O uso de metodologias ativas e jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Parasitologia com enfoque no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73825

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Parasitologia, Jogos didáticos, Gamificação

Resumo

A Educação em saúde envolve um conjunto de conhecimentos e práticas voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde, que quando trabalhada por meio de metodologias ativas, como jogos educacionais, oferta prazerosa e efetiva estratégia de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi de reunir e consolidar informações que potencializam a tomada de decisão frente à promoção de melhorias do processo educativo no contexto de formação em saúde. A metodologia consiste de uma revisão integrativa da literatura, norteada pela seguinte questão: “Como o uso de metodologias ativas e jogos didáticos auxilia no processo ensino-aprendizagem de Parasitologia no ensino superior?”, com busca por meio das bases: Science Direct; Bireme/BVS; Scopus; Web of Science; PubMed. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final incluiu treze publicações. A pesquisa evidenciou que a utilização de metodologias ativas e jogos no ensino da Parasitologia, proporcionam um aprendizado mais divertido e prazeroso, levando à construção ativa do conhecimento e um consequente aumento de interesse dos alunos, estimulando a criatividade e um aprendizado mais efetivo. A pesquisa deixou clara que o protagonismo dos estudantes possibilita o desenvolvimento da capacidade de argumentação e crítica, importantes na consolidação do conhecimento. As evidências apresentadas pelos artigos analisados corroboram para o uso de metodologias ativas e jogos didáticos nas aulas de Parasitologia, uma vez que entusiasmam, ensinam, exercitam a habilidade mental e a imaginação. A atividade lúdica beneficia igualmente o desempenho do professor, o levando a lecionar com criatividade e dinamicidade, sendo um recurso facilitador do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Michely Aparecida Polido Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Técnica de Pesquisa em Biologia Parasitária (FIOCRUZ), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Análises Clínicas pela Fundação Técnica Educacional Souza Marques e Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense pela UERJ. Atualmente atua como Técnica Universitária (Técnica de laboratório) na Faculdade de Ciências Médicas - UERJ.

Erika Verissimo Villela, Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Estácio de Sá

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2000) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é Técnica Universitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FCM / UERJ, no Laboratório de Biologia Molecular de Parasitos, lotado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP). Docente do Curso de Medicina do Instituto de Educação Médica - IDOMED da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em pesquisa científica nas áreas de Biologia Molecular, Parasitologia e Genética Molecular de Microrganismos, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmania sp, AP-endonucleases, diagnóstico molecular. Em docência superior leciona as disciplinas de Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos, Microbiologia Médica e Metodologia de Pesquisa e Extensão.

Alexandre Ribeiro Bello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alexandre R. Bello graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1986. Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1991. Pesquisador visitante do Departamento de Química Biológica e Farmacologia Molecular da Harvard Medical School, Boston, USA de 1992-1994. Doutorado em Ciências pela UFRJ (1996). Pós-Doutorado no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas/IOC/Fiocruz (2014-2015). Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UERJ). Lotado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP). Coordenador Técnico na Pró-Reitoria de Saúde (PR5) UERJ. Atua em: Biologia Molecular, Parasitologia, Biossegurança e Bioproteção e Serviços Assistidos por Animais.

Thaís Porto Amadeu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela UERJ, Mestrado e Doutorado na Pós Graduação em Morfologia pela UERJ. Atuou como Pesquisadora Visitante Junior (2007 a 2009) no Laboratório de Hanseníase no Instituto Oswaldo Cruz na Fiocruz/RJ, onde também realizou seu Pós-Doutorado na área de Hanseníase (2009 a 2013). Atua como Professora Associada e Coordenadora da Disciplina de Patologia Geral, na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e subchefe do Laboratório de Imunopatologia e Chefe do Laboratório de Microscopia. Atua desde 2021 como Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Medicina Forense do IBRAG/UERJ. É líder dos grupos de Pesquisa em Educação em Saúde e Imunopatologia de processos crônicos e infecciosos, além de participar do grupo de pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação do CPII. Desenvolve diversos projetos nas áreas de Ciências Médicas e Biológicas, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, Morfologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo tecidual/fibrose, inflamação, doenças crônico-degenerativas, hanseníase e tuberculose, educação em saúde. Além disso, coordena e participa de projetos de ensino e extensão na área de educação em saúde para promoção da saúde individual e coletiva, com o desenvolvimento de materiais didáticos e eventos em escolas públicas no Rio de Janeiro, em colaboração com o LACIIPED do Colégio Pedro II.

 

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Mendes, M. A. P., Villela, E. V., Bello, A. R., & Amadeu, T. P. (2025). O uso de metodologias ativas e jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Parasitologia com enfoque no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura. Revista Sustinere, 13(1), 66–82. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.73825