Contribuições do Blended learning para treinamento de profissionais de saúde: uma revisão integrativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73925

Keywords:

Capacitação em serviço, Educação à distância, COVID-19, Educação continuada, Profissionais da saúde

Abstract

A pandemia da COVID-19 trouxe enormes desafios para o cuidado em saúde e o convívio social, bem como, para a capacitação em serviço de profissionais de saúde. Neste contexto, a utilização do ensino híbrido, que combina estudos presenciais e à distância, mostrou-se como uma possibilidade para suprir lacunas e superar desafios, utilizando novos recursos de aprendizagem, tornando possível aprimorar as potencialidades da equipe de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do método blended learning para o desenvolvimento dos profissionais de saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma revisão integrativa. O levantamento dos dados bibliográficos ocorreu nos meses de junho a agosto de 2022, em bases de dados eletrônicas na área da saúde: Medline, SciELO e a BVS. Os descritores utilizados foram: capacitação em serviço, educação à distância, COVID-19 e educação continuada. Foram selecionadas 13 estudos, sendo 7 qualitativos (53,85%), 2 quantitativox (15,38%) e 4 quanti qualitativos (30,77%). Foram identificadas as seguintes potencialidades: maior número de pessoas capacitadas, maior abrangência geográfica e desenvolvimento de competências clínicas. Como fragilidades desta metodologia, foram encontradas dificuldades no acesso a computadores e ao ambiente virtual de aprendizagem. Este estudo verificou que a utilização do método blended-learning como estratégia de desenvolvimento dos profissionais de saúde no contexto da pandemia de COVID-19 foi válida e abrangente para as equipes com acesso ao ambiente virtual de ensino.

Author Biographies

Clodoaldo Penha Antoniassi, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é cirurgião-dentista da ESF de Itambé/Paraná (2005-atual), Mestre em Odontologia Integrada pela UEM (2018-2019) e Doutorado em Odontologia Integrada pela UEM (2019-2024). Tem especialização em Farmacologia Clínica (Centro Universitário de Maringá-2010); Gestão em Saúde (UEM-2012); Saúde da Família (UFPel-2014) e Ortodontia (UNINGÁ-2015). Foi Orientador da Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas( 2013 2015).Tutor do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana FIOCRUZ (2016-2017). Tutor do Curso de Aperfeiçoamento de Gerencia de Unidade Básica de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado (Universidade Federal Fluminense-UFF), 2016-2021 para os estados do Paraná e Santa Catarina. Tutor da Especialização de Saúde da Família da UNIFESP/UNASUS (2018-2019). Tutor da Especialização EPISUS Intermediário (2021).

Lindaura Angélica Soares Figueiredo

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade Unida de Campinas - FacUnicamps (2015) - Goiânia - GO. Atualmente é funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, exercendo as funções de Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Pós Graduada em Gestão em Saúde (CEAD-UFPI). Pós Graduanda em Saúde Digital (UFG). 

José Augusto Neto

Possui graduação em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Lucas (2006). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2009-2011). Pós-graduado em Saúde Digital pela Universidade Federal de Goiás (2021-2022). Atualmente é Administrador Hospitalar em Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado de Rondônia (2001-atual); Administrador Hospitalar em Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (2010-atual). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoal, Saúde Digital e Gestão em Serviço de Saúde em Triagem Neonatal. 

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Odontologia, na área de Cariologia na pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, na área de Saúde Coletiva. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: terapia fotodinâmica, fluoreto, prevenção de doenças bucais, formação de recursos humanos e gestão em saúde. Além disso, coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão em escolas e Centros de Educação Infantil nos municípios de Maringá, Marialva, Sarandi e Paiçandu e o Curso "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal" em municípios do Estado do Paraná.

Patricia Tavares Santos

Professora adjunta na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), área de Administração. Editora Associada da Revista Eletrônica de Enfermagem (REE).Coordenadora do projeto Avaliação do impacto da formação dos profissionais de saúde no estado de Goiás: um enfoque na integralidade (Chamada PPSUS 05/2020). Membro do Núcleo Docente Estruturante. Membro da Comissão de revalidação de diplomas. Membro do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (NEGISP), cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq. É doutora (2017) e mestre (2012) em Ciências pelo Programa de Pós graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo( PPGEn-EEUSP), com a temática avaliação de ações formativas para profissionais de saúde. Especializada em Saúde Coletiva com enfoque no Programa Saúde da Família pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2009). É bacharel (2005) e licenciada (2008) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (EEUSP). Orienta estudantes em nível de iniciação científica e especialização. Atuou como professora na graduação em cursos na área da saúde na Universidade Paulista. Foi consultora técnica em projetos vinculados ao PROADI-SUS nos Hospitais do Coração e Alemão Oswaldo Cruz. Atuou como Assessora Técnica de Gestão e na área de Desenvolvimento de Pessoas da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina - Casa de Saúde Santa Marcelina, na função de Preceptora de saúde do adulto. Tem experiência na áreas de Saúde Coletiva, Urgências e Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública e avaliação de treinamento. Mãe da Rosa. Contato: ptavares@ufg.br 

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Published

2025-07-16

How to Cite

Antoniassi, C. P., Figueiredo, L. A. S., Neto, J. A., Fujimaki, M., & Santos, P. T. (2025). Contribuições do Blended learning para treinamento de profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Revista Sustinere, 13(1), 83–103. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73925