Análise da influência da faixa etária na inovação de empresas rurais do Maranhão pelo projeto ALI rural
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.86094Parole chiave:
Desenvolvimento de negócios, alfabetização, inovação rural, idade de produtores, empreendedorismoAbstract
Os produtores têm acesso a uma rede de agentes locais de inovação capacitados, que fornecem suporte personalizado e orientação especializada por meio do Projeto Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae. Este estudo visa analisar o impacto do Projeto (ALI rural) na inovação de negócios rurais no estado do Maranhão, considerando a faixa etária dos empresários. A metodologia do projeto envolveu a realização de oito encontros individuais presenciais, além de dois encontros coletivos presenciais. Os produtores acompanhados foram agrupados em três faixa etárias: Adultos jovens (18 e 40 anos), adultos de meia-idade (40 a 65 anos) e idosos (com 65 anos ou mais). Foi realizada a ANOVA com o teste de Kruskall-Wallis (p < 0,05) para os dados de início e no fim do acompanhamento do projeto. Para verificar a evolução dos empresários rurais foi também realizado o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (p < 0,05). Houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de faixa etária dos produtores rurais, especialmente no que se refere à dimensão inicial de Marketing e Vendas, onde os empresários idosos demonstraram um grau de inovação significativamente inferior. A análise detalhada das dimensões do radar da inovação rural revelou uma melhoria considerável nas práticas de gestão, nos processos produtivos, no marketing e vendas, na redução de custos e no desenvolvimento de novos produtos entre os produtores rurais. Conclui-se que o Projeto Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae (ALI rural) promove o desenvolvimento dos negócios rurais no estado do Maranhão independente da faixa etária dos empresários.
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