A saúde mental dos trabalhadores da saúde pós pandemia da COVID-19: análise epidemiológica e conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80216

Palavras-chave:

Saúde mental, Trabalhador de saúde, COVID-19, Cuidado

Resumo

Os profissionais de saúde que trabalharam na linha de frente ao combate da COVID-19 foram particularmente afetados por transtornos psiquiátricos, incluindo depressão, ansiedade, insônia, estresse e trauma indireto. Com isso, o profissional de saúde precisou ser ouvido e amparado pelo sistema público de saúde, e ao ser acolhido é possível ajudá-lo a lidar com a crise de forma saudável e construtiva. Por estes motivos, o estudo tem o seguinte objetivo: Discutir sobre a saúde mental de trabalhadores de saúde no processo de enfrentamento pós pandemia COVID-19. Conseguimos concluir, que a saúde mental dos trabalhadores da saúde pós-pandemia é um objeto de estudo de muita importância e que necessita de bastante atenção e relevância, pois esses trabalhadores foram o que sofreram maior impacto no quesito de saúde mental, por serem a linha de frente e desempenhar um papel essencial ao combate à doença infecciosa, o qual se escalou a níveis pandêmicos e com a sua duração bastante extensa trouxe a eles diversos problemas que tiveram de enfrentar durante e após a pandemia que afetaram sua qualidade de vida, seu desempenho profissional e ocasionando uma crise na saúde mental desses profissionais.

 

Biografia do Autor

Sérgio Ferreira Tannús, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Atuou como enfermeiro do Pronto Socorro do Hospital de clinicas de Uberlândia (2008 - 2019) assumindo chefia de enfermagem dos setores de Pronto Socorro da Unidade de Dor Torácica e Unidade de AVC. atualmente é concursado como técnico em enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia e professor substituto da Escola Técnica de Saúde ESTES da Universidade Federal de Uberlândia UFU, ministrando as disciplinas, práticas integradas II no setor de UTI, Saúde e Segurança do Trabalho, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem na Saúde do Adulto II, Enfermagem em Saúde Mental. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem de urgência e emergência, saúde do trabalhador e NR-32. Possui mestrado profissional em Saúde Ambiental e Saúde do trabalhador PPGAT pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia com dissertação intitulada de Norma Regulamentadora 32 (NR-32): Aplicada no Contexto Hospitalar.

Uberlândia Islândia Barbosa Dantas de Meneses, UPE/UEPB

Doutora em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Mestre em Cuidado em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFPB (2014), especialista em Saúde Coletiva com concentração em Gestão Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva ( ISC) da Universidade Federal da Bahia ( 2010), Enfermeira Graduada pela Universidade Federal da Paraíba ( 2008). Possui experiencia com assistencia a saúde, docência em: saúde coletiva, gestão em saúde, sistemas de informação, Praticas Integrativas e Complementares/saúde mental. Possui experiência como docente de cursos de graduação e pós- graduação em saúde. E por reconhecimento do "notório saber" o título de Doutora Honoris registrado pela Ordem dos Capelães do Brasil CNPJ; 17.347.728.0001/ 97 e a Faculdade FEBRAICA CNPJ;.11.211.953/0001-15, em atendimento ao disposto Parecer CNE/CES n. 296/97.a Bahia.

Vera Lúcia Aquino Monteiro de Freitas, Centro Universitário Internacional, UNINTER.

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal da Paraiba-UFPB ( turno integral) - em andamento turma 2019.1, graduada em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Internacional (2014). Técnico de Análises Clínicas na Escola Técnica de Saúde (UFPB) Completo (2020) - turma 2018.1, participação como voluntária do projeto de extensão (Promovendo o uso racional de medicamentos pelos idosos) sob coordenação da professora Dra. Fabíola Fialho Furtado Gouvea - concluído, participação como voluntária do projeto de extensão (Utilizando o lúdico na construção da aprendizagem acerca das formas de prevenção das parasitoses na infância - concluído, sob coordenação da professora Dra. Ana Carolina Bernardes Dulgheroff. Voluntária no projeto de extensão Tecnologias Educativas, sob coordenação da professora Dra. Fabíola Fialho Furtado Gouvea - concluído. PIBIC 2019-2020 - Caracterização Química e Atividade Antioxidante do Extrato Hidroalcooólico Liofilizado da Casca da Spondias Lutea L. (CAJÁ) - sob orientação da professora Dra. Fátima de Lourdes Assunção Araújo de Azevedo. PIBIC 2020-2021 - Caracteristicas dos Casos de Leucemia Linfóide Aguda em Crianças e Adolescentes em um Hospital do Estado da Paraiba - sob orientação da professora Dra. Fabíola Fialho Furtado Gouvêa

Virginia de Araújo Porto, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP) . Enfermeira titulada em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulta pela ABESE/ABENTI em 2012. Pós-graduada em Terapia Intensiva pela Universidade Guarulhos (2004-2005), Pós-graduada em Educação Profissional na área de saúde (2004) pela Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Pós-graduada em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Graduada em ENFERMAGEM pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Vice-Presidente da ABENTI no biênio 2019-2020. Colaboradora como autora em capítulos de livros na área de Enfermagem em Terapia Intensiva. Experiência na área de Enfermagem assistencial com ênfase em ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e CARDIOLOGIA ministrando palestras e cursos sobre as temáticas em apreço. Experiência nas áreas de docência e gestão. Atualmente é Enfermeira da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (PB)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH e Enfermeira da Gestão Documental e Educação Continuada do Instituto Cândida Vargas (PB). Áreas de interesse: Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Urgência e Emergência, Cardiologia, Terapia Nutricional, Cuidados Críticos Obstétricos e Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde.

Leila de Cássia Tavares da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Direito pela Faculdades de Ensino Superior da Paraiba (2010); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba; Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Disciplina Enfermagem Cirúrgica da UFPB. Pesquisadora vinculada ao Diretório de grupos de Pesquisa no Brasil (CNPQ) - GEPAI e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas - UFPB. Pesquisadora vinculada ao Diretório de grupos de Pesquisa no Brasil (CNPQ) - GEPBCP. Membro do Núcleo e Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos. da UFPB. Experiência na área de Enfermagem como gestora e assistencial, atuando como Diretora da Divisão de Enfermagem em Hospitais Públicos do Estado e Município, como Secretária de Saúde e como Diretora de Distrito. Membro da Comissão de Processo ético no COREN e Comissão de Ética Pública da Reitoria - UFPB. Principais Temáticas: Enfermagem Perioperatória; Urgência e Emergência; Síndrome de Burnout; Assédio Moral e Cuidados Paliativos.

Neide Moreira de Souza, Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU/EBSERH

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Especializada em Unidade de Terapia Intensiva com Ênfase em Urgência e Emergência, Gestão da Saúde, Enfermagem do Trabalho e Urgência e Emergência em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Pública(UCES/CABA/AR). Atualmente atua como técnico de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU/EBSERH. Experiência na área de Enfermagem desde o ano de 1998, com pacientes críticos

Solange Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Possui pós-graduação em Enfermagem pelo Instituo Passo 1. Pós-graduação de urgência e emergência. Técnica de Enfermagem e Enfermeira. Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Saúde Pública.

Kátia Cristina Barbosa Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2019). Mestre em Saúde Pública- UEPB (2024), Aluna especial do Doutorado em Enfermagem da UPE (2023). Especialização em  Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família- COREN / DNA (2022), Especialização em Oncologia- COREN / DNA (2022),Especialização em Enfermagem do Trabalho- COREN / DNA (2022), Especialização em Saúde Mental- COREN / DNA (2022), Especialização em Docência em Enfermagem- UNIFAVENI (2021). Funcionária efetiva do Hospital de Trauma de Campina Grande- PB/ atuando (2008). Membro do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Trauma de Campina Grande- PB/ atuando (2023). Professora de Nível Técnico - CEAS (2020-2024). Professora da Faculdade Positana (2024). Professora de Nível Técnico - IEPB (2024). Professora de Nível Técnico- GRAU TÉCNICO EDUCACIONAL (2021-2022). Preceptora de Estágio Supervisionado II - UNINASSAU (2021). Preceptora de Clínica Médica- GRAU TÉCNICO EDUCACIONAL (2020-2022). Preceptora de Clínica Médica- IEPB (2021). Preceptora de Clínica Médica- CEAS (2020-2022). Atua nas seguintes áreas: Saúde Pública, Educação em Saúde, inclusão social e Proteção à PCD (Pessoas com Deficiência), Doenças Crônicas com ênfase na Assistência, Prevenção e Cuidado, Saúde Mental, Saúde da Criança e Adolescente.

Ediane da Silva, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Graduada em Enfermagem. Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Especialização em Enfermagem Gerencial. Especialização em Pós-graduação em Direito Público em Direito Sanitário.

Jordane Reis de Meneses Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Educação Fisica pela (UFPB) (bacharelado, licenciatura), Especialização em educação fisica escolar, tem experiência na área de Educação Física com socioeducação EJA. Atuo com professor na educação de jovens e adultos prisionais. Participei de varios cursos na área de jovens e adultos. Ênfase em escolar, em Atividade Física, Atividade Fisica Escolar, qualidade de vida, atuando principalmente nos seguintes tema: epidemiologia, qualidade de vida, idoso, criança, adolescente, condicionamento físico, treinamento funcional, futebol, futsal, basquetebol. Participou de projetos de pesquisas no laboratorio de atividade física e saúde(UFPB). Participa do Centro de Pesquisa Nikola Tesla como pesquisador. Participa como avaliador da Revista "Environmental Smoke" que tem como objetivo expandir o conhecimento científico na área interdisciplinar. Trabalho como professor de educação física na escola Almirante Saldanha (socioeducação) - PB Trabalhei na escola mestre sivuca - João Pessoa-PB Trabalhei como estagiario no SESC CENTRO ACADEMIA E SESC GRAVATA por 2 anos. Trabalhei nas academias corpo livre 3 anos, up academia 3anos. Trabalha com grupos especiais e Treinamento personalizado musculação. Experiência no treinamento funcional e treinamento HIIT. Atuou como Árbitro Profissional dos Campeonatos Paraibanos e Copa do Nordeste. Atual professor e Personal na academia UP.

Maria Cristina de Moura-Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São José (1981), pós-graduação Lato Sensu em Administração Hospitalar(1982), Habilitação em Licenciatura em Enfermagem(1988), Saúde do trabalhador (1991), Sexualidade Humana no Contexto da Assistência a Saúde (1997),Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2014), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva, Sexualidade Humana no Contexto da Assistência de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Saúde Coletiva. Estágios Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas:Clínica Cirúrgica, Central de Material e Esterilização, Infecção Hospitalar, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Queimaduras, feridas: administração tópica, papaina e cicatrização de feridas, curativos, úlceras de pressão, ostomias, pé diabético e diabetes e suas complicações. É Presidente - Docente da Liga de Enfermagem em Feridas - LIENFE e Docente Coordenador de Extensão e Orientador da Liga de Enfermagem em Neurologia - LEN, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professora orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT), Coordenadora da Comissão de Extensão do Curso de Graduação em Enfermagem - COEXT-ENF, Coordenadora, Docente/Tutora do Programa de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde, no Programa de Saúde Coletiva, na UFU, de Uberlândia - MG

 

 

 

 

Referências

BAREEQA, S.B. et al. Prevalence of depression, anxiety and stress in china during Covid-19 pandemic: A systematic review with meta-analysis. Int. J. Psychiatry Med. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0091217420978005 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

BARROS-AREAL, A.F. et al. Impacto da COVID-19 na saúde mental de trabalhadores de hospitais universitários públicos no Brasil: uma análise baseada em coorte de 32.691 trabalhadores. PLoS Um. 16 de junho de 2022;17(6):e0269318. Disponível em: DOI: 10.1371/journal.pone.0269318. PMID: 35709187; PMCID: PMC9202958.

BURHAMAH, W. et al. A carga psicológica da pandemia de Covid-19 e medidas de bloqueio associadas: Experiência de 4.000 participantes. J. Afeto. Desordem. 2020 , 277 , 977–985. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/2819 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

LITEWKA,S.G; HEITMAN, E. Latin American healthcare systems in times of pandemic. Dev World Bioeth. 2020;20:69–73. pmid:32282974. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/dewb.12262 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

LUO, M. et al. The psychological and mental impact of coronavirus disease 2019 (Covid-19) on medical staff and general public—A systematic review and meta-analysis. Psychiatry Res. 2020, 291, 113190. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120310209 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

MACÊDO, S. Um olhar para a subjetividade e a saúde mental do trabalhador durante e após a pandemia da COVID-19. Trabalho (En)Cena, 6(Contínuo), e021005, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20873/2526-1487e021005. Acesso em 21 de janeiro de 2024.

PAPPA S. et al. Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. Brain Behav Immun. 2020 Aug;88:901-907. Disponível em: Acesso em 21 de janeiro de 2024.

PRADO, A. D. et al. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (46), e4128, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e4128.2020 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

SERRANO-RIPOLL, M.J, et al. Impacto dos surtos epidêmicos virais na saúde mental dos profissionais de saúde: uma rápida revisão sistemática e meta-análise. J Afeta Desordem. 2020;277:347–57. pmid:32861835. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088915912030845X Acesso em 21 de janeiro de 2024.

SILVA ANDRADE B. et al. Complicações de saúde de longa duração e pós-COVID: uma revisão atualizada sobre as condições clínicas e seus possíveis mecanismos moleculares. Vírus. 2021, 18 de abril;13(4):700. Disponível em: doi: 10.3390/v13040700. PMID: 33919537; PMCID: PMC8072585. Acesso em 21 de janeiro de 2024.

TENÓRIO, R. J. M. A saúde mental e ergonômica no trabalho remoto no pós-pandemia. Revista Espaço Acadêmico, 20, 96-105, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58092 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

VINDEGAARD, N; BENROS, M.E. COVID-19 pandemic and mental health consequences: Systematic review of the current evidence. Brain Behav Immun. 2020 Oct;89:531-542. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159120309545 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

WALTON, M; MURRAY, E; CHRISTIAN, M.D. Mental health care for medical staff and affiliated healthcare workers during the COVID-19 pandemic. Eur Heart J Acute Cardiovasc Care. 2020 Apr;9(3):241-247. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2048872620922795 Acesso em 21 de janeiro de 2024.

WHO. Coronavirus disease (COVID-19). Data as received by WHO from national authorities, as of 11 October 2020, 10 am CEST. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20201012-weekly-epi-update-9.pdf Acesso em 21 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

09-04-2024

Como Citar

Tannús, S. F., Meneses, U. I. B. D. de, Freitas, V. L. A. M. de, Porto, V. de A., Fonseca, L. de C. T. da, Souza, N. M. de, … Moura-Ferreira, M. C. de. (2024). A saúde mental dos trabalhadores da saúde pós pandemia da COVID-19: análise epidemiológica e conceitual. Revista Sustinere, 12(Sem número), 47–54. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80216