Inserção de novos produtos e sua influência renda de apicultores com a diversificação de mercados em períodos de entressafra na região de Santa Rita, Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.86083Keywords:
Innovation, extension, bees, honey, sustainabilityAbstract
No contexto atual da economia, não só a brasileira, como a mundial, observa-se que a busca por novas oportunidades de se aumentar a renda das micro e pequenas empresas é constante, indo desde a mudança de foco até a introdução de novas formas de ação para a melhoria no desempenho. O objetivo com este trabalho é avaliar o impacto da introdução do Programa Ali rural sobre o desenvolvimento da atividade de apicultura em pequenos negócios rurais da cidade de Santa Rita, Maranhão. A metodologia do ALI rural SEBRAE desempenha um papel crucial na capacitação e empoderamento dos produtores locais, fortalecendo a economia rural e contribuindo para a construção de um setor agropecuário mais competitivo e sustentável através de encontros mensais norteando o produtor sobre sua maior dor referente a produção. No início dos trabalhos foi observado que todas as 15 empresas atendidas pelo programa não faziam o devido controle financeiro e apresentavam uma certa dependência na comercialização exclusiva de mel, e esse foi o pontapé inicial para a aplicação da metodologia que ocasionou uma melhoria em todos os pilares do gráfico radar final. Por fim, o programa Ali rural se mostrou uma ferramenta fundamental para pequenas empresas rurais no município de Santa Rita, Maranhão, Brasil.
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