ChatGTP – inimigo ou aliado na educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76902

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ensino Fundamental e Médio, Aprendizagem, Ciência, Tecnologia e Sociedade

Resumo

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem de inteligência artificial com 175 bilhões de parâmetros. Lançado em novembro de 2022, ele é capaz de fornecer respostas em texto semelhantes a uma conversa com o usuário. Suas possibilidades de uso são amplas, permitindo que os usuários solicitem redações, correções, resumos, traduções e até mesmo poemas, músicas e textos para publicação na internet. No entanto, surgem preocupações éticas e educacionais com o uso da ferramenta. Como determinar se uma redação foi escrita pelo aluno ou pelo ChatGPT? Como ensinar habilidades como pesquisa, pensamento crítico e escrita em um contexto em que a IA pode realizar tarefas facilmente? Surge a necessidade de repensar as estratégias de ensino e aprendizado. Uma abordagem promissora é a sala de aula invertida, em que os alunos adquirem conhecimento fora da sala de aula por meio de recursos como videoaulas e leituras, enquanto o tempo em sala de aula é utilizado para aprofundar conceitos, promover discussões e orientar os alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais. É preciso que educadores, em todos os níveis de ensino, estejam atentos ao crescimento dos algoritmos de inteligência artificial e estejam preparados para lidar com esses avanços em sala de aula.

Biografia do Autor

Sabrine Teixeira Ferraz Grunewald

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Residência Médica em Pediatria e Hematologia e Hemoterapia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Mestrado em Ciências Biológicas pela UFJF. Doutorado em Saúde pela UFJF. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFJF.

Referências

OPENAI. Introducing ChatGPT. Disponível em: <https://openai.com/blog/chatgpt. 2022>. Acesso em: 13 de junho de 2024. Página da internet.

YILDIRIM, F.S.; KIRAY, S.A. Flipped classroom model in education. Research Highlights in Education and Science. ISRES Publishing, 2016, pag. 2-8. Disponível em: <https://www.isres.org/pdf/RHES.pdf>. Acesso em: 13 de junho de 2024.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Grunewald, S. T. F. (2024). ChatGTP – inimigo ou aliado na educação?. Revista Sustinere, 12(2), 1137–1142. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76902