sistemática filogenética e taxonomia de Chondrichthyes, e morfologia comparada de Vertebrados. Atualmente Professor Associado e Procientista da UERJ, lotado no CApUERJ, pelo Departamento de Ciências da Natureza. Professor da Pós-graduação em Ensino de Ciências (DECB/UERJ) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UERJ). Paralelamente, já participei de consultorias e produções ad hoc junto ao Canal Futura de Televisão (Fundação Roberto Marinho), Rede Globo e afiliadas, em séries e campanhas relacionadas à divulgação científica e biologia animal, além de apresentar como comentarista convidado do quadro semanal Rádio Animal voltado à mesma temática. Coordenador e líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias Educacionais Disruptivas Inclusivas (LATED/CAp-UERJ).

Referências

­­­ㅤㅤ

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Mello, W. C. de. (2025). Expectativas e realidades da profissão docente nos próximos anos. Revista Sustinere, 13(1), 607–610. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.92666

Edição

Seção

OLHAR PROFISSIONAL