ChatGTP – inimigo ou aliado na educação?
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76902Keywords:
Artificial Intelligence, Education, Primary and Secondary, Learning, Science, Technology and SocietyAbstract
O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem de inteligência artificial com 175 bilhões de parâmetros. Lançado em novembro de 2022, ele é capaz de fornecer respostas em texto semelhantes a uma conversa com o usuário. Suas possibilidades de uso são amplas, permitindo que os usuários solicitem redações, correções, resumos, traduções e até mesmo poemas, músicas e textos para publicação na internet. No entanto, surgem preocupações éticas e educacionais com o uso da ferramenta. Como determinar se uma redação foi escrita pelo aluno ou pelo ChatGPT? Como ensinar habilidades como pesquisa, pensamento crítico e escrita em um contexto em que a IA pode realizar tarefas facilmente? Surge a necessidade de repensar as estratégias de ensino e aprendizado. Uma abordagem promissora é a sala de aula invertida, em que os alunos adquirem conhecimento fora da sala de aula por meio de recursos como videoaulas e leituras, enquanto o tempo em sala de aula é utilizado para aprofundar conceitos, promover discussões e orientar os alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais. É preciso que educadores, em todos os níveis de ensino, estejam atentos ao crescimento dos algoritmos de inteligência artificial e estejam preparados para lidar com esses avanços em sala de aula.
References
OPENAI. Introducing ChatGPT. Disponível em: <https://openai.com/blog/chatgpt. 2022>. Acesso em: 13 de junho de 2024. Página da internet.
YILDIRIM, F.S.; KIRAY, S.A. Flipped classroom model in education. Research Highlights in Education and Science. ISRES Publishing, 2016, pag. 2-8. Disponível em: <https://www.isres.org/pdf/RHES.pdf>. Acesso em: 13 de junho de 2024.
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