Conhecimento dos profissionais que atuam no processo de dispensação por dose unitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.78273Palavras-chave:
Erros de medicação, Qualidade da assistência à Saúde, Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária.Resumo
Hospitais devem fornecer cuidados de qualidade, priorizando a segurança do paciente e a qualificação dos profissionais para garantir a excelência dos serviços prestados. O evento adverso é uma ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde. Estima-se que cerca de 8.000 mortes anuais ocorram devido a erros de medicação, e muitas delas poderiam ser evitadas. O processo de distribuição de medicamentos por dose unitária contribui significamente na redução desses erros. As instituições devem buscar conhecer as fragilidades do seu processo, a fim de buscar por estratégias qualificando o serviço. Esta pesquisa analisou o conhecimento dos profissionais sobre o processo de dispensação dos medicamentos de dose unitária para entender as potencialidades e fragilidades deste processo, identificando as carências existentes sobre ele e assim encontrar estratégias para diminuição dos eventos adversos. O estudo foi conduzido de forma transversal, abordando aspectos qualitativos e quantitativos. Participaram 42 profissionais diretamente envolvidos no processo, onde a coleta de dados incluiu observação participante e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os profissionais encontram algumas fragilidades em entender o seu papel no processo e compreendê-lo como um todo. Como aspectos positivos pontuados estão: otimização do tempo de assistência, redução de desperdícios de institucionais e diminuição de erros de administração dos medicamentos. A implementação do questionário foi profícua, pois os colaboradores expuseram suas percepções sobre o processo, sendo que a partir dessas percepções, a instituição pode criar uma qualificação específica para esses profissionais, com base nas fragilidades e oportunidades de melhoria encontradas.Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.283, de 30 de dezembro de 2010. Aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais. Diário Oficial da União. 31 dez. 2010. Sessão 1. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
FERREIRA, Rogério Manuel Ferrinho; NUNES, Ana Clara Pica. Ongoing training in the development of nursing teacher skills. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, 2019.
DIETMAIER O, Schmidt S, Laux G. Pflegewissen Psychopharmaka. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg; 2019.
GHAFFARZADEH J, Maher A, Alimohammadzadeh K, Hosseini S, Bahadori M. The role of “dose-unit” drug distribution system in the professionalism of pharmacists and job satisfaction of nurses: a case study. J Health Admin. 2022;25(1):92–102.
HÄNNINEN K, Ahtiainen HK, Suvikas-Peltonen EM, Tötterman AM. Automated unit dose dispensing systems producing individually packaged and labelled drugs for inpatients: a systematic review. Eur J Hosp Pharm. 2021;33.
HANNINEN K, Ahtiainen HK, Suvikas-Peltonen EM. et al. Eur J Hosp Pharm 2023;30:127-135
LEITE, Catharina Matos; PINTO, Isabela Cardoso de Matos; FAGUNDES, Terezinha de Lisieux Quesado. Educação permanente em saúde: reprodução ou contra-hegemonia?. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, 2020.
MARINHO, Rafaella Nayara Andrade; CABRAL, Cynthia Hatsue Kitayama. Estudo de adaptações de formulações farmacêuticas em um hospital universitário pediátrico. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, v. 5, n. 3, 2014.
MARQUES, Lucilia Feliciano. Custo-efetividade da utilização da central de mistura intravenosa em unidade de terapia intensiva neonatal. Tese de Doutorado. Programa da Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2018.115f.
MIEIRO, Debora Bessa et al. Strategies to minimize medication errors in emergency units: an integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 307-314, 2019.
SADE, Priscila Meyenberg Cunha et al. Avaliação dos efeitos da educação permanente para enfermagem em uma organização hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33, 2020.
SANTOS, Calize Oliveira dos. Educação permanente da assistência: uma sensibilização para notificação de eventos adversos a medicamentos Dissertação (mestrado) -- Universidade Federal de ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, 2019.
SANTOS, T. W.; SÁ, R. A. de. O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e72722, 2021.
VÓRIA JO, Padula BLD, Abreu MNS, Correa A dos R, Rocha PK, Manzo BF. Compliance to safety barriers in the medication administration process in pediatrics.2020.
WHO, The Conceptual Framework for the International Classification for Patient Safety Version 1.1 Final Technical Report, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.