Desvendando o Caminho: Desafios da Integração da Saúde Coletiva na Formação de Profissionais de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.78552

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Formação em Saúde, Desafios e oportunidade

Resumo

Este estudo procurou apresentar os desafios e perspectivas da integração da Saúde Coletiva na formação de profissionais da saúde. Realizamos uma pesquisa utilizando um estudo de caso de abordagem qualitativa, que emprega métodos holísticos, etnográficos, fenomenológicos e biográficos. Docentes foram consultados, revelando complexidades e possibilidades. Os resultados destacam resistências dos alunos, que por vezes priorizam outras disciplinas, e revelam imaturidade na apreensão dos conceitos da Saúde Coletiva. A inserção dos saberes encontra barreiras em alunos ainda arraigados no paradigma biomédico. Além disso, os docentes ressaltam a necessidade de conscientização entre colegas sobre a relevância da Saúde Coletiva, visando promover abordagens interdisciplinares. A reflexão se expande para o processo formativo, exigindo transformações profundas. Para superar tais desafios, a colaboração entre docentes, discentes e instituições é vital. A reestruturação curricular é essencial para fomentar a interdisciplinaridade e consolidar a Saúde Coletiva como alicerce da formação. O estudo incita um chamado à ação, promovendo uma visão holística da saúde e engajando-se na construção de uma prática profissional comprometida com o bem-estar da comunidade.

Biografia do Autor

Viviany Caetano Freire Aguiar, Centro Universitário INTA- UNINTA EAD.

Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Centro Universitário Inta - UNINTA.

Especialista em Tutoria em Educação à Distância no Ensino Superior pelo Centro Universitário Inta - UNINTA. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA.

Professora do Curso de Educação Física do Centro Universitário INTA- UNINTA EAD.

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA (UNINTA)/ Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Pos-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE.
Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.
Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.
Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Especialista em Didática no Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA- UNINTA
Especialista em Tutoria a Distância e Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA- UNINTA
Especialista em Gerontologia pelo Centro Universitário INTA- UNINTA
Especialista em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento pelo Centro Universitário INTA- UNINTA
Graduada em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade
Estadual Vale do Acaraú-UVA.
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA.
Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE..
Coordenadora do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do Centro Universitário INTA - UNINTA EAD.

Amanda Marinho Rodrigues, Secretaria municipal de Sobral.

Mestra em Educação Física em Rede Nacional- PROEF- Campus UFC.

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Especialista em Educação Física para Grupos Especias pelas Faculdades Nordeste-FANOR e Gestão Escolar -Faculdade Ieducare.

Bolsista pela CAPES da Universidade Aberta do Brasil/ Universidade Estadual Vale do Acaraú, atuando como tutora a distância do curso de Educação Física no Campus Ipueiras- CE.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE.

Professora efetiva de Educação Física do municipio de Sobral .

Jéssica Bruna Faustino Moura, Escola Luciano Feijão.

Mestra em Ensino da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Especialista em Didática no Ensino Superior;

Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE ;

Especialização em Andamento em Direito Penal e Processual (UNINTA);

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e Bacharelado em Direito (UNINTA) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE. 

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Pós-Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP).

Doutor em Saúde Coletiva Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Especialista em Psicomotricidade Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Professor de Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará 

Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação).

Professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE.

Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB.

Coordenador da Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE).

Coordenador do Projeto de Extensão - Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL).

É conselheiro no Conselho Regional de Educação Física - CREF5. 

Referências

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Aguiar, V. C. F., Soares, S. L., Rodrigues, A. M., Moura, J. B. F., & Ferreira, H. S. (2025). Desvendando o Caminho: Desafios da Integração da Saúde Coletiva na Formação de Profissionais de Saúde. Revista Sustinere, 13(1), 272 – 283. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.78552