Análise da influência da faixa etária na inovação de empresas rurais do Maranhão pelo projeto ALI rural

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.86094

Parole chiave:

Desenvolvimento de negócios, alfabetização, inovação rural, idade de produtores, empreendedorismo

Abstract

Os produtores têm acesso a uma rede de agentes locais de inovação capacitados, que fornecem suporte personalizado e orientação especializada por meio do Projeto Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae. Este estudo visa analisar o impacto do Projeto (ALI rural) na inovação de negócios rurais no estado do Maranhão, considerando a faixa etária dos empresários. A metodologia do projeto envolveu a realização de oito encontros individuais presenciais, além de dois encontros coletivos presenciais. Os produtores acompanhados foram agrupados em três faixa etárias: Adultos jovens (18 e 40 anos), adultos de meia-idade (40 a 65 anos) e idosos (com 65 anos ou mais). Foi realizada a ANOVA com o teste de Kruskall-Wallis (p < 0,05) para os dados de início e no fim do acompanhamento do projeto. Para verificar a evolução dos empresários rurais foi também realizado o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (p < 0,05). Houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de faixa etária dos produtores rurais, especialmente no que se refere à dimensão inicial de Marketing e Vendas, onde os empresários idosos demonstraram um grau de inovação significativamente inferior. A análise detalhada das dimensões do radar da inovação rural revelou uma melhoria considerável nas práticas de gestão, nos processos produtivos, no marketing e vendas, na redução de custos e no desenvolvimento de novos produtos entre os produtores rurais. Conclui-se que o Projeto Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae (ALI rural) promove o desenvolvimento dos negócios rurais no estado do Maranhão independente da faixa etária dos empresários.

Biografie autore

Élison Silva de Macedo , Professor no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IEMA Pleno Bacabal

Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Lecionei na FACEM no curso de Agronomia e prestei serviços a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso - MT. Atuei como Orientador no Programa ALI Rural do Sebrae - MA (2022). Atualmente sou Professor no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e orientador de Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae PA. Curso especialização em Zootecnia e MBI em agronegócio. Além disso, sou sócio fundador da empresa Agroem Consultoria desde 2023.

Cristina Silva Carvalho , Orientadora Ali rural Sebrae Maranhão

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (2008), mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2010) e doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical (Gestão de Recursos Agroambientais) pelo Instituto Agronômico (IAC), Campinas (2015). Pós-doutorado na Embrapa Meio Ambiente (2015 - 2017). Professora Visitante IGNÁCIO RANGEL/FAPEMA pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (2017 - 2019). Tem atuado em pesquisas nas áreas de Fertilidade, Manejo e Conservação do Solo (matéria orgânica do solo e uso de resíduos), Agroecologia e Nutrição de Plantas.

Luciana de Paula Costa Alves Macêdo , Agente de Inovação Local – N4 (ALI rural), Sebrae, Maranhão

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Maranhão (2015). Foi Bolsista de Iniciação Científica na EMBRAPA Cocais (2014-2016),e também atuou em Projetos de Extensão nas áreas de Animais Silvestres e Bubalinos (2012-2014). Concluiu o mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016-2018). Profissionalmente, trabalhou como Auxiliar de Inspeção no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal no município de Sorriso-MT (2021). Além disso, desempenhou o papel de Agente Local de Inovação Rural no SEBRAE Maranhão, onde acompanhou mais de 50 empresários rurais, aplicando a metodologia do Projeto ALI Rural (2021-2024). Atualmente, exerce a função de Analista Técnica no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado do Maranhão (2024 - Atual).

John Nunes Santos Jacinto , Gestor do Programa de Agente de Inovação Local (ALI rural), Sebrae, Maranhão

* Graduado em Ciencias Economicas pela Universidade Federal do Maranhão;
* Pos Graduado em
-Desenvolvimento Sustentavel - IIC
-Gestao em Projetos - ISAN/FGV
-Gestor de Projetos - sebrae Maranhão.

Riferimenti bibliografici

BUAINAIN, A. M.; ALVES, E.; SILVEIRA, J. M.; NAVARRO, Z. O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. 2014. Brasília, DF: Embrapa.

MACÊDO, É. S.; CARVALHO, C. S.; JACINTO, J. N.; FERREIRA, V. Projeto ALI Rural: melhoria dos negócios rurais ocorrem independentemente da escolaridade dos produtores no Maranhão. 2023. In: Anais do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Piracicaba, SP: ESALQ/USP. Disponível em: . Acesso em: 27 de abril de 2024.

PIRES, G. F.; BILAC, D. B. N. Empreendedorismo na Terceira Idade: Desafios e Oportunidades. Revista Multidebates, v. 7, n. 4, p. 208-217, 2023. Disponível em: <https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/696>. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTOS, I. P.; CARNEIRO, M. S.; MATTOS, J. S.; FURTADO, C. A. O. Agricultura familiar no Maranhão: uma breve análise do censo agropecuário 2017. Revista Economia do Nordeste, v. 51, p. 55-70, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.61673/ren.2020.1262>. Acesso em: 01 abr. 2024.

Pubblicato

2024-08-28

Come citare

Macedo , Élison S. de, Carvalho , C. S., Macêdo , L. de P. C. A., & Jacinto , J. N. S. (2024). Análise da influência da faixa etária na inovação de empresas rurais do Maranhão pelo projeto ALI rural . Revista Sustinere, 12, 154–174. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.86094