Metodologias de gamificação virtual no ensino de Biologia: um enfoque na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80267

Palavras-chave:

Gamificação, Inclusão, Neurodiversidade, Tecnologias educacionais disruptivas

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é particular e possui especificidades de acordo com o indivíduo. Por isso, o uso exclusivo do modelo tradicional de ensino não supre todas esas demandas. Metodologias ativas, como a gamificação virtual, promovem a aprendizagem mais motivadora de forma lúdica, podendo aproveitar dispositivos tecnológicos presentes no cotidiano atual de sala de aula. Ademais, a gamificação é uma metodologia inclusiva, especialmente para alunos neurodiversos. Este estudo explorou a difusão de conhecimento acerca dos potenciais pedagógicos da gamificação virtual a partir de uma análise qualiquantitativa dos conhecimentos dos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esse levantamento de dados foi feito através da plataforma gratuita Google Forms. A partir da análise desses dados, foi possível inferir que essa abordagem metodológica educativa é pouco difundida na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ. Isso porque, esse conhecimento possui uma produção científica incipiente com diversas discussões teóricas que permeiam o tema, porém com poucas aplicações em sala de aula registradas académicamente. Além disso, os potenciais positivos dessa metodologia para a aprendizagem de estudantes neurodiversos ainda são pouco explorados e divulgados.

Biografia do Autor

Stella Bezerra e Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/IOC RJ. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa de projetos de pesquisa relacionados ao uso de tecnologias educacionais disruptivas no ensino inclusivo científico. Possui interesse e experiência nas áreas de Ensino, Saúde, Inclusão, Metodologias gamificadas e Divulgação científica. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Tecnologias Educacionais Disruptivas (LATED/UERJ).

Waldiney Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharelado) em 2004 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluí o Mestrado em Biologia (Biociências) e Doutorado em Ciências na UERJ, respectivamente, em 2007 e 2011. Trabalhei como professor-pesquisador pelo Centro Universitário Celso Lisboa, lecionando para os cursos de graduação em Biologia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Tenho experiência nas áreas de Sistemática Filogenética, Biologia Marinha e Zoologia, com ênfase em sistemática filogenética e taxonomia de Chondrichthyes, e morfologia comparada de Vertebrados. Atualmente Professor Associado e Procientista da UERJ, lotado no CApUERJ, pelo Departamento de Ciências da Natureza. Professor da Pós-graduação em Ensino de Ciências (DECB/UERJ) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UERJ). Paralelamente, já participei de consultorias e produções ad hoc junto ao Canal Futura de Televisão (Fundação Roberto Marinho), Rede Globo e afiliadas, em séries e campanhas relacionadas à divulgação científica e biologia animal, além de apresentar como comentarista convidado do quadro semanal Rádio Animal voltado à mesma temática. Coordenador e líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias Educacionais Disruptivas Inclusivas (LATED/CAp-UERJ).

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Bezerra e Silva, S., & Mello, W. (2024). Metodologias de gamificação virtual no ensino de Biologia: um enfoque na formação inicial de professores. Revista Sustinere, 12(2), 956–975. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80267