Elaboração e validação de curso EaD para profissionais da atenção primária à saúde sobre as anomalias craniofaciais

Autores

  • Taise Ferreira de Lima Galdino Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira https://orcid.org/0000-0001-9128-4421
  • Carmina Silva dos Santos Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Manoela Almeida Santos da Figueira Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Amanda Almeida de Oliveira Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Eduardo Jorge da Fonseca Lima Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.82223

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Anormalidades craniofaciais, Aprimoramento, Educação em saúde

Resumo

A educação permanente em anomalias craniofaciais para profissionais da atenção primária à saúde é uma estratégia válida, pois essa temática não é prioritária nas linhas de cuidado da atenção primária. Existe uma necessidade de formar esses profissionais para prevenir, identificar, encaminhar e gerenciar pacientes com essas condições. Objetivo: Elaborar e validar um curso EaD autoinstrucional baseado no designer instrucional ADDIE para profissionais da atenção primária à saúde de nível superior sobre anomalias craniofaciais. Métodos: Estudo realizado entre julho de 2021 a fevereiro de 2022 baseado no modelo ADDIE. As primeiras etapas do modelo, Análise e Desenho já foram concluídas pelo grupo de pesquisadores e envolveu diagnóstico do cenário e propósitos da aprendizagem. A etapa Desenvolvimento foi criado um protótipo do curso para cirurgiões-dentistas da atenção primária, sendo este subproduto inspiração para ampliar a construção e validação para todos os profissionais de nível superior da APS. Na fase de Implementação, foi aplicado um teste piloto com profissionais da atenção primária à saúde. E a fase de Avaliação não foi objetivo deste estudo. Para análise, utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde com ponto de corte 0,7. Resultados: A validação do conteúdo alcançou IVC global de 0,71 e 0,74, e Alpha de Cronbach, 0,98 para ambos os módulos. Na fase de implementação, o conhecimento prévio ao curso foi de 54,58% e após 97,90%. Conclusões: O curso teve validação do conteúdo e semântica e pode ser utilizado para formação de profissionais da atenção básica na temática das anomalias craniofaciais.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Anormalidades craniofaciais, Aprimoramento, Educação em saúde.

Biografia do Autor

Taise Ferreira de Lima Galdino, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Fonoaudióloga, residente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do IMIP (2019-2021). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2017). Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN (2014-2018). Interesse nas áreas de saúde pública; saúde auditiva; desenvolvimento infantil; teleducação em saúde.

Carmina Silva dos Santos, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Doutora em Nutrição. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, Pernambuco, Brasil.

Manoela Almeida Santos da Figueira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Doutora em Odontologia. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, Pernambuco, Brasil.

Amanda Almeida de Oliveira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Doutora em Educação em Ciências: química e saúde. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, Pernambuco, Brasil.

Eduardo Jorge da Fonseca Lima, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Doutor em Saúde Materno-Infantil. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Galdino, T. F. de L., Santos, C. S. dos, Figueira, M. A. S. da, Oliveira, A. A. de, & Lima, E. J. da F. (2025). Elaboração e validação de curso EaD para profissionais da atenção primária à saúde sobre as anomalias craniofaciais. Revista Sustinere, 13(1), 339 – 355. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.82223