Construções discursivas de jovens vivendo com HIV/Aids: o sujeito no diagnóstico.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.78922

Parole chiave:

HIV/Aids, jovens, cuidado de si, análise do discurso, psicanálise.

Abstract

O HIV/Aids ainda se configura como uma questão de relevância para a saúde pública no Brasil. Na última década no país, a maior concentração de novos casos de HIV está entre a população jovem. Desse modo, considera-se que os jovens sofrem implicações psicossociais significativas na experiência com o vírus. O objetivo deste estudo foi analisar a experiência, a partir das construções discursivas de jovens que vivem com HIV/Aids. Para tanto, como método foi utilizada a Análise de Discurso (AD) da corrente francesa de pensamento, cujo maior representante é Michel Pêcheux. Neste estudo, a AD se dá em articulação com a teoria psicanalítica, pois compreende a subjetividade, considerando o contexto histórico-social dos indivíduos. Como resultados, a partir dos processos discursivos que constituem as vivências dos 12 jovens entrevistados e o HIV, foram identificadas as formações discursivas que contemplam os dizeres dos sujeitos e que convergem para a ideologia que ampara os discursos no referido contexto. São elas: 1. “Eu não vivo como um jovem normal!”: ser jovem e viver com HIV, e 2. “Eu preciso me cuidar mais!”: o cuidado de si e o HIV. Por fim, conclui-se que a dinâmica adquirida pelo avanço do HIV na sociedade atual, as diferentes concepções de sexualidade que significam as práticas sexuais dos jovens e a adesão ou não às proposições quanto aos cuidados necessários para esses sujeitos, implicam na presença de um discurso normatizador da sexualidade, principalmente a partir da Ideologia Cristã.

Palavras-chave: HIV/Aids, jovens, cuidado, análise do discurso, psicanálise.

Biografie autore

Luís Pereira da Silva Neto, Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo mestrando em Cuidados Clínicos em Saúde pelo Universidade Estadual do Ceará

Karla Côrrea Lima Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Comunitária (UFC); Psicóloga do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJDI); Docente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Camila Bezerra de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Katamara Medeiros Tavares Melo, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, mestra em Ensino pelo Pós-ensino - UERN/UFERSA/IFRN e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Pubblicato

2024-07-12

Come citare

Silva Neto, L. P. da, Miranda, K. C. L., Silva, A. C. B. de S., & Melo, K. M. T. (2024). Construções discursivas de jovens vivendo com HIV/Aids: o sujeito no diagnóstico. Revista Sustinere, 12(1), 194–212. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.78922