Elaboração e validação de curso EaD para profissionais da atenção primária à saúde sobre as anomalias craniofaciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.82223Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Anormalidades craniofaciais, Aprimoramento, Educação em saúdeResumo
A educação permanente em anomalias craniofaciais para profissionais da atenção primária à saúde é uma estratégia válida, pois essa temática não é prioritária nas linhas de cuidado da atenção primária. Existe uma necessidade de formar esses profissionais para prevenir, identificar, encaminhar e gerenciar pacientes com essas condições. Objetivo: Elaborar e validar um curso EaD autoinstrucional baseado no designer instrucional ADDIE para profissionais da atenção primária à saúde de nível superior sobre anomalias craniofaciais. Métodos: Estudo realizado entre julho de 2021 a fevereiro de 2022 baseado no modelo ADDIE. As primeiras etapas do modelo, Análise e Desenho já foram concluídas pelo grupo de pesquisadores e envolveu diagnóstico do cenário e propósitos da aprendizagem. A etapa Desenvolvimento foi criado um protótipo do curso para cirurgiões-dentistas da atenção primária, sendo este subproduto inspiração para ampliar a construção e validação para todos os profissionais de nível superior da APS. Na fase de Implementação, foi aplicado um teste piloto com profissionais da atenção primária à saúde. E a fase de Avaliação não foi objetivo deste estudo. Para análise, utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde com ponto de corte 0,7. Resultados: A validação do conteúdo alcançou IVC global de 0,71 e 0,74, e Alpha de Cronbach, 0,98 para ambos os módulos. Na fase de implementação, o conhecimento prévio ao curso foi de 54,58% e após 97,90%. Conclusões: O curso teve validação do conteúdo e semântica e pode ser utilizado para formação de profissionais da atenção básica na temática das anomalias craniofaciais.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Anormalidades craniofaciais, Aprimoramento, Educação em saúde.
Referências
ALEXANDRE, NMC; COLUCI, MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cienc Saude Coletiva, [s.l.], v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
ALVES, CF et al. Protótipo de curso EaD online sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da atenção primária. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., [s.l.], v. 5, n. 3, p. 01-16, 2020. http://dx.doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.a5
ANTONIOLLI, SAC et al. Construção e validação de recursos educativos digitais para a saúde e segurança do trabalhador. Rev Gaúcha Enferm, [s.l.], v. 42, n. 1, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200032
BALDIN, N; MUNHOZ VER. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (Bola de Neve). REMEA, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 46-60, 2011. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3193
BARREIRO, RMC. Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional. Ead em Foco, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 61-75, 26 ago. 2016. Fundacao CECIERJ. http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2017. [acesso em 2023 dez 03]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. A educação permanente entra na roda: polos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer. Brasília (DF), Ministério da Saúde, 2004.
CARDOSO, ML et al. The National Permanent Health Education Policy in Public Health Schools: reflections from practice. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 1489-500, 2017. FapUNIFESP (SciELO). https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.33222016
CAVALCANTE, EC et al. Estratégia educacional sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da APS: fase de desenho do Modelo ADDIE. Rev. ABENO, [s.l.], v. 21, n. 1, p. 1003, 2021. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1003
CEZAR DM; COSTA MR; MAGALHÃES CR. Educação a distância como estratégia para a educação permanente em saúde? Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 4, n. 1, 2017.
COUTINHO, EP et al. Conhecimento dos cirurgiões dentistas da Atenção Primária à Saúde sobre anomalias craniofaciais: fase de análise do modelo ADDIE. Rev. APS, [s.l.], v. 24, n. 2, p. 256-69, 2021. https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.32728
FERNANDES, TFS; MESQUITA, ST; FENIMAN, MR. As repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva. Audiology - Communication Research, [s.l.], v. 20, n. 1, p.40-47, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312015000100001449
GALDINO, TFL; NEVES, LES; OLIVEIRA, AA. Metodologias ativas de aprendizagem sobre anomalia craniofacial: o agente comunitário de saúde como formador de saberes. Revista Sustinere, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 51-65, 2021.
GALINDO-NETO, NM et al. Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation. Rev Lat Am Enfermagem, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 1-12, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130
LEITE, SS et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev. Bras. Enferm, [s.l.], v. 71, n. 4, p. 1635-1641, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
MONLLEÓ, IL; GIL-DA-SILVA-LOPES, VL. Anomalias craniofaciais: descrição e avaliação das características gerais da atenção no sistema único de saúde. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 913-922, maio 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2006000500004
MONLLEÓ, IL et al. Manual de cuidados de saúde e alimentação da criança com fenda oral. Projeto crânio-face Brasil. São Paulo, SP, 2014. [acesso em 2023 set 3]. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/manual_fof_final.pdf cesso em: 02 maio 2021.
MOURA, IH et al. Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents. Rev Lat Am Enfermagem, [s.l.], v. 25, n. 1, p. 1-8, 2017. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934
NASCIMENTO, CMB et al. Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco. Rev. CEFAC, v. 19, n. 3, p. 371-380, 2017.
NEVES, LES. Educational Strategy for Community Health Agents in the City of Recife: knowing Craniofacial Anomalies. LatinAm J Telehealth, [s.l.], v. 3, n. 4, p. 256-260, 2017.
NEVES, LES et al. Use of media resources as educational strategy for the training of community health agents in craniofacial anomalies. Latin Am J Telehealth, [s.l.], v. 1, n. 5, p. 28-32, 2018.
ROCHA, GS et al. Validação de manual de cuidados de idosos após cirurgia cerebral. Rev enferm UFPE online, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 1-8, 2019. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243025
SOUSA, MG et al. Validação de jogo educativo sobre sexualidade para adolescentes. Rev Fund Care Online, [s.l.], v.10, n. 1, p. 203-209, 2018. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.203-209
SOUZA, GFT; RONCALLI, AG. Fatores associados ao atraso no tratamento cirúrgico primário de fissuras labiopalatinas no Brasil: uma análise multinível. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 3505-3515, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.23592019
VARGAS, FMA et al. A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde: metaestudo. Trab. educ. saúde, v. 14, n. 3, p. 849-870, 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Conference on Primary Health Care. 2018. [acesso em 2023 set 3]. Disponível em: http://www.who.int/primary-health/conference-phc
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global strategies to reduce the health-care burden of craniofacial anomalies: report of WHO meetings on International Collaborative Research on Craniofacial Anomalies. 2002. [acesso em 2023 out 30]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42594/9241590386.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.