Cuidados Paliativos em feridas neoplásicas: como qualificar a assistência em saúde?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80209

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Feridas, Neoplasia, Saúde

Resumo

O cuidado em saúde no que se refere a assistência em paliativos para as feridas neoplásicas, caracterizam-se por uma avaliação integral, com determinação de coberturas, medição da ferida, minimização do sofrimento e da dor, além do apoio a família, atuando com os demais profissionais de saúde. Grandes são os desafios enfrentados por estes profissionais, visto que o conhecimento ainda é deficitário, e que existe necessidade de qualificação e educação permanente contínua. Assim, objetivou-se refletir sobre os cuidados paliativos no que se refere às feridas neoplásicas. Foi possível concluir, que é possível observar que o paciente com presença de feridas neoplásicas ainda representa um desafio­ para a equipe de saúde que presta assistência direta no manejo dos sinais e sintomas que a ferida impõe, além do cuidado com as lesões. É evidente que, o déficit de conhecimento acerca de como conduzir e manipular as feridas neoplásicas é uma realidade presente nas instituições de saúde e nos membros da equipe, o que atrapalha na qualidade do tratamento do paciente. Percebeu-se que a educação permanente é a chave para que o cuidado seja devidamente realizado, objetivando a melhoria da assistência da equipe de saúde de forma integral. A pesquisa evidenciou este resultado, refletindo e debatendo sobre a temática com propriedade de diversidade profissional.

Biografia do Autor

Lutigard Feitosa Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem - PPGENF/UFPB. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é enfermeiro assistencial na UTI oncológica do Hospital Napoleão Laureano e técnico em enfermagem da UTI adulto do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Assistência de Enfermagem ao paciente crítico e em Cuidados Paliativos. Pesquisador na área de Cuidados Paliativos e pacientes oncológicos. Vinculado ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, HULW/EBSERH.

Allan Victor Assis Eloy, Hospital Universitário Lauro Wanderley pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Campina Grande. Linhas de pesquisa e atuação profissional: Hospitalar; Centro Cirúrgico; Geriatria e assistência domiciliar & cuidados paliativos.

Rayana Pereira Feitosa, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Possui Bacharelado (2008) e Licenciatura (2011) em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba.  Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mestranda em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Adriana Meira Tiburtino Nepomuceno, Hospital Universitário Lauro Wanderley pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Servidora pública no Setor de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e na Agência Transfusional do Hospital Municipal Santa Isabel, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Especialista na modalidade Residência Multiprofissional com ênfase em Enfermagem em Infectologia (2011) pelo Programa de Residência da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Técnica no Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas/UFPB certificado pelo CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoas com insuficiência cardíaca, doenças cardiovasculares, condições crônicas, comportamentos relacionados à saúde e tecnologias de cuidado educativas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Hemodinâmica, Cardiologia e Saúde do Adulto e Idoso.

Alinne Albuquerque de Carvalho, Hospital Universitário Lauro Wanderley pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2006); especialização em Atenção ao Paciente Crítico pelo Instituto Sírio Libanês. Atualmente é Coordenadora de Enfermagem da Agência transfusional do Hospital Municipal Santa Isabel e enfermeira na Hemodinâmica do Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh.

Mariane Lorena Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba - PMPG/UFPB

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Educação e Saúde (CES), Campus Cuité PB. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da
Universidade Federal da Paraíba (PMPG/UFPB). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Especialista em Enfermagem Oncológica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Politicas (GEPEP/UFPB).
Atualmente, Enfermeira Plantonista no Hospital Barão de Lucena (HBL) na cidade de Recife-PE, no setor da Emergência Pediátrica. Área de atuação: Saúde do Adulto; Saúde do Idoso; Cuidados paliativos e Docência.

Francisca Janiscleia Silva dos Santos, Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH)- HU-UFU

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (2015). Enfermeira do Hospital de Clínicas de Uberlândia/Ebserh. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Oncologia.

Maristela Rodrigues de Jesus, Hospital Universitário Lauro Wanderley pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Enfermeira assistencial na Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), Pós-Graduada em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, Pós-Graduada em Preceptoria em Saúde. Na Unidade de Clínica Cirúrgica desenvolvo atividades na preparação pré-operatória, verificando a história médica do paciente, explicando o procedimento cirúrgico; fornecendo orientações ao paciente e à família sobre os cuidados pós-operatórios; prestando colaboração aos demais profissionais de saúde e serviços de apoio para garantir uma progressão eficaz no cuidado do paciente, promovendo a segurança e o bem-estar durante todo o processo cirúrgico. Supervisionando e orientando estudantes e residentes da equipe multidisciplinar no cenário de práticas assistências.

Maria Cristina de Moura-Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São José (1981), pós-graduação Lato Sensu em Administração Hospitalar(1982), Habilitação em Licenciatura em Enfermagem(1988), Saúde do trabalhador (1991), Sexualidade Humana no Contexto da Assistência a Saúde (1997),Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2014), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva, Sexualidade Humana no Contexto da Assistência de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Saúde Coletiva. Estágios Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas:Clínica Cirúrgica, Central de Material e Esterilização, Infecção Hospitalar, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Queimaduras, feridas: administração tópica, papaina e cicatrização de feridas, curativos, úlceras de pressão, ostomias, pé diabético e diabetes e suas complicações. É Presidente - Docente da Liga de Enfermagem em Feridas - LIENFE e Docente Coordenador de Extensão e Orientador da Liga de Enfermagem em Neurologia - LEN, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professora orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT), Coordenadora da Comissão de Extensão do Curso de Graduação em Enfermagem - COEXT-ENF, Coordenadora, Docente/Tutora do Programa de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde, no Programa de Saúde Coletiva, na UFU, de Uberlândia - MGndia – UFU

Referências

AGRA, Glenda et al. Cuidados Paliativos ao Paciente Portador de Ferida Neoplásica: uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 59, n.1, p. 95-104, nov, 2013. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/555 Acesso 20 de janeiro 2024

AZEVEDO, I.C. et al. Family Health Strategy nurses’ knowledge of assessment and treatment of oncologic wounds. Rev Bras Cancerol, v. 60, n. 2, p. 119-27, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/cH36TXRzCs9J7ryRdDgg43b/ Acesso 20 de janeiro 2024

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer –INCA. Tratamento e controle de feridas tumorais e úlceras por pressão no câncer avançado: série cuidados paliativos. Rio de janeiro, 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/Feridas_Tumorais.pdf Acesso 20 de janeiro 2024

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo: Hospital SírioLibanês; 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2023/manual-de-cuidados-paliativos-2a-edicao/ Acesso 20 de janeiro 2024

BRASIL. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Author; 2015. Disponível em: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11691 Acesso 20 de janeiro 2024

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN Nº 501 (9 de dezembro, 2015). Brasília, DF; 2015. Disponível em: https://www.coren-ro.org.br/resolucao-cofen-no-5012015/#:~:text=A%20norma%20regulamenta%20a%20compet%C3%AAncia,feridas%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso 20 de janeiro 2024

DEALEY, C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. 3. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2017.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sus-33346 Acesso 20 de janeiro 2024

FREIRE, M. E. M. et al. Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer em cuidados paliativos, Texto contexto - enferm. 27 (2), 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/br6jYdcz5C5r8kVkctrpfPG/?lang=pt&format=html Acesso 20 de janeiro 2024

INCA. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: Acesso 20 de janeiro 2024

LISBOA, Isabel.; VALENÇA, Marília. Caracterização de pacientes com feridas neoplásicas. ESTIMA, v.14 n.1, p. 21-28, 2016. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf Acesso 20 de janeiro 2024

MELO, M. A. et al. A enfermagem e a implementação de cuidados paliativos, visando à melhor qualidade de vida do paciente com ferida oncológica, Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, 2019. Pag 85. Disponível em: http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/366 Acesso 25 de janeiro 2024

NOVAIS, Raíssa.; KAIZER, Uiara.; DOMINGUES, Elaine. Cuidados de enfermagem para pessoas com feridas neoplásicas malignas: revisão integrativa. Rev Enferm Atual In Derme, v. 96, n. 37, p.e-021190, 2021. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1254 Acesso 25 de janeiro 2024

OLIVEIRA P. G. D.; OLIVEIRA T. B. D. Principais tipos de feridas em cuidados paliativos. Revista Feridas, 2019; (35): 1205-1210. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/revistaferidas/article/view/1261 Acesso 20 de janeiro 2024

SANTOS, M. O. et al. Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, 2023-2025. Rev. Bras. Cancerol, 2023; 69(1). Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3700 Acesso 25 de janeiro 2024

SILVA, Elisá Vitoria Silva; HN, Conceição. Cuidados paliativos de enfermagem a pacientes com feridas neoplásicas. Revista Espaço Para a Saúde, v. 1, p. 82-94, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1104425/08-693-1752-2-ed_revisado_portugues16194-1pdf-cuidados-paliati_hAKhF9N.pdf Acesso 25 de janeiro 2024

SOARES, R. S.; Cunha, D. A. O.; Fuly, P. S. C. Cuidados de enfermagem com feridas neoplásicas. Rev enferm UFPE on line, Recife, 13(1):3456-63, 2019. Disponível em: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9280 Acesso 25 de janeiro 2024

Downloads

Publicado

09-04-2024

Como Citar

Rodrigues, L. F., Eloy, A. V. A., Feitosa, R. P., Nepomuceno, A. M. T., Carvalho, A. A. de, Silva, M. L. S., … Moura-Ferreira, M. C. de. (2024). Cuidados Paliativos em feridas neoplásicas: como qualificar a assistência em saúde?. Revista Sustinere, 12(Sem número), 9–15. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.80209