O uso de metodologias ativas e jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Parasitologia com enfoque no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73825Palavras-chave:
Educação em Saúde, Parasitologia, Jogos didáticos, GamificaçãoResumo
A Educação em saúde envolve um conjunto de conhecimentos e práticas voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde, que quando trabalhada por meio de metodologias ativas, como jogos educacionais, oferta prazerosa e efetiva estratégia de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi de reunir e consolidar informações que potencializam a tomada de decisão frente à promoção de melhorias do processo educativo no contexto de formação em saúde. A metodologia consiste de uma revisão integrativa da literatura, norteada pela seguinte questão: “Como o uso de metodologias ativas e jogos didáticos auxilia no processo ensino-aprendizagem de Parasitologia no ensino superior?”, com busca por meio das bases: Science Direct; Bireme/BVS; Scopus; Web of Science; PubMed. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final incluiu treze publicações. A pesquisa evidenciou que a utilização de metodologias ativas e jogos no ensino da Parasitologia, proporcionam um aprendizado mais divertido e prazeroso, levando à construção ativa do conhecimento e um consequente aumento de interesse dos alunos, estimulando a criatividade e um aprendizado mais efetivo. A pesquisa deixou clara que o protagonismo dos estudantes possibilita o desenvolvimento da capacidade de argumentação e crítica, importantes na consolidação do conhecimento. As evidências apresentadas pelos artigos analisados corroboram para o uso de metodologias ativas e jogos didáticos nas aulas de Parasitologia, uma vez que entusiasmam, ensinam, exercitam a habilidade mental e a imaginação. A atividade lúdica beneficia igualmente o desempenho do professor, o levando a lecionar com criatividade e dinamicidade, sendo um recurso facilitador do ensino-aprendizagem.
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