Estratégias de prevenção à evasão universitária entre graduandos da área da saúde: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2026.88935

Palavras-chave:

Estudantes de ciências da saúde, Evasão escolar, Instituições de ensino superior, Universidades

Resumo

A prevenção à evasão universitária é uma preocupação para as instituições de ensino superior, visando reduzir a desistência e proporcionar aos estudantes uma experiência acadêmica mais completa, uma vez que a evasão universitária possui causas multifatoriais. Este estudo objetivou mapear, na literatura, as estratégias realizadas para prevenção da evasão universitária entre graduandos da área da saúde. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada período de janeiro a agosto de 2024, nas bases de dados MEDLINE via PubMed; CINAHL, Scopus, Embase, Web of Science, ERIC, BDENF e índice bibliográfico LILACS via BVS e na literatura cinzenta, com 15 estudos.  Os dados foram extraídos e analisados descritivamente por dois pesquisadores independentes. O protocolo de pesquisa foi registrado na Open Science Framework. As estratégias mapeadas foram referents ao acompanhamento do processo de adaptação, orientação, treinamento, envolvimento dos universitários nas atividades acadêmicas, culturais, recreativas e associativas; relação aluno-docente, seminário de primeiro ano, mentoria, recursos destinados a transporte, fotocópias, medicamentos ou bolsa de estudo, serviços médicos, psicólogos e dentários; auxílios de vulnerabilidade, mérito, financeiro e assistencial; Banco de Empréstimo Instrumental, Financiamento Estudantil e bolsas de estudos. Dessa forma, as estratégias para prevenção da evasão universitária consistiram na integração acadêmica e apoio financeiro. Contudo, a grande maioria, embora eficazes, não atingem o número ideal de alunos e/ou não suficientes para suprir as suas necessidades.

Biografia do Autor

João Paulo Barros Ibiapina, Universidade Federal do Piauí

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI (PPGEnf) (Bolsista FAPEPI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e do Trabalho (GEPSAMT). Foi bolsista PIBIC/CNPq 2023-2024, sob orientação da Profa. Dra. Marcia Astrês Fernandes. Foi monitor das disciplinas Histologia e Embriologia para Enfermagem (2021.2); Psicologia Aplicada à Enfermagem (2022.1); Fundamentação Básica de Enfermagem I (2022.2 - Bolsista); Enfermagem nas Cirurgias (2023.1); e Saúde da Criança e do Adolescente (2024.2). Possui interesse nas áreas de Enfermagem, Educação, Saúde Mental e Tecnologias de Informação e Comunicação

Maria Edillayne de Assunção Silva

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI (PPGEnf). Membro do Grupo de Pesquisas em Enfermagem, Tecnologias de Cuidado e Cronicidade. Fui bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX com o Projeto '' Assistência de Enfermagem no Controle das Doenças Imunopreveníveis ''. Possuo ICV/IC 2023-2024, sob orientação da Profa. Dra. Marcia Astrês Fernandes. Fui monitora das disciplinas Saúde Ambiente (2022.1); Semiologia e Semiotécnica para Enfermagem (2022.2) e Saúde da Criança e do Adolescente (2023.2 - Bolsista); e Enfermagem nas Emergências (2024.1). Diretora de Ensino e Pesquisa da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência; Membro da Liga Acadêmica Multiprofissional de Doenças Tropicais Negligenciadas (LAMDTN).Tenho interesse nas áreas de Enfermagem, Urgência e Emergência e Saúde Pública.

Eukália Pereira da Rocha

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí UFPI. Professora substituta no Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI (Bolsista CAPES). Doutoranda em Enfermagem pela UFPI (Bolsista - FAPEMA). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Saúde Mental. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT - UFPI). Vem atuando nos seguintes temas: enfermagem; saúde do trabalhador; saúde mental de universitários; uso e abuso de álcool e outras drogas; ansiedade, depressão e estresse. 

Jefferson Abraão Caetano Lira

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2017). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Médio Parnaíba (2017). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade UniBF (2021). Especialista em Saúde da Família pela UniBF (2022). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (2019). Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (2023). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (2025). Atualmente é residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Piauí. Atuou como enfermeiro assistencial na Fundação Municipal de Saúde de Teresina (2019 a 2023). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT) da Universidade Federal do Piauí. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Incontinências, Feridas e Estomias (Gepife) da Universidade Estadual do Piauí. Docente permanente do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) da Universidade Estadual do Ceará. É membro associado da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e do World Council of Enterostomal Therapists (WCET). Participa de pesquisas nas seguintes temáticas: tecnologias educacionais, estomaterapia, saúde mental e Atenção Primária à Saúde. 

Márcia Astrês Fernandes

Graduada em Enfermagem e em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Enfermagem em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Ciências na Área de Enfermagem Fundamental e Pós-Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Trabalhadora da Saúde Mental, ocupou o cargo de Diretora Geral do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu no Piauí, no período de 2003-2010, tendo recebido Menção Honrosa pelo Ministério da Saúde em 2009 pelo trabalho de humanização realizado na instituição. Atuou, ainda, no hospital como Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde no período de 2021- 2026. Professora Titular e Pesquisadora do Curso de Graduação em Enfermagem e da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Recebeu, em 2024, a honraria máxima da Enfermagem Piauiense, o Prêmio Benevina Vilar, concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, na dimensão formação e desenvolvimento profissional, como Enfermeira Destaque no Ensino de Nível Superior. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí no período de 2022-2026. Atualmente, membro da Comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde Mental e Trabalho-CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Mental na Assistência, no Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Desenvolve estudos na linha de pesquisa: Políticas e Práticas Socioeducativas em Enfermagem, especialmente nas temáticas: Saúde Mental e Trabalho, Álcool e outras Drogas, Violências, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida no Trabalho e Evasão Universitária. 

Referências

ARMIJO, P. C.; ZÁRATE, T. M.; CARVAJAL, C. M. Evaluación de un programa de apoyo psico-social en torno a los conceptos de persistencia y retención universitaria. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240058, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240058.

BAREFOOT, B. O. Higher education's revolving door: confronting the problem of student drop out in US colleges and universities. The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 19, n. 1, p. 9-18, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/0268051042000177818.

CANALES, A.; RÍOS, D. Retención de studiantes vulnerables en la educación universitaria chilena. Calidad en la educación, n. 30, p. 50–83, 2009.

CARVALHO, B. M. et al. O Banco de Empréstimo de Instrumentais como política de permanência estudantil na graduação em Odontologia e a sua relevância social para os estudantes cotistas de uma universidade pública baiana. Revista da ABENO, v. 22, n. 2, p. 1981, 2022. DOI: 10.30979/revabeno.v22i2.1981.

COURAGE, M. M.; GODBEY, K. L. Student retention: policies and services to enhance persistence to graduation. Nurse Educ., v. 17, n. 2, p. 29-32, 1992. DOI: 10.1097/00006223-199203000-00015.

CUSTÓDIO, A. V.; BRAGA, J. T. S. O impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019. Educ. Pesqui., v. 49, e256547, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349256547.

DAVID, L. M. L.; CHAYM, C. D. Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 167-186, 2019. DOI: 10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198.

DONOSO, A.; OLIVEIRA, G.; ARIAS, Ó. Iniciativas de retención de estudiantes de educación superior. Calidad en la educación, n. 33, p. 15-61, 2010.

ESTEVAN, C. et al. Programa de tutoria por pares no ensino superior: Estudo de caso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 2, p. 185–195, 2018. DOI: 1026707/1984-7270/2019v19n2p185.

FIOR, C. A. et al. Impacto da autoeficácia e do rendimento acadêmico no abandono de estudantes do ensino superior. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, 2022. DOI: 10.1590/2175-35392022235218T.

FONTAINE, K. Effects of a retention intervention program for associate degree nursing students. Nurs Educ Perspect, v. 35, n. 2, p. 94-9, 2014. DOI: 10.5480/12-815.1.

FREITAS E SILVA, P. T.; SAMPAIO, L. M. B. Políticas de permanência estudantil na educação superior: reflexões de uma revisão da literatura para o contexto brasileiro. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 5, p. 603-631, 2022. DOI: 10.1590/0034-761220220034.

GAMA, B. G. O. Determinantes da evasão universitária e impactos no gasto público. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional - Uberlândia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22636. Acesso em 15 dez 2023.

GREENLAND, S. J.; MOORE, C. Large qualitative sample and thematic analysis to redefine student dropout and retention strategy in open online education. Br J Educ Technol., v. 53, p. 647–667, 2022. DOI: 10.1111/bjet.13173.

JOANNA BRIGGS INSTITUTE (JBI). Reviewer’s manual: 2015 edition/ supplement. Austrália: JBI; 2015.

LOBATO, C. C.; TEIXEIRA, L. S. A permanência estudantil como estratégia para combater a evasão universitária nos cursos de graduação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) - Polo Macapá, 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002240.pdf. Acesso em 14 dez 2023.

OLIVEIRA, A. C.; PASSINHO, R. S.; VIEIRA, V. A. Práticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 71, n. 1, p. 103-111, 2019. DOI: 10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.103-111.

PEREIRA, S. A.; VIDAL, C. M. Deserción estudiantil en la educación superior: reflexiones sobre la gestión enfocada en la retención o la permanencia. Educación, v.45, n.1, p.546-561, 2021. DOI: 10.15517/revedu.v45i1.40602.

PETERS, D. J. M. et al. Scoping reviews. In: JBI Manual for Evidence Synthesis. [s.l.] JBI, p. 406-451, 2020. DOI: 10.46658/JBIMES-20-12.

RIBEIRO, E. M. B. A.; PEIXOTO, A. L. A.; BASTOS, A. V. B. Interação entre estudantes cotistas e não cotistas e sua influência na integração social e desempenho acadêmico na universidade. Estudos de Psicologia, v. 22, n. 4, p. 401-411, 2017. DOI: 10.22491/1678-4669.20170041.

SÁ, M. J. Student Academic and Social Engagement in the Life of the Academy—A Lever for Retention and Persistence in Higher Education. Educ. Sci., v.13, n. 269, 2023. DOI: 10.3390/educsci13030269.

SANTOS, A. Tutoria Universitária como possibilidade de atuação, 2021. In: KNABEM, A.; SILVA, C. S. C. BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. (p. 323 - 361). Brazil Publishing.

SCHIRMER, S. N.; TAUCHEN, G. Políticas públicas de enfrentamento da evasão na educação superior brasileira: um estudo do estado da arte. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 316-341, 2019. DOI: 10.26843/ae19828632v12n32019p316a341.

SHELTON, E. N. A model of nursing student retention. Int J Nurs Educ Scholarsh, v. 18, n. 9, 2012. DOI: 10.1515/1548-923X.2334.

SUÁREZ-MONTES, N.; DÍAZ-SUBIETA, L. B. Estrés académico, deserción y estrategias de retención de estudiantes en la educación superior. Revista de salud publica, v. 17, n. 2, p. 300–313, 2015. DOI: 10.15446/rsap.v17n2.52891.

TAVARES, C. M. B. et al. Evasão no ensino superior. Nativa, v. 10, n. 11, 2022. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sumario/64/16012019154350.pdf. Acesso em 15 dez 2023.

TEIXEIRA, M. C. B; SILVA, M. C. B; SILVA, A. N. Criação do banco de instrumentos odontológicos de uma universidade pública como instrumento democrático na formação em saúde. Revista da ABENO, v. 1, pág. 1230, 2021. DOI: 10.30979/rev.abeno.v21i1.1230.

TINTO, V. Saindo da faculdade: Repensando as causas e curas do desgaste estudantil. 2 ed. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1993.

Downloads

Publicado

24-08-2026

Como Citar

Ibiapina, J. P. B., Silva, M. E. de A., Rocha, E. P. da, Lira, J. A. C., & Fernandes, M. A. (2026). Estratégias de prevenção à evasão universitária entre graduandos da área da saúde: revisão de escopo. Revista Sustinere, 14(1), 435–455. https://doi.org/10.12957/sustinere.2026.88935