Educação permanente em saúde: sistematização de experiência do processo de construção de indicadores
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.76242Palavras-chave:
Educação Continuada, Gestão em Saúde, Indicadores de Gestão, Política de Saúde.Resumo
Resumo:
O estudo objetivou sistematizar a experiência do processo de consolidação de saberes e práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) de uma experiência participativa de construção de indicadores de EPS. Trata-se de um estudo do tipo Sistematização de Experiência, e os resultados foram organizados segundo as etapas da SE: 1. Definição do ponto de partida; 2. Delimitações; 3. Descrição da experiência; 4. Análise crítica; 5. Apresentação dos resultados. A pesquisa desenvolveu-se a partir da integração entre ensino-serviço em uma Regional de Saúde do estado do Paraná, Brasil. Participaram do estudo a equipe diretiva e profissionais representantes setoriais da 15ª Regional de Saúde, gestores municipais de saúde ou representantes da gestão municipal indicados pelo município, totalizando 32 participantes. Realizou-se a análise documental, grupos focais e formulários on-line para coleta de dados, que foram analisados segundo a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e a Teoria Dialógica de Freire. Identificou-se que apesar de haver planejamento das ações de EPS e compreensão da sua importância, ainda há um desalinhamento de bases teórico-conceituais sobre EPS e educação continuada. Também enfrentam entraves na aplicabilidade dessas ações. Após a construção de indicadores, os profissionais clarificaram os conceitos, padronizando-os para a utilização nos documentos formais e também no processo de trabalho. Acredita-se que esse estudo possibilitou a análise do processo de consolidação de saberes e práticas de EPS a partir da SE da construção colaborativa e participativa de indicadores pautados nos pressupostos da PNEPS.
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