Editorial
Autores
- Thereza Cristina Ferreira Camello IBRAG/UERJ Brasil
- Josimar Ribeiro de Almeida Não há. https://orcid.org/0000-0001-5993-0665
- Elza Maria Alves Costeira Universidade Paulista/Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde https://orcid.org/0000-0002-5635-4989
- Pablo Guilherme Caldarelli https://orcid.org/0000-0002-4589-9713
- Francisco José de Figueiredo UERJ/IBRAG/DZ https://orcid.org/0000-0002-1238-7447
- Antonio Carlos de Freitas UERJ/IBRAG/DBB/LARAMG
- Lucieli Dias Pedreschi Chaves USP https://orcid.org/0000-0002-8730-2815
- Deyvison Andrey Medrado Gonçalves https://orcid.org/0000-0002-2664-0749
- Edwin Almeida Assunção
- Bruna Cristina Nascimento de Oliveira
- Juliana Nascimento Duarte Rodrigues
- Marina Chagas dos Passos
- Daniel Silva do Carmo Santos https://orcid.org/0000-0003-0809-0736
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.77658Palavras-chave:
EditorialResumo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Biografia do Autor
Thereza Cristina Ferreira Camello, IBRAG/UERJ Brasil
Graduação em Ciências Biológicas (modalidade Medica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982); graduação em Ciências Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Licenciatura (1985),Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é biólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnostico laboratorial, Corynebacterium spp, Corynebacterium diphtheriae, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, Rhodococcus equi e Nocardia spp. Também atua na área ambiental e de ecologia. Pertence ao conselho editorial da Revista Ibero-Americana de Ciências. Editor Chefe Revista SUSTINERE (Saúde e Educação). Perito Biomedico do Observatorio Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ)-UERJ.
Josimar Ribeiro de Almeida, Não há.
[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ .1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental ](UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental ](UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado [Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear](USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) [ Comitê Científico do Observatório Urbano](ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor) [Cátedra de Desenvolvimento Durável](UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: [225]Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE [120][SCOPUS 148][ SCIELO 348 ] [49] Livros e Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), [126] Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, [32] Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); [29] Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, [3] Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); [2]Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), [463Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) e Concursos [368] Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) [249] Trabalhos Técnicos.
Elza Maria Alves Costeira, Universidade Paulista/Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado e doutorado em Ciências da Arquitetura (PROARQ/FAU/UFRJ). Pós doutorado em andamento no DPH/COC/ FIOCRUZ. Especialista em Administração Hospitalar pelo IMS/UERJ (1998). É professora convidada da Universidade Paulista (UNIP), professora do curso de Arquitetura Hospitalar do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS); coordenação e docência do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC). Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Assessora ad hoc da FAPESP. Membro do South American Chapter da International Academy for Design and Health. Pesquisadora do grupo "Espaço Saúde" da FAU-UFRJ. Autora de publicações sobre Arquitetura de Saúde. Membro do Conselho Editorial e Diretora Especial de Relações Internacionais Américas da ABDEH- Associação para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente- SOBRASP. Membro do Serviço Voluntário do Hospital Federal da Lagoa- Lagoa Voluntário- no Rio de Janeiro. Revisora e parecerista de revistas científicas como Óculum Ensaios, Sustinere da UERJ, Revista Internacional de Ciências da UERJ, Ambiente Hospitalar da ABDEH, Revista da Arquitetura: cidade e habitação do Centro Universitário de Brasília-UniCEUB, Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando nos temas, projetos, consultoria e docência em: serviços de saúde, humanização de ambientes de saúde, arquitetura hospitalar, postos de saúde, clínicas e laboratórios, arquitetura moderna, arquitetura de interiores, arquitetura de centros culturais e história da arquitetura de saúde.
Pablo Guilherme Caldarelli
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual foi bolsista de Extensão Universitária, bolsista do Programa de Iniciação Científica (I.C.), bolsista do Programa de Iniciação Extensionista (I.EXT.) e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Foi cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Piracicaba-SP. Especialista em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), Especialista em Gestão em Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP), Especialista em Informática em Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), sob orientação da Prof. Dr. Ana Estela Haddad, Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especialista em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), sob orientação do Prof. Dr. Samuel Jorge Moysés. Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, e Doutor em Odontologia (Área: Cariologia), sob orientação da Profa. Dra. Livia Maria Andaló Tenuta, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Desenvolveu Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGMDO) da Universidade Positivo (UP). Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI), do Departamento de Saúde Coletiva (DESC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Positivo (UP) - Londrina. Possui experiência nas áreas de Odontologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva e Cariologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino na Saúde, Cárie Dentária e Flúor.
Francisco José de Figueiredo, UERJ/IBRAG/DZ
Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Zoologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Paleoictiologia e Biologia Comparada, desenvolvendo pesquisas sobre a sistemática e taxonomia de peixes teleósteos do Cretáceo e do Cenozoico do Brasil.
Antonio Carlos de Freitas, UERJ/IBRAG/DBB/LARAMG
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP/Rio Claro - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração em Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1997): Construção de vetores aplicados à terapia Gênica; Doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração em Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2000): Diagnóstico para Síndrome do X Frágil Tem Pós-Doutorado pelo Instituto Butantan (Bolsista FAPESP - 2002-2004): Desenvolvimento de estratégias vacinais aplicadas ao papilomavírus humano e bovino. Concursado para o Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2004. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Genética e responsável pelo Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (LEMTE). É também Colaborador do Laboratório de Microbiologia da FIOCRUZ-Aggeu Magalhães; Colaborador do LAVITE da FIOCRUZ-Aggeu Magalhães. É Lider do Grupo de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (GEMTE) no CNPq. Orienta nos Programas de Pós Graduação da UFPE: Genética (PPGG), Inovação Terapêutica (PPGIT), Biotecnologia Industrial (PPGBI) e Ciências Biológicas (PPGCB) nos níveis de mestrado e doutorado. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPE 2007-2009 (Portaria 2563 de 16/11/2006); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética 2009-2011. Revisor dos periódicos: "Vaccine"; ?Gene?, ?The Veterinary Journal?, ?Veterinary Microbiology?, entre outros. Acessor "ad hoc" da FAPESB; Acessor "ad hoc" da FAPESP; Acessor "ad hoc" da FACEPE. Membro colaborador do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (NUPID) da UFPE; Pesquisador convidado do INCT-if (2012-2016); Avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Ofício Circular MEC/INEP/DEAES/ número 003454/2006 ). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: i) Biologia da infecção pelos papilomavírus humano; ii) Desenvolvimento de estratégias Vacinais e Diagnósticas; Expressão de proteínas heterólogas; Expressão gênica diferencial em câncer; Avaliação gênica funcional. Em 2016 devido a emergencia criada pela infecção pelo vírus Zika iniciou estudos para o uso das plataformas de produção de proteínas heterólogas estabelecidas no LEMTE para produção de imunobiológicos para diagnóstico-profilaxia-terapêutica do vírus Zika. Recentemente devido a Pandemia da COVID-19 iniciou estudos da biologia da infecção pelo SARS-CoV-2 e de desenvolvimento de estratégias vacinais contra COVID-19.
Lucieli Dias Pedreschi Chaves, USP
Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ? USP (1986). Mestre (2001), Doutora (2005) ambos pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, na linha de pesquisa de "Gestão e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem". Livre-docente desde 2013. Desde fevereiro de 2006, Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP; a partir de abril de 2013 é Professora Associada 1 e, em 2021 aprovada na progressão de carreira para Professora Associada3 . Pesquisadora Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital. Membro do Conselho Editorial da Revista CuidArt, Journal Health NPEPS e Editora CRV. Consultora ad-hoc da Revista Latino-Americana de Enfermagem; da Revista da Escola de Enfermagem da USP; Revista Ciência, Cuidado e Saúde; Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health; Revista de Saúde Pública; Revista Brasileira de Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem (assistência, gerenciamento e docência), com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem e Sistema Único de Saúde (gestão de sistemas de saúde,avaliação em saúde, gerenciamento de serviços de enfermagem hospitalar, supervisão de enfermagem) Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, na linha de pesquisa de "Gestão e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem". Assessora ad hoc da FAPESP. Participou, em 2011, de programa de Pós Doutorado, na área de gestão e avaliação, junto à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, sob supervisão de Dr Oswaldo Y. Tanaka, com financiamento CNPq. De 2015 a 2019, membro efetivo do Conselho Universitário da USP, representante da Congregação da EERP.
Deyvison Andrey Medrado Gonçalves
Engenheiro Agrônomo (2010), Engenheiro Florestal (2013), Mestre em Agronomia (2013) e Doutor em Agronomia (2018) pela Universidade Federal Rural da Amazônia com período de doutorado sanduíche na Tulane University (Capes/PDSE: 88881.135930/2016-01). Desenvolvi trabalhos de pesquisa envolvendo: Fertilidade e Química do Solo; Fitorremediação; Coletas de solos para fins de levantamento; Extração e determinação de metais/metaloides em amostras vegetais e solo (Métodos USEPA SW-846) e Elementos terras raras. Fui coordenador voluntário do Three Minute Thesis Competition e do Simpoagro no programa de pós-graduação em Agronomia/Ufra. Atuei como colaborador de pesquisa & desenvolvimento na Startup Amazon Agrotech residente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e como consultor autônomo na área agronômica, ambiental e florestal, com expertise em qualidade química do solo (fertilidade e geoquímica), recomendação de corretivos, fertilizantes, bem como planejamento e acompanhamento de cultivos agrícolas. Além de levantamento florístico, inventário florestal e acompanhamento de supressão florestal. Atualmente lidero a Diretoria Científica da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - Fapespa.
Edwin Almeida Assunção
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2012). Realizou trabalhos sobre o monitoramento da dinâmica de nitrogênio do solo no Sistema Plantio Direto e Convencional, especificamente no manejo da adubação nitrogenada em solos sob SPD e SC. Obteve o título de Mestre em Agronomia do PPGA-UFRA, atuando na linha de pesquisa Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição Mineral de Plantas. Desde 2014 é Coordenador Área Agrícola na empresa AGROPALMA S/A, sendo o responsável direto pelo Departamento de Adubação Mineral e Orgânica, onde trabalha com a avaliação do estado nutrição e recomendação de adubação para a palma de óleo. Além disso, tem experiência em auditorias de normas ISO's 9001:2015, 14001:15 e OHSAS 18001:2007, na mesma organização.
Bruna Cristina Nascimento de Oliveira
Engenheira Agrônoma, titulada pela Universidade Federal Rural da Amazônia em 2016. Fez parte da Coordenação do IV, V, VI, VII, VIII e IX Encontro Amazônico de Agrárias (ENAAG) realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Bolsista Cnpq/PIBIC na área de fitopatologia plano de trabalho: USO DE EXTRATOS DE PLANTAS E TERMOTERAPIA NO CONTROLE ALTERNATIVO DA ANTRACNOSE DO MAMOEIRO EM PÓS-COLHEITA na Universidade Federal Rural da Amazônia em 2012 e 2013. Estagiária Estagiária da Empresa Instituto Sócio Ambiental Floranativa (ISAF) executando atividades nos projetos que a empresa presta serviço em 2013-2016. Assistência técnica, capacitação apoio a produção e comercialização, reuniões, oficinas de manejo sustentável de açaizais, boas práticas de coleta e transporte de palmito de açaí, plantio e produção de mudas de açaí, elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR), cadastro técnico Federal, elaboração de inventário florestal, plano operacional anual POA, planos de manejosflorestais sustentáveis PMFS para 70 produtores de fruto e palmito de açaí. Contrato n°14/2013 Serviço Florestal Brasileiro realizado no período de 04/2013 a 11/2015. "Prestação de Serviços de Assessoria Técnica, Social e Ambiental" a 1549 famílias de trabalhadores rurais assentados em projeto de asentamentos-Pas dos municípios de São Domingos do capim, Capitão poço e Irituia no Estado do Pará, no âmbito da SR-01 INCRA intitulado ATER para famílias assentadas da reforma agrária vinculado ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária realizando atividade de aplicação de questionário e assistência técnica e capacitação de assentados e elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR) no período de 02/2014 a 08/2016 "Serviços de Assistência técnica e extensão Rural" a 1.447 famílias assentadas da reforma agrária em 19 projetos de assentamentos- Pas dos municípios de Acará, Aurora do Pará, Bujaru, Concórdia do Pará, e Tomé Açu realizando atividade de aplicação de questionário e assistência técnica e capacitação de assentados e elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR) período de 02/2014 a 08/2016 "Serviços de Assistência técnica e extensão Rural" a 2.500 famílias assentadas da reforma agrária do município de Cametá - PA realizando atividade de aplicação de questionário e assistência técnica e capacitação de assentados e elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR) período de 06/2015 a 10/2016 "Serviços de Assistência técnica e extensão Rural" a 2.285 famílias assentadas da reforma agrária do município de Limoeiro do ajuru - PA realizando atividade de aplicação de questionário e assistência técnica e capacitação de assentados e elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR) período de 06/2015 a 10/2016 Instrutora SENAR em 2017 - Horticultura, viveiro e Produção de mudas? Aplicação de agrotóxicos, manejo de açaí e sistemas agroflorestais.
Juliana Nascimento Duarte Rodrigues
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Mestrado e Doutorado em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa, com desenvolvimento de pesquisa em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos. Aualmente é Professora do Magistério Superior na Unniversidade Federal Rural da Amazônia, Campus Paragominas, onde ministra disciplinas de Reprodução Animal e Morfofisiologia animal. Tem experiência nas áreas de Reprodução animal, Andrologia de Ruminantes, Morfofisiologia, Bioclimatologia animal e Caprinoovinocultura.
Marina Chagas dos Passos
Médica Veterinária, graduada pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2020), com período sanduíche na James Cook University - Austrália (2013 - 2014), pelo programa Ciência sem Fronteiras, financiado pela CAPES. Foi bolsista de Iniciação Cientifica, nos projetos de Educação Ambiental e Etnozoologia como Instrumentos para Elaboração de Indicadores Ambientais de Sucesso (2012) e Avaliação do Perfil dos Criadores de Passeriformes na Região Metropolitana de Belém, Estado do Pará (2015 - 2016). Realizou treinamento no Ambulatório de Animais Selvagens da UFRA (2016 - 2017). Atuou como membro da comissão do Grupo de Estudos de Animais Selvagens da UFRA (2015 - 2019). Foi Monitora de Aluno com Necessidades Educacionais Específicas (2019). Atualmente é residente no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre/Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Pelotas (NURFS/CETAS - UFPel).
Daniel Silva do Carmo Santos
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2011-2015). Neste período, participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC no Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG (2012-2014), trabalhando com Terra Preta de Índio (TPI) e arqueologia, e na Embrapa Amazônia Oriental (2015), atuando em Antropologia Rural. Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2016-2018). Possuo experiência com diagnóstico de danos socioambientais e socioeconômicos, decorrentes de impactos de grandes empreendimentos como o desastre sociotecnológico de Brumadinho e Mariana em MG. Atualmente sou Assessor Técnico da equipe Socioambiental da AEDAS, em Brumadinho-MG. Possuo experiência nos seguintes temas: agricultura familiar, campesinato, práticas agroecológicas, autonomia produtiva e alimentar de agroecossistemas, meios de vida, conflitos e impactos socioambientais, e com comunidades atingidas por barragens.
Downloads
Publicado
25-07-2023
Como Citar
Camello, T. C. F., Almeida, J. R. de, Costeira, E. M. A., Caldarelli, P. G., Figueiredo, F. J. de, Freitas, A. C. de, … Santos, D. S. do C. (2023). Editorial. Revista Sustinere, 11(1), 1–7. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.77658
Edição
Seção
EDITORIAL
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.