Reflexões críticas sobre a microbiologia no ensino de ciências e biologia: da teoria à sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.81644Palavras-chave:
microorganismos, Microbiologia, escola, saúde, ensinoResumo
A Microbiologia é uma subárea das Ciências Biológicas responsável pelo estudo dos microrganismos. Algumas das espécies estudadas são associadas a patologias, contudo, a maioria fornece benefícios como o controle de doenças e desenvolvimento de medicamentos, a síntese de produtos químicos e a produção de alimentos. Compreende-se que a educação básica possui dentre as suas finalidades, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Com isso, este ensaio propõe uma reflexão sobre o estudo dos conteúdos de microbiologia no ensino de ciências e biologia, a partir da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), considerando o contexto histórico, teoria e prática, destacando a limitação atual, frequentemente focado em aspectos patogênicos. Argumenta-se que a abordagem deve ser mais holística, incorporando a importância dos microrganismos em ecossistemas, ciclos biogeoquímicos e processos industriais. Foi ressaltada a importância da Microbiologia, abordando desde o microbioma até questões cruciais como pandemias, o papel vital do ensino dessa subárea na disseminação de conhecimentos essenciais para a saúde pública, incluindo práticas como lavagem de mãos e a diferenciação entre vírus e bactérias e a falta de ênfase conteúdos microbiológicos na educação básica. Por fim, a relevância das vacinas na prevenção de doenças infecciosas e a comercialização de produtos probióticos também são sublinhadas, evidenciando a necessidade de estudos adicionais sobre o papel da Microbiologia no ensino de Ciências e Biologia.
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