Ensino superior, trabalho docente e pandemia: reflexões necessárias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.78923

Keywords:

Didática e práticas de ensino, Trabalho do professor, Ensino Remoto

Abstract

No início do ano de 2020 e durante o ano de 2021, o isolamento social tornou-se necessário e fundamental para a contenção da contaminação entre humanos pelo SARS-CoV-2 (COVID-19). Assim, no decorrer desse período, as atividades de ensino passaram a ser desenvolvidas por meio das Tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, no caso brasileiro, esse processo denominou-se de ERE (Ensino Remoto Emergencial). Dessa forma, este trabalho teve como objetivo identificar as alterações didáticas que ocorreram durante o ensino remoto nesse período. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória-explicativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário online enviado aleatoriamente a docentes do ensino superior de várias instituições brasileiras - públicas e privadas por meio da ferramenta Google Formulários. Ao todo, 94 docentes responderam ao instrumento. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades encontradas pelos docentes, houve a presença de aspectos positivos em relação aos usos de estratégias didáticas no emprego de tecnologias. Para além das questões de ordem didático-pedagógicas, os dados também revelam uma sobrecarga de trabalho que pode ter influenciado o resultado do trabalho docente.

Author Biographies

Fagner D'ambroso Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSMCentro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Professor do curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, professor Asssitente em Extensão no Projeto Saúde com Agente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica no Agronegócio da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Técnico em Agronegócio (SENAR-RS), título de Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Medicina Veterinária pelo programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (PPGMV- UFSM). Possui o grau de licenciatura em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul). Especializou-se em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Docência no Ensino Supeior pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Técnico em Agronegócio (SENAR/São Sepé-RS). Atualmente é aluno de doutorado pelo PPGMV-UFSM na área de Doenças Parasitárias.Docente do curso de Medicina Veterinária na Faculdade de Santo Ângelo- FASA (2021-2023), coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da mesma instituição (2022-2023), representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) no Conselho Municipal de Proteção Animal do Município de Santo Ângelo (CMPA) (2022-2023). Atuou em disciplinas como Doenças Parasitárias, Parasitologia, Epidemiologia, Saúde Pública, Fisiologia, Práticas veterinárias: Criação e Produção Animal, Nutrição Animal, Clínica Médica e Produção e Zootecnia de aves, suínos e aquicultura. É membro das Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria.Possui registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS). 

Creuza Martins França, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado (em andamento) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPEDU, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN, da UTFPr, Campus Londrina (2017), Especialização em Docência para a Educação Profissional (2011/2012), Especialização em Metodologia da Ação Docente (2009/2010), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2004/2005) e Graduação em PEDAGOGIA (2004). Possui experiência na área de Educação, atuou como coordenadora dos Cursos Técnicos e Formação Inicial e Continuada, Supervisora Pedagógica no Planejamento e Supervisão Pedagógica (EaD), Supervisora Acadêmica da Graduação (EaD) e, atualmente, como Assessora e Consultora Pedagógica na Educação Básica. Em docência, atuou na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Pesquisa as seguintes áreas: Recursos didáticos e tecnológicos aplicados à educação, Formação de docentes e mediação pedagógica em Ambientes virtuais de Aprendizagem, Ensino Híbrido. Membro do Segmento dos Prestadores de Serviço em Educação - Gestão 2020-2023, do CMEL - Conselho Municipal de Educação de Londrina. Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação), do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Pesquisadora e Membro integrante no Grupo de pesquisa EPEEM ? Linha de pesquisa Gestão escolar da UTFPR-LD, Campus Londrina.

Diene Eire Méllo, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância.   Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6048-8130 Lates: http://lattes.cnpq.br/9692207152022739

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Published

2024-07-12

How to Cite

Fernandes, F. D., Martins França, C., & Eire Méllo, D. (2024). Ensino superior, trabalho docente e pandemia: reflexões necessárias. Revista Sustinere, 12(1), 404–429. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.78923