Percepção dos profissionais de saúde sobre a relevância do acolhimento para a gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.72728

Palavras-chave:

Acolhimento, Atenção Primária em Saúde, Equipe Multiprofissional, Vigilância em Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar a partir da percepção dos profissionais de saúde qual a relevância do acolhimento para a gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde.  Método: estudo descritivo e exploratório desenvolvido com 17 profissionais de uma unidade de Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio da entrevista narrativa e a análise de conteúdo dos dados com o auxílio do ATLAS ti 7.1.8. Resultados: apesar dos profissionais atuarem no campo há mais de 3 anos e de suas práticas serem permeadas pelo vínculo, as percepções sobre o acolhimento foram distintas, sendo observado como dispositivo para organização do processo de trabalho, como ferramenta para orientação do acesso e das demandas e como estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado. Conclusão: a utilização que o profissional faz do acolhimento no âmbito da Atenção Primária à Saúde acaba sendo ditada pelos fluxos e processos instituídos pela gestão, o que pode influir diretamente no acesso, no trabalho em equipe e na produção do cuidado em saúde.

Biografia do Autor

Tarciso Feijó da Silva, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública/Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutor em Enfermagem pelo PPGENF/UERJ. Membro dos grupos de pesquisa Trabalho, Educação e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem do PPGENF/UERJ, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em saúde da UEMG e Saúde da Mulher e da Criança da UFPA. Possui graduação em enfermagem pela UNESA (2009), especialização em Gestão em Saúde da Família pela UERJ (2011), especialização em Gestão em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2015), especialização em Enfermagem do Trabalho pela UNISUAM (2023), mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2013) e doutorado em Enfermagem pelo PPGENF/UERJ (2019). Atuou como Enfermeiro e Gerente Administrativo na APS do Município do Rio de Janeiro, como enfermeiro na PPC/UERJ, como enfermeiro na FAB e como professor da graduação em enfermagem da UNIG, UNESA e UFPA. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde na Escola e Gestão em Saúde, com ênfase para os seguintes temas acolhimento, acesso, produção do cuidado, integralidade, educação em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças, vigilância da saúde e doenças crônicas.

Tatiana Cabral da Silva Ramos, Professora graduação em Enfermagem/Universidade Estácio de Sá.

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF - UERJ), Enfermeira especialista em Gestão de Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Pacientes de Alta Complexidade pela Universidade Unigranrio. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) 2004. Graduada em Administração de Empresas pela FACULDADE MADEIRA DE LEY (2002). Servidora do município de Queimados, onde atua na Estratégia de Saúde da Família como enfermeira. Docente na Universidade Estácio de Sá na graduação de enfermagem e pós graduação em obstetrícia.

Vagner Ferreira do Nascimento, Departamento de Enfermagem Intercultural Indígena/Universidade do Estado do Mato Grosso

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2008). Especialista em Saúde da Família - CESUR/Anhanguera (2008), Urgência/Emergência - IMP (2010), Enfermagem do Trabalho - UFMS (2010), Álcool e outras Drogas - EERP/USP (2016), Preceptoria em Saúde - IFC (2020). Mestre pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (2012) através do Programa Interinstitucional (MINTER). Doutor em Bioética - CUSC/SP (2018). Pós-Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2022). Foi Docente efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Jataí (2013-2014). Atualmente Docente Adjunto IV da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Coordenador de preceptoria do curso de Enfermagem Intercultural Indígena. Membro do Internacional Forum of Teachers (IFT) de Bioethics (UNESCO). Coordenador (2019-2022) e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNEMAT (2016-Atual). Editor-Chefe da Journal Health NPEPS (ISSN 2526-1010). Membro da Câmara Técnica de Educação e Formação Profissional do COREN MT (2023-Atual). Presidente de Comissão de Instrução de Processos Éticos do COREN MT (2021-Atual). Conselheiro do COREN MT (2015-2020). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Atenção Hospitalar - PPGCAAH do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM/ EBSERH). Participa dos grupos de pesquisa CNPq: Núcleo de estudos sobre distúrbios psiquiátricos: assistência e pesquisa (NUDPAS - USP); Teologia e Bioética (PUC Minas); Núcleo de Pesquisa em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde - NPEPS (UNEMAT). Pesquisa os seguintes temas: Ética, Gerenciamento e Gestão do capital humano, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, e Saúde Indígena.

Pedro Henrique Souza Silva, Acadêmico de Enfermagem/Universidade Estácio de Sá.

Graduando em Enfermagem, Possui Curso de curta duração em CREATINA: FUNDAMENTOS E INOVAÇÕES pela Muzy University (2021), Administração de Medicamentos pela Enfermagem a Distância (2021) e Atualizações dos Guidelines Nacionais e Internacionais no atendimento a Parada Cardiorrespiratória pelo COREN (2022), Atuou como Monitor nos eventos XIX JORNADA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM realizada no Campus Estácio R9 (2021) e Intercampi Nova Iguaçu, Sulacap, Petrópolis e R9 realizado via TEAMS (2021), Monitor de Disciplina do Curso de Enfermagem "Fundamentos do Cuidar" pelo Campus Estácio R9 (2021), Teve trabalho exposto na XIX JORDANA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM realizada no Campus Estácio R9 tema: Monitoria Interdisciplinar na Graduação de Enfermagem Relato de Experiência (2021), Foi Palestrante no Simpósio de Saúde da Mulher realizado no Campus Estácio R9 tema: Palestra sobre prevenção ao Câncer de colo do útero e mama.

Ismael Fabrício Vaz, Enfermeiro. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy.

Enfermeiro. Docente de Enfermagem. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Iguaçu - FI. Possui graduação em bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy - UNIGRANRIO AFYA (2022). Especialista Técnico em Instrumentação Cirúrgica pelo Núcleo Intensivo de Cursos - NIC SAÚDE (2020). Técnico em Enfermagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC RJ (2018). Associado efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem, seção RJ - ABEn-RJ. Membro do grupo de pesquisa Configurações do Trabalho de Saúde e Enfermagem: Processos, Redes Sociais e Formação REDENF/PPGENF UERJ. Tem experiência como professor/preceptor nas disciplinas de história e ética da enfermagem, legislação, saúde do trabalhador, semiologia, saúde coletiva, anatomia e fisiologia, psicologia aplicada à enfermagem, epidemiologia, processos patológicos, práticas de enfermagem, fundamentos de enfermagem, noções de farmacologia, microbiologia e parasitologia. Experiência com furo de orelha humanizado, na área de enfermagem em atenção primária à saúde com destaque para a sala de vacinação, imunização, integralidade, promoção de saúde, educação em saúde, consulta de enfermagem, puericultura, processo de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem, centro cirúrgico e instrumentação com ênfase para o gerenciamento de materiais, equipamentos cirúrgicos, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia cardíaca e vídeo cirurgia.

Referências

BENEDET, S. A.; GELBCKE, F. L.; AMANTE, L. N.; PADILHA, M. I. S.; PIRES, D. P. Processo de enfermagem: instrumento da sistematização da assistência de enfermagem na percepção dos enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online), v. 8, n. 3, p. 4780-4788, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4780-4788>. Acesso em: 24 ago. 2022.

BOUSQUAT, A.; GIOVANELLA, L.; FAUSTO, M. C. R.; MEDINA, M. G.; MARTINS, C. L.; ALMEIDA, P. F.; CAMPOS, S. E. M.; MOTA, P. H. S. A atenção primária em regiões de saúde: política, estrutura e organização. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, suppl 2, e00099118, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00099118>. Acesso em: 20 out. 2022.

BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

CARVALHO, L. S. C. L.; COSTA, F. B. C.; BRANCO, J. G. O. Acolhimento como ferramenta de reorganização do processo de trabalho diante de eventos agudos . Cadernos ESP, v. 10, n. 8, p. 46-56, 2016. Disponível em: <https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/106/113>. Acesso em: 12 set. 2022.

CAMARGO, D. S.; CASTANHEIRA, E. R. L. Ampliando o acesso: o Acolhimento por Equipe como estratégia de gestão da demanda na Atenção Primária à Saúde (APS). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, e190600, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/Interface.190600>. Acesso em: 11 mai. 2022.

CAMELO, M. S.; LIMA, L. R.; VOLPE, C. R. G.; SANTOS, W. S.; REHEM, T. C. M. S. B. O acolhimento na atenção primária à saúde na visão do enfermeiro. Acta Paulista Enfermagem, v. 29, n. 4, p. 463-468, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0194201600063>. Acesso em: 20 mai. 2022.

FEITOSA, M. S.; RIBEIRO, C. S.; SANTOS, P. H. F.; CAUDURO, F. L. F.; ANDRADE, J. Intervenção no acolhimento na atenção primária em saúde: uma experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 38, p. 375-384, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.38.375-384>. Acesso em: 10 jan. 2023.

FREITAS, J. S.; CHAVES, M. M. N.; LOURENÇO, R. G. Internações de adolescentes por condições sensíveis à atenção primária à saúde na perspectiva da integralidade. Escola Anna Nery, v. 27, e20220138, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0138pt>. Acesso em: 10 jan. 2023.

MEDINA, M. G.; GIOVANELLA, L.; BOUSQUAT, A.; MENDONÇA, M. H. M.; AQUINO, R. Atenção primária à saúde em tempos de Covid-19: o que fazer? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 8, e00149720, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00149720>. Acesso em: 23 mai. 2022.

MELO, M. V. S.; FORTE, F. D. S.; BRITO, G. E. G.; PONTES, M. L. F.; PESSOA, T. R. R. F. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: análise de sua implantação em município de grande porte do nordeste brasileiro. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 26, Suppl 1, e220358, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/interface.220358>. Acesso em: 7 jan. 2023.

MOURA, R. A.; HENRIQUES, B. D.; FERREIRA, D. C.; CAÇADOR, B. S. Atendimento à demanda espontânea na Estratégia Saúde da Família: práticas e reflexões de um processo em construção. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 32, n. 1, e320103, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320103>. Acesso em: 7 jan 2023.

NETO, O. C.; ANDRADE, G. K. S.; KARPIUCK, L. B.; GANASSIN, A. R. A atuação do Enfermeiro no Sistema de Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Saúde. Journal of Health Sciences, v. 20, n. 4, p. 295-302, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.17921/2447-8938.2018v20n4p295-302>. Acesso em: 14 ago. 2022.

PACHÁ, P.; MOREIRA, L. V. C. Entrevista narrativa como técnica de pesquisa. Synesis (ISSN 1984-6754), v. 14, n. 1, p. 157-168, 2022. Disponível em: <https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2127>. Acesso em: 7 jan. 2023.

REIS-BORGES, G. C.; NASCIMENTO, E. N.; BORGES, D. M. Impacto da Política Nacional de Humanização na Estratégia Saúde da Família e na Rede de Saúde. Distúrbios da Comunicação, v. 30, n. 1, p. 194-200, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p194-200>. Acesso em: 28 fev. 2022.

ROMANINI, M.; GUARESCHI, P. A.; ROSO, A. O conceito de acolhimento em ato: reflexões a partir dos encontros com usuários e profissionais da rede. Saúde em Debate, v. 41, n. 113, p. 486-499, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-1104201711311>. Acesso em: 28 fev. 2022.

SANTOS, J. C. G.; ALENCAR, A. A.; NASCIMENTO, T. H. S.; LIMA, A. R. L.; , VALENTIM, F. J. R. Acolhimento aos pacientes com necessidades de saúde mental na perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde de Iguatu-CE. Revista de APS, v. 23, n. 3, p. 485-501, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.30407>. Acesso em: 20 abr. 2022.

SEIXAS, C. T.; BADUY, R. S.; CRUZ, K. T.; BORTOLETTO, M. S. S.; JUNIOR, H. S.; MERHY, E. E. O vínculo como potência para a produção do cuidado em Saúde: o que usuários-guia nos ensinam. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, e170627, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/Interface.170627>. Acesso em: 15 jan. 2023.

SILVA, T. F.; DAVID, H. M. S. L.; CALDAS, C. P.; MARTINS, E. L.; FERREIRA, S. R. O acolhimento como estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado: uma reflexão epistemológica. Saúde em Debate, v. 42, n. especial 4, p. 249-260, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042018S420>. Acesso em: 11 jan. 2023.

SILVA, T. F.; DAVID, H. M. S. L.; ROMANO, V. F. Análise do acolhimento a partir das relações na Atenção Básica no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 15, n. 42, p. 2326-2326, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2326>. Acesso em: 11 jan. 2023.

SILVA, S. S.; ASSIS, M. M. A.; SANTOS, A. M. Enfermeira como protagonista do gerenciamento do cuidado na Estratégia de Saúde da Família: diferentes olhares analisadores. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, n. 3, e1090016, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-07072017001090016>. Acesso em: 23 mar. 2022.

SILVA, T. F.; DAVID, H. M. S. L. Acolhimento, Redes sociais e produção do cuidado na Atenção Básica em Saúde no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Redes: revista hispana para el análisis de redes sociales , v. 32, n. 1, p. 67-81, 2021. Disponível em: <https://revistes.uab.cat/redes/article/view/v32-n1-silva-david>. Acesso em: 20 abr. 2022.

SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559>. Acessado em: 7 jan. 2023.

VIDAL, T. B.; ROCHA, S. A.; HARZHEIM, E.; HAUSER, L.; TESSER, C. D. Modelos de agendamento e qualidade da atenção primária: estudo transversal multinível. Revista de Saúde Pública , v. 53, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000940>. Acesso em: 20 out. 2022.

ZANOTTO, W.; SOUZA, J. M.; SCHNEIDER, I. J. C. Programa Mais Médicos: a percepção dos usuários e profissionais da equipe de saúde da família a respeito da qualidade da assistência no extremo sul catarinense. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 8, n. 3, p. 110-118, 2017. Disponível em: <https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4750/5387>. Acesso em: 13 out. 2022.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Silva, T. F. da, Ramos, T. C. da S., Nascimento, V. F. do, Silva, P. H. S., & Vaz, I. F. (2023). Percepção dos profissionais de saúde sobre a relevância do acolhimento para a gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde. Revista Sustinere, 11(2), 800–818. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.72728