Estratégia para o desenvolvimento de competências em cuidados paliativos: ação educacional elaborada a partir das experiências profissionais de médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.80082Palavras-chave:
Cuidado paliativo, Atenção primária à saúde, Educação profissional, Competência profissional, CurrículoResumo
Como parte de um sistema de saúde organizado para cuidar de pessoas de forma coerente com o local onde vivem, a educação profissional deve estar alinhada com experiências práticas, capazes de gerar reflexões que auxiliem no desenvolvimento de competências. Com objetivo de elaborar e validar uma ação educacional em cuidado paliativo, a partir das experiências profissionais de médicos e enfermeiros da atenção primária, foi realizada entre março e agosto de 2022, na região de saúde Médio Paraíba/ Rio de Janeiro/Brasil, uma pesquisa-ação, com abordagem mista, fundamentada no referencial pedagógico da educação baseada em competências. Seu desenvolvimento contou com: entrevistas com médicos e enfermeiros da atenção primária sobre as necessidades educacionais relacionadas à paliação; análise de conteúdo temática categorial; elaboração de uma ação educacional em cuidado paliativo para atenção primária; validação da proposta por meio de questionário próprio. A elaboração do plano de ação educacional em cuidado paliativo contou com a participação de 17 profissionais da atenção primária (oito médicos e nove enfermeiros). Suas competências foram organizadas em quatro dimensões: cuidado paliativo envolvendo todos os níveis da rede de atenção à saúde; cuidado paliativo de acordo com as necessidades individuais do paciente; cuidado centrado na pessoa; desenvolvimento sistemático de competências em cuidado paliativo. A ação educacional elaborada foi validada com 80,0% ou mais de aceitação entre os profissionais entrevistados. O que coaduna com a prática de trabalho da atenção primária, por conseguir aliar o cuidado centrado no paciente de maneira ordenada a uma matriz curricular longitudinal com natureza dinâmica.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 6. ed. São Paulo: Edições, 2011.
BERNARD, C.; TAN, A.; SLAVEN, M.; ELSTON, D.; HEYLAND, D.K.; HOWARD, M. Exploring patient-reported barriers to advance care planning in family practice. BMC Family Practice, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 94, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12875-020-01167-0. Acesso em: 10 mar. 2024.
BORRELL-CARRIO, F.; SUCHMAN, A.; EPSTEIN, R. The Biopsychosocial Model 25 Years Later: Principles, Practice, and Scientific Inquiry. The Annals of Family Medicine, [s. l.], v. 2, n. 6, p. 576–582, nov. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1370/afm.245. Acesso em 10 mar. 2024.
BRAMATI, P.; BRUERA, E. Delirium in Palliative Care. Cancers, [s. l.], v. 13, n. 23, p. 5893, 23 nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/cancers13235893. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. 1ª edição revisada Brasília. DF, 2018. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2018a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n.º 580, de 22 de março de 2018.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2018b. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso580.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 2.539, de 26 de setembro de 2019. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.539-de-26-de-setembro-de-2019-218535009. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS). OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS de 24 DE FEVEREIRO DE 2021. Disponível em: https://fcfrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/528/2021/06/Oficio-Circular-02-2021-pesquisa-em-ambiente-virtual.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução CNE/CES n. 3, de 3 de novembro de 2022. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://portal.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-3-de-3-de-novembro-de-2022-441681885. Acesso em: 3 mar. 2024.
BROGAARD, T.; NEERGAARD, M. A.; MURRAY, S. A. Promoting palliative care in the community: a toolkit to improve and develop primary palliative care throughout Europe. Scandinavian Journal of Primary Health Care, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 3–4, 2 jan. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3109/02813432.2016.1152092. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAPMAN, E.J.; PINI, S.; EDWARDS, Z.; ELMOKHALLALATI, Y.; MURTAGH, F.E.M.; BENNETT, M.I. Conceptualising effective symptom management in palliative care: a novel model derived from qualitative data. BMC palliative care, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 17, 4 fev. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12904-022-00904-9. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHIN, L.; TAN, L. Dyspnea in palliative care the why, what and how for primary care physicians. The Singapore Family Physician: [s. l.], 42-44, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526122/. Acesso em: 10 mar. 2024.
COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C.; MILANI, D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 925–936, mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013 . Acesso em: 10 mar. 2024.
DOWNAR, J. Resources for Educating, Training, and Mentoring All Physicians Providing Palliative Care. Journal of Palliative Medicine, [s. l.], v. 21, n. S1, p. S-57-S-62, jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1089/jpm.2017.0396. Acesso em 10 mar. 2024.
ESPERANDIO, M.; LEGET, C. Spirituality in palliative care: a public health issue? Revista Bioética, [s. l.], v. 28, n. 3, p. 543–553, 1 set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422020283419. Acesso em: 10 mar. 2024.
FERNANDEZ, N.; DORY, V.; STE-MARIE, L.G.; CHAPUT, M.; CHARLIN, B.; BOUCHER, A. Varying conceptions of competence: an analysis of how health sciences educators define competence. Medical Education, [s. l.], v. 46, n. 4, p. 357–365, 16 mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2011.04183.x. Acesso em: 10 mar. 2024.
FERREIRA, L.; BARBOSA, J.S. de A.; ESPOSTI, C.D.D.; CRUZ, M.M. da. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em Debate, [s. l.], v. 43, n. 120, p. 223–239, mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017. Acesso em: 10 mar. 2024.
FRANKEN, L.G.; de WINTER, B.C.; van ESCH, H.J.; van ZUYLEN, L.; BAAR, F.P.; TIBBOEL, D.; MATHÔT, R.A.; van GELDER, T.; KOCH, B.C. Pharmacokinetic Considerations and Recommendations in Palliative care, with Focus on morphine, Midazolam and Haloperidol. Expert Opinion on Drug Metabolism & Toxicology, v. 12, n. 6, p. 669–680, 29 abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17425255.2016.1179281. Acesso em: 10 mar. 2024.
FREIRE, P. A sombra desta mangueira. [s.l.] Olho D’Agua, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GAMONDI, C.; LARKIN, P.; S. PAYNE, S. Core competencies in palliative care: an EAPC White Paper on palliative care education – part 1. European Journal of Palliative Care, [s. l.], 1 jan. 2013. Disponível em: https://www.sicp.it/wp-content/uploads/2018/12/5_EJPC2023_EAPC-WhitePaperOnEducation_0.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
GIL-MONTE, P. R. Cuidando de quem cuida. Psicologia em Estudo, [s. l.], v. 9, n. 1, abr. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000100017. Acesso em: 10 mar. 2024.
GUIMARÃES, A. C. R.; PEREIRA, Q. L. C.; FERREIRA, A. B. Implementation of the Singular Therapeutic Plan in Primary Care: Strengths and potential obstacles. Research, Society and Development, [s. l.], v. 12, n. 10, p. e08121043341, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i10.43341. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i10.43341. Acesso em: 10 mar. 2024.
GRISHAM, T. The Delphi technique: a method for testing complex and multifaceted topics. International Journal of Managing Projects in Business, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 112–130, 23 jan. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/17538370910930545. Acesso em: 10 mar. 2024.
HÖKKÄ, M.; MELENDER, H.L.; LEHTO, J.T.; KAAKINEN, P. Palliative Nursing Competencies Required for Different Levels of Palliative Care Provision: A Qualitative Analysis of Health Care Professionals’Perspectives. Journal of Palliative Medicine, [s. l.], 15 mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1089/jpm.2020.0632. Acesso em: 10 mar. 2024.
JEBB, A. T.; NG, V.; TAY, L. A Review of Key Likert Scale Development Advances: 1995–2019. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 1–14, 4 maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.637547. Acesso em: 10 mar. 2024.
KAASA, S.; LOGE, J.H.; AAPRO, M.; ALBREHT, T.; ANDERSON, R.; BRUERA, E.; BRUNELLI,C.; CARACENI, A.; CERVANTES, A.; CURROW, D.C.; DELIENS, L.; FALLON, M.; GÓMEZ-BATISTE, X.; GROTMOL, K.S.; HANNON, B.; HAUGEN, D.F.; HIGGINSON, I.J.; HJERMSTAD, M.J.; HUI,D.; JORDAN, K.; KURITA, G.P.; LARKIN, P.J.; MICCINESI, G.; NAUCK, F.; PRIBAKOVIC, R.; RODIN, G.; SJOGREN, P.; STONE,P.; ZIMMERMANN, C.; LUNDEBY, T. Integration of oncology and palliative care: a Lancet Oncology Commission. The Lancet Oncology, [s. l.], v. 19, n. 11, p. e588–e653, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1470-2045(18)30415-7. Acesso em: 10 mar. 2024.
KNAUL, F.M.; FARMER, P.E.; KRAKAUER, E.L.; DE LIMA, L.; BHADELIA, A.; KWETE, X.J.; ARREOLA-ORNELAS, H.; GÓMEZ-DANTÉS, O.; RODRIGUEZ, N.M.; ALLEYNE, G.A.O; CONNOR, S.R.; HUNTER, D.J.; LOHMAN, D.; RADBRUCH, L.; MADRIGAL, M. DEL R.S.; ATUN, R.; FOLEY, K.M.; FRENK, J.; JAMISON, D.T.; RAJAGOPAL, M.R. The Lancet Commission on Palliative Care and Pain Relief—findings, recommendations, and future directions. The Lancet Global Health, [s. l.], v. 6, p. S5–S6, mar. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)32513-8. Acesso em: 10 mar. 2024.
KORSTJENS, I.; MOSER, A. Series: Practical guidance to qualitative research. Part 2: Context, research questions and designs. European Journal of General Practice, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 274–279, 2 out. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13814788.2017.1375090. Acesso em: 10 mar. 2024.
KUSMARYONO, I.; WIJAYANTI, D. Number of Response Options, Reliability, Validity, and Potential Bias in the Use of the Likert Scale Education and Social Science Research: A Literature Review. International Journal of Educational Methodology, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 625–637, 15 nov. 2022. Disponível em: DOI:10.12973/ijem.8.4.625. Acesso em: 10 mar. 2024.
MCGAGHIE, W.C.; MILLER, G.E.; SAJID, A.W.; TELDER, T.V. Competency-based curriculum development in medical education. Geneva: World Health Organization. 1978. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/39703/WHO_PHP_68.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 mar. 2024.
MENEZES, R. A. Em busca da boa morte: antropologia dos cuidados paliativos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004.
MERCADANTE, S.; AIELLI, F.; ADILE, C.; FERRERA, P.; VALLE, A. ; CARTONI, C. ; PIZZUTO, M.; CARUSELLI, A.; PARSI, R.; CORTEGIANI, A.; MASEDU, F.; VALENTI, M.; FICORELLA, C.; PORZIO, G. Sleep Disturbances in Patients With Advanced Cancer in Different Palliative Care Settings. Journal of Pain and Symptom Management, [s. l.], v. 50, n. 6, p. 786–792, dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2015.06.018. Acesso em: 10 mar. 2024.
MESSICK, S. Validity of psychological assessment: Validation of inferences from persons’ responses and performances as scientific inquiry into score meaning. ETS Research Report Series, v. 1994, n. 2, p. i–28, set. 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1002/j.2333-8504.1994.tb01618.x. Acesso em: 10 mar. 2024.
MOREIRA, M. A.; SALZANO, F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo (Sp): Centauro, 2002.
OWEN, G. T.; BRUEL, B. M.; SCHADE, C. M.; ECKMANN, M. S.; HUSTAK, E. C.; ENGLE, M. P. Evidence-based pain medicine for primary care physicians. Proceedings (Baylor University. Medical Center), [s. l.], v. 31, n. 1, p. 37–47, 8 jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08998280.2017.1400290. Acesso em: 10 mar. 2024.
RYAN, K.; CONNOLLY, M.; CHARNLEY, K.; AINSCOUGH, A.; CRINION, J.; HAYDEN, C.; KEEGAN, O.; LARKIN, P.; LYNCH, M.; MCEVOY, D.; MCQUILLAN, R.; O’DONOGHUE, L.; O’HANLON, M.; REAPER-REYNOLDS, S.; REGAN, J.; ROWE, D.; WYNNE, M. Health Service Executive Palliative Care Competence Framework, 2014. Dublin: Health Service Executive, 2014. Disponível em: https://aiihpc.org/wp-content/uploads/2015/02/Palliative-Care-Competence-Framework.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
PERUSINGHE, M.; CHEN, K. Y.; MCDERMOTT, B. Evidence-Based Management of Depression in Palliative Care: A Systematic Review. Journal of Palliative Medicine, [s. l.] v. 24, n. 5, 15 mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1089/jpm.2020.0659. Acesso em: 10 mar. 2024.
LUKAS RADBRUCH, L.; DE LIMA, L.; KNAUL, F.; WENK, R.; ALI, Z.;BHATNAGHAR, S.; BLANCHARD, C.; BRUERA, E.; BUITRAGO, R.; BURLA, C.; CALLAWAY, M.; MUNYORO, E.C.; CENTENO, C.; CLEARY, J.; CONNOR, S.; DAVAASUREN, O.; DOWNING, J.; FOLEY, K.; GOH, C.; GOMEZ-GARCIA, W.; HARDING, R.; KHAN, Q.T.; LARKIN P.; LENG, K.; LUYIRIKA, E. ; MARSTON, J. ; MOINE, S. ; OSMAN, H.; PETTUS, K.; PUCHALSKI, C.; RAJAGOPAL, M.R.; SPENCE, D.; SPRUIJT, O.; OBSDD, D.; VENKATESWARAN, C.; WEE, B.; WOODRUFF, R.; YONG, J.; PASTRANA, T. Redefining Palliative Care—A New Consensus-Based Definition. Journal of Pain and Symptom Management, [s. l.] v. 60, n. 4, p. 754–764, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.027. Acesso em: 10 mar. 2024.
RADBRUCH, L.; PAYNE, S.; EAPC Board of Directors outline general requirements for palliative care services and the specific requirements for each service type. White paper on standards and norms for hospice and palliative care in Europe: part 1. European Journal of Palliative Care, Vol. 16, No. 6, p. 278-289, 2009. Disponível em: https://view.pagetiger.com/bfjzexp/1. Acesso em: 10 mar. 2024.
RADBRUCH, L.; PAYNE, S.; EAPC Board of Directors outline general requirements for palliative care services and the specific requirements for each service type. White Paper on standards and norms for hospice and palliative care in Europe: part 2. European Journal of Palliative Care, [s. l.] v. 17, n.. 1, p. 22-33, 2010. Disponível em: https://view.pagetiger.com/bfjzexp/1. Acesso em: 10 mar. 2024.
REVILLE, B.; AXELROD, D.; MAURY, R. Palliative Care for the Cancer Patient. Primary Care: Clinics in Office Practice, [s. l.] v. 36, n. 4, p. 781–810, dez. 2009. Disponível em: doi:10.1016/j.pop.2009.07.010. Acesso em: 10 mar. 2024.
SANTOS, W. S. dos. Organização curricular baseada em competência na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.] v. 35, n. 1, p. 86–92, mar. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100012 . Acesso em: 10 mar. 2024.
SHAH, R.; GEORGOUSOPOULOU, E.N.; AL-RUBAIE, Z.; SULISTIO, M.; TEE, H.; MELIA, A.; MICHAEL, N. Impact of ambulatory palliative care on symptoms and service outcomes in cancer patients: a retrospective cohort study. BMC Palliative Care, [s. l.] v. 21, n. 1, 4 mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12904-022-00924-5. Acesso em: 10 mar. 2024.
SHAW, K. L.; CLIFFORD, C.; THOMAS, K.; MEEHAN, H. Review: Improving end-of-life care: a critical review of the Gold Standards Framework in primary care. Palliative medicine, [s. l.] v. 24, n. 3, p. 317–329, 15 fev. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0269216310362005. Acesso em: 10 mar. 2024.
STRAND, J. J.; KAMDAR, M. M.; CAREY, E. C. Top 10 Things Palliative Care Clinicians Wished Everyone Knew About Palliative Care. Mayo Clinic Proceedings, [s. l.], v. 88, n. 8, p. 859–865, ago. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2013.05.020. Acesso em: 10 mar. 2024.
SUIKKALA, A.; TOHMOLA, A.; RAHKO, E. K.; HÖKKÄ, M. Future palliative competence needs – a qualitative study of physicians’ and registered nurses’ views. BMC Medical Education, [s. l.] v. 21, n. 1, 17 nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02949-5. Acesso em: 10 mar. 2024.
TUMA, F.; NASSAR, A. K. Applying Bloom’s taxonomy in clinical surgery: Practical examples. Annals of Medicine and Surgery, [s. l.], v. 69, p. 102656, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.amsu.2021.102656. Acesso em: 10 mar. 2024.
VAN MELLE, E.; FRANK, J. R.; HOLMBOE, E. S.; DAGNONE, D.; STOCKLEY, D.; SHERBINO, J.; International Competency-based Medical Education Collaborators. A Core Components Framework for Evaluating Implementation of Competency-Based Medical Education Programs. Academic Medicine, [s. l.], v. 94, n. 7, p. 1002–1009, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000002743. Acesso em: 10 mar. 2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Definition of palliative care/WHO Definition of palliative care for children. Geneva: World Health Organization; 2002. Disponível em: http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en/. Acesso em 25 jun.2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Regional Office for the Eastern Mediterranean Health education: theoretical concepts, effective strategies, and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators. Regional Office for the Eastern Mediterranean, Who, 2012. Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/119953. Acesso em 23 set. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Integrating palliative care and symptom relief into primary health care: a WHO guide for planners, implementers and managers. Genebra: Who, 2018. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/integrating-palliative-care-and-symptom-relief-into-primary-health-care. Acesso em 23 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.