ChatGTP – inimigo ou aliado na educação?
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76902Parole chiave:
Inteligência Artificial, Ensino Fundamental e Médio, Aprendizagem, Ciência, Tecnologia e SociedadeAbstract
O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem de inteligência artificial com 175 bilhões de parâmetros. Lançado em novembro de 2022, ele é capaz de fornecer respostas em texto semelhantes a uma conversa com o usuário. Suas possibilidades de uso são amplas, permitindo que os usuários solicitem redações, correções, resumos, traduções e até mesmo poemas, músicas e textos para publicação na internet. No entanto, surgem preocupações éticas e educacionais com o uso da ferramenta. Como determinar se uma redação foi escrita pelo aluno ou pelo ChatGPT? Como ensinar habilidades como pesquisa, pensamento crítico e escrita em um contexto em que a IA pode realizar tarefas facilmente? Surge a necessidade de repensar as estratégias de ensino e aprendizado. Uma abordagem promissora é a sala de aula invertida, em que os alunos adquirem conhecimento fora da sala de aula por meio de recursos como videoaulas e leituras, enquanto o tempo em sala de aula é utilizado para aprofundar conceitos, promover discussões e orientar os alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais. É preciso que educadores, em todos os níveis de ensino, estejam atentos ao crescimento dos algoritmos de inteligência artificial e estejam preparados para lidar com esses avanços em sala de aula.
Riferimenti bibliografici
OPENAI. Introducing ChatGPT. Disponível em: <https://openai.com/blog/chatgpt. 2022>. Acesso em: 13 de junho de 2024. Página da internet.
YILDIRIM, F.S.; KIRAY, S.A. Flipped classroom model in education. Research Highlights in Education and Science. ISRES Publishing, 2016, pag. 2-8. Disponível em: <https://www.isres.org/pdf/RHES.pdf>. Acesso em: 13 de junho de 2024.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Sustinere

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Il copyright degli articoli pubblicati nel Rivista SUSTINERE appartengono alla (s) è autore (s) in questione (s) (s), con i primi diritti di pubblicazione concessi al SUSTINERE ufficiale.
Gli articoli pubblicati sono accessibili al pubblico, libero di utilizzare, con l'assegnazione obbligatoria di autore originale, in base ai modelli di licenza 4.0 adottata dalla rivista Creative Commons.

Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.