Avaliação dos aspectos educativos na Atenção Primária à Saúde: visão do matriciamento em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.77593Keywords:
Avaliação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Educação Continuada, Educação em Saúde.Abstract
Resumo:
O objetivo deste artigo é avaliar os processos educativos na saúde a partir da visão das equipes de matriciamento em saúde mental na atenção primária à saúde, conhecendo sua organização e viabilização por meio da educação na saúde e educação em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque teórico-metodológico da avaliação de quarta geração. Participaram, por meio de entrevistas discursivas e de um grupo de validação e negociação, em janeiro e fevereiro de 2019, sete profissionais das equipes de matriciamento de um município da região central do Rio Grande do Sul. Além disso, os dados foram coletados a partir da observação participante. O método de análise foi o Comparativo Constante e a pesquisa respeitou os aspectos éticos. Os resultados se concentram na organização dos processos educativos das equipes de saúde; nas ações de educação na saúde, discutindo a postura metodológica para sua viabilização; e na atuação do apoio matricial nas ações de educação em saúde realizadas junto às equipes de saúde da família nos territórios. Por fim, entende-se que os núcleos de matriciamento são fundamentais para viabilização de processos educativos, pois promovem a interação dos profissionais, com experiências e formações diversas. Esses núcleos atentam para o território e propõem ações educativas e assistenciais capazes de qualificar o cuidado.
Resumen:
El objetivo de este artículo es evaluar los procesos educativos en salud desde la perspectiva de los equipos de apoyo matricial en salud mental en la atención primaria de salud, analizando su organización y viabilidad a través de la educación en salud y la educación para la salud. Se trata de un estudio cualitativo con un enfoque teórico-metodológico basado en la evaluación de cuarta generación. Siete profesionales de los equipos de apoyo matricial de un municipio de la región central de Rio Grande do Sul participaron en el estudio a través de entrevistas discursivas y de un grupo de validación y negociación en enero y febrero de 2019. Además, los datos fueron recolectados mediante observación participante. El método de análisis fue la Comparación Constante y la investigación cumplió con los aspectos éticos. Los resultados se centran en la organización de los procesos educativos de los equipos de salud, en las acciones de educación en salud, discutiendo el enfoque metodológico para su viabilidad, y en el papel del apoyo matricial en las acciones de educación para la salud realizadas junto a los equipos de salud de la familia en los territorios. Finalmente, se entiende que los núcleos de apoyo matricial son fundamentales para viabilizar procesos educativos, ya que promueven la interacción entre profesionales con experiencias y formaciones diversas. Estos núcleos consideran las características del territorio y proponen acciones educativas y asistenciales capaces de mejorar la calidad del cuidado.
Abstract:
The objective of this article is to evaluate educational processes in healthcare from the perspective of mental health support teams in primary healthcare, examining their organization and implementation through health education and education in healthcare. This is a qualitative study with a theoretical-methodological approach based on fourth-generation evaluation. Seven professionals from the support teams of a municipality in the central region of Rio Grande do Sul participated in the study through discursive interviews and a validation and negotiation group in January and February 2019. Additionally, data were collected through participant observation. The method of analysis was Constant Comparison, and the research adhered to ethical considerations. The results focus on the organization of educational processes within healthcare teams, health education actions, discussing the methodological approach for their implementation, and the role of matrix support in health education actions conducted alongside family health teams in the territories. Finally, it is understood that the support teams are fundamental for enabling educational processes, as they foster interaction among professionals with diverse experiences and training. These teams consider the characteristics of the territory and propose educational and care actions capable of enhancing the quality of care.
References
AMARAL, Eduardo C.M.; TORRENTÉ, Mônica O. N.; TORRENTÉ, Maurice; MOREIRA, Caroline P. Apoio matricial em Saúde Mental na atenção básica: efeitos na compreensão e manejo por parte de agentes comunitários de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v. 22, n. 66, p.801-812, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0473. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/5Wvtfd6NxPwBRb6BpBp5jBF/?lang=pt#>. Acesso em: 10 jun. 2023
BRASIL. Ministério da Saúde. Nota técnica nº 3/2020-DESF/SAPS/MS. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/previne-brasil/materiais-de-apoio/legislacao-especifica/programa-previne-brasil/2020/nt_nasf-ab_previne_brasil.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nucleo_apoio_saude_familia_cab39.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 11, 22 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da AB no âmbito do SUS, por meio da alteração da portaria n. 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 97, 13 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 68, 22 set. 2017.
CAVALCANTI, Felipe O. L.; GUIZARDI, Francini L. Educação continuada ou permanente em saúde? Análise da produção Pan-Americana da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 16, n. 1, p. 99–122, 2018. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00119. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000100099&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 15 jun. 2023.
CECCIM, Ricardo B.; FEUERWERKER, Laura C. M. O Quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004. https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/physis/a/GtNSGFwY4hzh9G9cGgDjqMp/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 27 dez. 2022.
FALKENBERG, Mirian B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 19, n. 3, p. 847–852, 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora UNICAMP; 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades e Estados. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/c>. Acesso em: 29 jun. 2023.
LIMA, Marlene C.; GONÇALVES, Tonantzin R. Apoio matricial como estratégia de ordenação do cuidado em saúde mental. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 18, n. 2, e0023266, 2020.https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00232. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/ykHrtnVZGpJDRBVP8ZB4FdG/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 10 jun. 2023
MATOS, Robson et al. Apontamentos acerca do matriciamento como processo de trabalho na atenção primária à saúde: um recorte da experiência de Montes Claros - MG. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte. v. 3, n. 5, p. 51–71, 2018. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15894/13002>. Acesso em: 10 jun. 2023
MINOZZO, Fabiane et al. Grupos de saúde mental na atenção primária à saúde. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro. v. 24, n. 2, p. 323–340, 2012. https://doi.org/10.1590/S1984-02922012000200008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/fractal/a/p9Pmz6nYmg5M4mKScL7GRwr/>. Acesso em: 09 jun. 2023.
MONTEIRO, Patrícia N.; PÍCOLI, Renata P., SOUZA, Geize R. M. Escopo de práticas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF): perspectiva dos profissionais do Nasf e da Estratégia Saúde da Família. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.6, p. 55005-55023, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-076. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30781/pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023.
OSÓRIO, Luiz C. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma era. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
PINHEIRO, Guilherme E. W. Avaliação de experiências de apoio matricial em saúde mental de uma região de saúde do Rio Grande do Sul. 2020. 237f. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
PINHEIRO, Guilherme E. W.; KANTORSKI, L. P. Ações de cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde: contribuições do apoio matricial. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul. v. 18, n. 66, p. 55-68, 2020. https//doi.org/10.13037/ras.vol18n66.7320. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/7320/3265>. Acesso em: 12 jun. 2023.
RIO GRANDE DO SUL. Nota Técnica nº 001/2022 - Política Estadual de Saúde Mental - Núcleo de Apoio à Atenção Básica - Saúde Mental (NAAB). 2022. Disponível em: <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202201/13111128-nota-tecnica-naab-01-2022.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2023.
RIO GRANDE DO SUL. Nota Técnica. Informações sobre as ações e programas da Atenção Básica desenvolvidos pelo Município de Cacequi. Disponível em: <https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201703/01154718-cacequi-rs.pdf>. Acesso em: 29 jun.2023.
RIO GRANDE DO SUL. Resolução No 403/11 – CIB/RS, de 26 de outubro de 2011. Criar os Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB) – saúde mental, dentro da Política Estadual da Atenção Básica. 2011. Disponível em: <http://www.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20170220/23102058-1340039277-cibr403-11.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2018.
SANTOS, Aline B. D. et al. Saúde Mental, Humanização e Direitos Humanos. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis. v. 10, n. 25, p. 1–19, 2018. https://doi.org/10.5007/cbsm.v10i25.69595. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69595>. Acesso em: 28 mai. 2023.
SILVA, Jonatan W. S. B.; SILVA, Jaslene C.; OLIVEIRA, Sydia R.A. Núcleo de Apoio à Saúde da Família: reflexão do seu desenvolvimento através da avaliação realista. Saúde em Debate, Rio de Janeiro. v. 44, n. 124, p. 32-46, 2020. https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/J3PWxnbKPNPQYBX3k6WQwrq/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2023.
SILVA, Cláudia B. G.; SCHERER, Magda D. A. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, São Paulo. v. 24, e190840, 2020. https://doi.org/10.1590/Interface.190840. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/wSmkML5zgMkhhS8WmRYsKpm/?lang=pt>. Acesso em: 27 dez. 2022.
SOUZA, Virgínia R. S. et al. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo. v. 34, eAPE02631, 2021. http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO0263. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ape/a/sprbhNSRB86SB7gQsrNnH7n/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 12 jun. 2023.
TOFANI, Luís F. N.; et al. Caos, organização e criatividade: revisão integrativa sobre as Redes de Atenção à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 26 n.10 p. 4769-47822, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-812320212610.26102020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/JH8SYHHyfVfY9jcfnzzTQjb/?lang=pt#>. Acesso em: 10 jun. 2023.
VOLTOLINI, Bruna C. et al. Reuniões da estratégia saúde da família: um dispositivo indispensável para o planejamento local. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis. v. 28, e20170477, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0477. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/MmncBRhFVvvTvSBWdTBzXWs/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 10 jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Sustinere

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.