Gestão e Inovação no Contexto Rural: Avaliação do Programa ALI na Região Metropolitana de Natal
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.87299Palavras-chave:
gestão, operações, publicidade, inovaçãoResumo
O amadurecimento do empreendedor é influenciado por diversos e desafiadores fatores, gerando variado perfil de clientela e demandas de gestão e inovação. Assim, objetivou-se mensurar as dimensões abordadas no Programa ALI Rural do SEBRAE-RN e o grau de maturidade gerencial e inovativa de clientes acompanhados na microrregião metropolitana de Natal. A abordagem ao problema, deu-se quantitativa e qualitativamente, por meio da construção de dados. Acompanhou-se, presencial e mensalmente, três turmas, totalizando 38 empreendimentos rurais, durante três ciclos, de oito meses, cada, entre os anos de 2022 a 2024, em 16 municípios. Aplicou-se questionários diagnóstico, inicial e final, bem como, ferramentas de gerenciamento, via pesquisa exploratória. Referente a todos os clientes acompanhados, nos três ciclos realizados, para as cinco dimensões mensuradas, ao se comparar as médias gerais das pontuações inicial e final, verificou-se que houve elevações em 31% para Controles Gerenciais, de 22% em Melhoria do Processo Produtivo, 21% para Marketing e Vendas, apenas 4% em Redução de Custos, e de 46% para Novos Produtos. Assim, observou-se que a inovação foi a dimensão que apresentou maior evolução na pontuação, indicando mais aplicação e maturidade dos empreendedores rurais nesse aspecto. Sugere-se, ainda, a realização de pesquisas adicionais sobre o tema, visando a viabilidade de métodos em relação às especificidades dos clientes e os ajustes pertinentes, conforme os variados cenários no meio rural.
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