Estágios Obrigatórios em Odontologia e a Pandemia da COVID-19: os desafios do retorno presencial na percepção de estudantes de uma universidade pública do Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.83330

Palavras-chave:

COVID-19, Estudantes de Odontologia, Educação, Percepção, Educação a Distância

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de estudantes de Odontologia durante o retorno às atividades presenciais de estágio obrigatório em uma universidade pública do nordeste brasileiro, após o período de restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Foi realizado um estudo transversal descritivo com 114 discentes do curso de Odontologia que responderam a um questionário online, abordando características sociodemográficas e aspectos relacionados ao desenvolvimento das atividades do estágio, benefício didático, motivação e avaliação geral do ensino remoto. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva com medidas de frequência absoluta e frequência relativa (%). O estudo destaca a importância de estratégias flexíveis e adaptação às mudanças para mitigar os impactos da pandemia na educação odontológica. Observou-se que cerca de 64% da amostra (IC 95% 46.5 – 65.4) não sentiu maior motivação para o estudo online durante a pandemia, comparado ao presencial. No entanto, 38,6% (IC 95% 29,6 – 48,2) discordaram da ineficácia do ensino online. Houve insatisfação na aprendizagem remota (45,7%, IC 95% 36.2 – 55.2) e 46,5% (IC 95% 37.1 – 56.0) não se sentiram preparados para atividades práticas presenciais. Porém, 41,2% (IC 95% 32.1 – 50.8) acreditavam que os prejuízos acadêmicos podiam ser superados com o retorno presencial. O estudo destacou os impactos do ensino remoto e das restrições presenciais nas práticas odontológicas, revelando sentimentos de medo e tristeza entre os discentes, além da preocupação com a segurança durante os atendimentos. Ainda, houve insatisfação com o aprendizado remoto e redução na autoconfiança para executar procedimentos práticos.

Biografia do Autor

Mayron Guedes Silva, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Cirurgião-dentista (UFMA), Mestre e Doutorando em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão – PPGO/UFMA.

Pablo Mendes Machado, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Isidorio Alexandre do Nascimento Neto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Amanda Silva Passos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Cirurgiã-dentista, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Rayenne Augusta Mota Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Cirurgiã-dentista, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Danielle Barros de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Cirurgiã-dentista, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Maria Áurea Lira Feitosa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Clínica Odontológica e professora associada, Universidade Federal Maranhão – UFMA

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Silva, M. G., Machado, P. M., Nascimento Neto, I. A. do, Passos, A. S., Ferreira, R. A. M., Oliveira, D. B. de, & Feitosa, M. Áurea L. (2025). Estágios Obrigatórios em Odontologia e a Pandemia da COVID-19: os desafios do retorno presencial na percepção de estudantes de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Revista Sustinere, 13(1), 388 – 404. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.83330