Contribuições do Blended learning para treinamento de profissionais de saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73925Keywords:
Capacitação em serviço, Educação à distância, COVID-19, Educação continuada, Profissionais da saúdeAbstract
A pandemia da COVID-19 trouxe enormes desafios para o cuidado em saúde e o convívio social, bem como, para a capacitação em serviço de profissionais de saúde. Neste contexto, a utilização do ensino híbrido, que combina estudos presenciais e à distância, mostrou-se como uma possibilidade para suprir lacunas e superar desafios, utilizando novos recursos de aprendizagem, tornando possível aprimorar as potencialidades da equipe de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do método blended learning para o desenvolvimento dos profissionais de saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma revisão integrativa. O levantamento dos dados bibliográficos ocorreu nos meses de junho a agosto de 2022, em bases de dados eletrônicas na área da saúde: Medline, SciELO e a BVS. Os descritores utilizados foram: capacitação em serviço, educação à distância, COVID-19 e educação continuada. Foram selecionadas 13 estudos, sendo 7 qualitativos (53,85%), 2 quantitativox (15,38%) e 4 quanti qualitativos (30,77%). Foram identificadas as seguintes potencialidades: maior número de pessoas capacitadas, maior abrangência geográfica e desenvolvimento de competências clínicas. Como fragilidades desta metodologia, foram encontradas dificuldades no acesso a computadores e ao ambiente virtual de aprendizagem. Este estudo verificou que a utilização do método blended-learning como estratégia de desenvolvimento dos profissionais de saúde no contexto da pandemia de COVID-19 foi válida e abrangente para as equipes com acesso ao ambiente virtual de ensino.
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