Cuidado obstétrico na rede materna: epidemiologia, cuidado e ações de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80217

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Mulher, Educação em Saúde, Cuidado

Resumo

A assistência às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal e às crianças no primeiro ano de vida é bastante estudada, sobretudo quanto à sua repercussão sobre a mortalidade materna, perinatal e neonatal. A avaliação da qualidade dos serviços de saúde pode ser realizada por meio da eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade e da tríade estrutura-processo-resultados. É possível considerar como violência obstétrica a peregrinação da mulher por estar diretamente relacionada ao seu processo reprodutivo e à anulação dos seus direitos. Essa modalidade de violência resulta da precariedade do sistema de saúde, que restringe consideravelmente o acesso aos serviços oferecidos. Sendo  assim,  conclui-se  que  as  mulheres  devem  receber  um  atendimento  de  qualidade,  de  maneira  humanizada  e individualizada desde o pré-natal até o puerpério, com esclarecimento das dúvidas e dos direitos que lhe são assegurados por nesse quesito, os profissionais de enfermagem têm papel fundamental no desenvolvimento de discussões sobre a temática durante  as  consultas  de  pré-natal,    assim  como no desenvolvimento de  rodas  de  conversas,  cursos  e  cartilhas para  melhor orientarem  e prestarem um atendimento de qualidade.

Biografia do Autor

Nathalia Claudino do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2015-2019). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB (2022). Linha de Pesquisa: Enfermagem e Saúde no Cuidado ao Adulto e Idoso, área de concentração: Cuidado em Enfermagem e Saúde. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agravos Infecciosos e Qualidade de Vida (NEPAIQV), coordenado pela Enfermeira Professora Doutora Ana Cristina de Oliveira e Silva e Enfermeira Professora Doutora Maria Eliane Moreira Freire na Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Pós- graduanda em Obstetrícia - Especializa. Atua como enfermeira chefe na Casa Divina Misericordia (2023) , Professora de Atenção Integral da Enfermagem ao Idoso, Atenção Integral da Saúde Coletiva, Ética e a Atuação do Enfermeiro, Processo Gerenciar I e II na Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula - FESVIP (2020 -2022), Professora convidada na pós de obstetrícia - Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula - FESVIP (2021- 2022). Atuou na coordenação da imunização da covid-19 no município de Bayeux-PB (2021- 2022). Atuou como professora do componente Materno-Infantil, Oncologia e Técnicas Básicas em Enfermagem no Instituto de ensino e educação técnica da Paraíba - IEET (2019-2021) e Professora de Pediatria, Urgência e Emergência e Técnicas Básicas em enfermagem na Escola de Enfermagem São Vicente de Paula - EESVIP (2019-2021).Atuou como preceptora do centro universitário de joão pessoa (UNIPÊ) (2022-2022) e tutora do projeto FortaleceRAS do HCOR - SP (2022-2022)

Nathanniely Deyse de Araujo

Enfermeira, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia , atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia saúde da família, relações enfermeiro-paciente, humanização da assistência e parto.

Virginia Grasiele Silva dos Santos, Hospital das Clínicas da Uberlândia pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Enfermeira Obstétrica - Formada pelo Hospital Sofia Feldman. Atuou como Enfermeira(a) PACS/PSF - Servidora do Município de Itabuna/BA.Possui Especialização em Saúde da Família e Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) turma 2014.1 no campus de Jequié. Mestranda do MPEA - UFF/COREN MG.

Aline Pereira da Silva, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança FACENE

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos FIP, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança FACENE.

Rosicleide Rúbia Pereira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira - Graduada pela União de Ensino Superior de Campina Grande - UNESC (2008).  Doutoranda pelo programa de DOUTORADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - DPSF- Renasf / UFRN. Mestra em Educação, trabalho e inovação em medicina, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023.1). Especialista em Saúde da Família - FIP (2009). Especialista em Obstetrícia e Neonatologia - FACENE (2020). Especializanda em Urgência e Emergência e UTI pela Cefapp (2020.2). Especialista em Preceptoria do SUS pelo Sírio Libanês. Possui experiência profissional com ênfase em saúde da família e coletiva, obstetrícia, docência, empreendedorismo.* Exerceu cargo de Coordenadora da Atenção Básica de Saúde (2009). * Atuou em Urgência e Emergência na UPA (2009 à 2010). Atuou como Professora Substituta na UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) de (2014 à 2016) no Curso de Enfermagem onde ministrou aula teórico/prático em semiologia e semiotécnica e na disciplina saúde da criança, exercendo também a função de coordenadora da disciplina. Enfermeira Responsável Técnica do Ambulatório dos Correios - PB de (2016 até fevereiro de 2019). Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Caicó- RN desde (2010-2017) no Programa Saúde da Família. Trabalhou na linha de frente contra Covid-19 no Hospital metropolitano de João Pessoa-PB (2020). Fundadora e Empreendedora do Consultório de Enfermagem PROVER CUIDADOS, João Pessoa - PB (2019-2020). Idealizadora do projeto saúde do aluno nas escolas particulares de João Pessoa, ensinando Primeiros Socorros para alunos e professores (2018-2020).* Atuou como enfermeira socorrista, coordenadora e responsável técnica da Empresa Medmais no Aeroporto Internacional de João Pessoa (2020-2021). Empreendedora no Projeto Belo Parto, atuando como enfermeira obstetra acompanhando pré-natal, parto e pós-parto (2021 aos dias atuais). Atua no Projeto Acolher, orientando gestantes no pré-natal da estratégia saúde da família do município de Caicó-RN (2023). Plantonista efetiva na maternidade Hospital do Seridó do município de Caicó (2018 aos dias atuais).

Kátia Cristina Barbosa Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2019). Mestre em Saúde Pública- UEPB (2024), Aluna especial do Doutorado em Enfermagem da UPE (2023). Especialização em  Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família- COREN / DNA (2022), Especialização em Oncologia- COREN / DNA (2022),Especialização em Enfermagem do Trabalho- COREN / DNA (2022), Especialização em Saúde Mental- COREN / DNA (2022), Especialização em Docência em Enfermagem- UNIFAVENI (2021). Funcionária efetiva do Hospital de Trauma de Campina Grande- PB/ atuando (2008). Membro do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Trauma de Campina Grande- PB/ atuando (2023). Professora de Nível Técnico - CEAS (2020-2024). Professora da Faculdade Positana (2024). Professora de Nível Técnico - IEPB (2024). Professora de Nível Técnico- GRAU TÉCNICO EDUCACIONAL (2021-2022). Preceptora de Estágio Supervisionado II - UNINASSAU (2021). Preceptora de Clínica Médica- GRAU TÉCNICO EDUCACIONAL (2020-2022). Preceptora de Clínica Médica- IEPB (2021). Preceptora de Clínica Médica- CEAS (2020-2022). Atua nas seguintes áreas: Saúde Pública, Educação em Saúde, inclusão social e Proteção à PCD (Pessoas com Deficiência), Doenças Crônicas com ênfase na Assistência, Prevenção e Cuidado, Saúde Mental, Saúde da Criança e Adolescente.

Ana Pedrina Freitas Mascarenhas, Hospital Universitário Lauro Wanderley pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2002-2007). Especialista em Saúde da Família (Universidade Federal do Maranhão, 2012-2013); especialista em Gestão da Clínica do SUS (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, 2013-2014); Especialista em Enfermagem Obstétrica (Instituto de Ensino Superior Santa Cecília, 2013-2014) .Membro do grupo de estudo pesquisa sobre Processo de Cuidar em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (desde 2020-atual). Enfermeira Assistencial Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB/EBSERH (desde 2015- atual)

Maria Carolina Salustino dos Santos, Secretaria de Saúde do Ceará

Mestra em Enfermagem com ênfase em saúde da criança e do adolescente, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB (2019-2021). Ex-bolsista no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela CAPES. Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade. Doutoranda em Enfermagem (aprovada na turma 2023) pela Universidade Federal de São Paulo. Atua nas linhas de Pesquisa: Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde, área de concentração: Cuidado em Enfermagem e Saúde. Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica e neonatologia- FACENE/FAMENE (2018-2020). Graduação em Enfermagem (UNIPÊ 2014-2017). Possui atuação profissional na Estratégia de Saúde da Família, docência no ensino técnico, profissionalizante e superior, todas relacionadas a obstetrícia e saúde da criança. Além disso, também atuou como professora de pós-graduação nas áreas relacionadas a sua linha de pesquisa. Pesquisadora nas áreas temáticas de: promoção e prevenção da saúde da criança, sistema de referência e contrarreferencia para crianças com doenças crônicas, educação em saúde infantil e redes de atenção a saúde. Membro do Grupo de Estudo em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária (GESCAAP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GEPSCA). email: mariacarolina302@hotmail.com

Referências

BRASIL. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília; 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf Acesso 19 de janeiro de 2024.

CONCEIÇÃO, R.G.S.; SIMÕES, A.V.; RODRIGUES, V.P.; MACHADO, J.C.; PENHA, J.M.N.; BALBINOTE, F.S. Assistência qualificada no pré-natal como prevenção da violência obstétrica: Revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 8, pág. e34910817505, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17505 Acesso 19 de janeiro de 2024.

COSTA, R. L. M. Percepções de mulheres que vivenciaram a peregrinação anteparto na rede pública hospitalar. Revista Baiana de Enfermagem‏, [S. l.], v. 32, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/26103 Acesso 19 de janeiro de 2024.

CUNHA, A.L. et al. Produção de conhecimento sobre violência obstétrica: o lado invisível do parto. Nursing (Edição Brasileira) , [S. l.], v. 23, n. 260, p. 3529–3532, 2020. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/474 Acesso 19 de janeiro de 2024.

OLIVEIRA, F.A.M. et al. O uso do Escore de Bologna na avaliação da assistência a partos normais em maternidade. Rev Gaúcha Enferm, v. 36, n. esp, p.177-84, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/kxCD6zdw69cTs6tLzHPfDDj/?lang=pt Acesso 19 de janeiro de 2024.

SILVA, J.R; RESPLANDES, W.L.; SILVA, K.C. Importância do fisioterapeuta no período gestacional. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 11, pág. e480101119977, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19977 Acesso 19 de janeiro de 2024.

SOUZA, M.R. Quem é a mulher que recebe a cegonha? Análise do discurso das políticas nacionais de atenção à saúde da mulher/ Mariana Ramos Souza. – Brasília, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação – Curso de Especialização GPPGER 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/13174 Acesso 19 de janeiro de 2024.

VIDAL, E. C. F. Qualidade do cuidado obstétrico e neonatal: avaliação de práticas em maternidades da rede cegonha cearense. 2019. 18 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52056 Acesso 19 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

09-04-2024

Como Citar

Nascimento, N. C. do, Araujo, N. D. de, Santos, V. G. S. dos, Silva, A. P. da, Medeiros, R. R. P., Ferreira, K. C. B., … Santos, M. C. S. dos. (2024). Cuidado obstétrico na rede materna: epidemiologia, cuidado e ações de saúde. Revista Sustinere, 12(Sem número), 55–62. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80217