Efetividade de tecnologias educativas utilizadas na educação permanente em Instituições de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.72200

Palavras-chave:

Educação Permanente, Tecnologia Educacional, Instituições de Ensino Superior, Formação profissional, Aplicativos Móveis.

Resumo

A Educação Permanente é considerada uma alternativa que pode transformar a prática educacional nas áreas de formação profissional de uma instituição em diversos setores. Logo, a intensa dinâmica do processo de ensino-aprendizagem, agrega conceitos e ferramentas metodológicas, em especial as tecnologias, que possibilitam didáticas inovadoras e acessíveis, estabelecendo o surgimento de um gigantesco potencial para a disseminação do conhecimento. Objetivou-se a realização de uma investigação bibliográfica sobre a efetividade das principais tecnologias educacionais utilizadas no campo da educação permanente em instituições de ensino superior. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem qualitativa, realizada através de busca nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, elegendo os artigos baseado em critérios de elegibilidade previamente definidos. Foram selecionados 18 artigos, agrupados em quatro dimensões temáticas: contexto histórico das tecnologias educacionais; conceitos e classificações das tecnologias educacionais; tecnologias educacionais utilizadas na educação permanente e efetividade das tecnologias educacionais na educação permanente. No que concerne às tecnologias educacionais na educação superior, a sua diversidade representa como possibilidades alternativas primordiais para a efetividade da educação permanente, principalmente nos dias atuais que se vive uma era digital, com uma gama de recursos tecnológicos que podem oportunizar a redução da insegurança profissional e dar continuidade da formação profissional, beneficiando a sociedade como um todo e em especial e área da educação em todos os setores e níveis.

Biografia do Autor

Renata Campos de Sousa Borges, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Doutoranda pelo Programa de Doutorado Profissional em Ensino e Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará.

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Professora Adjunta III de Clínica Médica (sub-área: Endocrinologia) da Universidade do Estado do Pará.

Thiago Marcírio Gonçalves de Castro, Universidade do Estado do Pará

Graduação no Curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - UEPA/CNPq). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia - NUPESA.

Caio Heitor Vieira Melo, Universidade do Estado do Pará

Graduação em enfermagem na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIII-Tucuruí (2018-atual). Participou dos programas de estagio extracurricular do Setor de Atendimento Médico e Estatístico (SAME) e do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Regional de Tucuruí-PA, no ano de 2019. Participou do programa de estágio voluntário do projeto SAMUZINHO, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Tucuruí, no ano de 2020. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA), no qual integra a linha de pesquisa e Educação, Saúde e tecnologias numa perspectiva interdisciplinar, que tem como vínculo institucional a Universidade do Estado do Pará (2020-atual). Atua como Diretor de Ensino na Liga Acadêmica de Saúde Pública (LASP; 2021/atual), vínculada institucionalmente à Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas ? Gamaliel (FATEFIG). Atuou nas monitorias de Semiologia (2021) e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (2022), na qualidade de voluntário, monitoria efetiva em Obstetrícia e Ginecologia (2021-2022), Unidade de Terapia Intensiva Adulto (2022).

Guilherme Henrique Nascimento Alves, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

curso de graduação em enfermagem, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Participou como voluntário do Projeto Samuzinho do SAMU 192 no ano de 2019. Possui curso de atendimento pré hospitalar e Resgate em locais de difícil acesso pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU 192). Exerceu Estágio Extracurricular de Saúde da Criança no Programa de Voluntariado da Atenção Primária à Saúde Pública - Colabora-AB da Secretária Municipal de Saúde Pública de Tucuruí-PA, no ano de 2020. Participou do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/FAPESPA) de 2020 a 2021.

Referências

Avelino, C. C. V.; Costa, L. C. S. da.; Buchhorn, S. M. M.; Nogueira, D. A.; Goyatá, S. L. T. Avaliação do Ensino-aprendizagem sobre a CIPE® utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 602-609, jun. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/RYf6JXNfKxMYQm8J955zfVL/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Barbosa, C. P.; Belian, R. B.; Araújo, C. M. T. Continuing education in the child health handbook: na educational software for primary care. Jornal de Pediatria, v. 97, n. 1, p. 80-87, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jped/a/6P93JWtRzY3dKr6h8Rdjzfq/?format=pdf&lang=en>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

Barros, E. J. L.; Santos, S. S. C.; Gomes, G. C.; Erdmann, A. L. Gerontotecnologia educativa voltada ao idoso estomizado à luz da complexidade. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 33, n. 2, p. 95-101, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rgenf/a/bJkvtczqRdVJR66PNWHqqkx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Barteit, S.; Neuhann, F.; Barnighausen, T.; Bowa, A.; Wolter, S.; Siabwanta, H.; Jahn, A. Technology Acceptance and Information System Success of a Mobile Electronic Platform for Nonphysician Clinical Students in Zambia: Prospective, Nonrandomized Intervention Study. Journal of Medical Internet Research, v. 21, n. 10, e14748, 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6914109/>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Blikstein, P.; Silva, R. B.; Campos, F.; Macedo, L. Tecnologias para uma educação com equidade: Novo Horizonte para o Brasil. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/351128359_Tecnologias_para_uma_educacao_com_equidade_Novo_Horizonte_para_o_Brasil>. Acesso em: 19 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2009a. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_sgtes.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Técnico 2018 – Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS. PRO EPS-SUS. 2018. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_pro_eps_sus.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume9.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Costa, A. R. C.; Imoto, A. M.; Gottems, L. B. D. Videocase sobre a lista de verificação do parto seguro: sensibilização dos profissionais da saúde. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 5, p. 13-19, 2019. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2355/627>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Egilsdottir, H.; Heyn, L. G.; Brembo, E. A.; Byermoen, K. R.; Moen, A.; Eide, H. Configuration of Mobile Learning Tools to Support Basic Physical Assessment in Nursing Education: Longitudinal Participatory Design Approach. JMIR Mhealth Uhealth, v. 9, n. 1, e22633, 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33410756/>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Falkenberg, M. B.; Mendes, T. P. L.; Moraes, E. P.; Souza, E. M. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Farias, Q. L. T.; Rocha, S. P.; Cavalcante, A. S. P.; Diniz, J. L.; Ponte Neto, O. A.; Vasconcelos, M. I. O. Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 11, n. 4, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1261. Acesso em: 18 dez. 2022.

França, T.; Rabello, E. T.; Magnago, C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, v. 43, n. especial 1, p. 106-115, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/GsRWdhS9VztCddQjNT46RkN/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Gadelha, M. M. T.; Carmo, A. P. do.; Andrade, M. E. de.; Silva, J. M. A.; Bezerra, I. C. B.; Fernandes, M. C. Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem. Revista Pesquisa Cuidado é fundamental, v. 12, p. 904-914, 2020. Disponível em: <https://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Gagné, R. Instructional Technologies: foundations. NY: Routledge, 1987.

Giovanni, A.; Hahn, F. A. Tecnologias educacionais no ensino de história: uma abordagem possível. Revista TEL, v. 8, n. 2, p. 154-176, 2017. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10901>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Goulart, M. C. O conceito de tecnologia educacional presente em trabalhos científicos publicados na ANPEd. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma, Santa Catarina, 2015. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/handle/1/3521>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Guizardi, F. L.; Dutra, E. B.; Passos, M. F. D. Em mar aberto: Perspectivas e desafios para uso de tecnologias digitais na educação permanente da saúde. 1ed. – Porto Alegre: Rede Unida, 2021. 388 p. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47844>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Hussain, F. N.; Al-Mannai, R.; Agouni, A. An Emergency Switch to Distance Learning in Response to the COVID-19 Pandemic: Experience from an Internationally Accredited Undergraduate Pharmacy Program at Qatar University. Medical Science Educator, v. 30, p. 1393–1397, 2020. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s40670-020-01079-9>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Kim, H.; Suh, E. E. The Effects of an Interactive Nursing Skills Mobile Application on Nursing Students' Knowledge, Self-efficacy, and Skills Performance: a randomized controlled trial. Asian Nursing Research, v. 12, n. 1, p. 17-25, 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29463484/>. Acesso em: 10 dez. 2022.

Lahti, M.; Hätönen, H.; Välimäki, M. Impact of e-learning on nurses’ and student nurses knowledge, skills, and satisfaction: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Studies, v. 51, n. 1, p. 136-49. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0020748912004592?via%3Dihub>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Matia, G.; Almeida, M. J.; Esteves, R. Z.; Ribeiro, E. R.; Coelho, I. C. M. M. Desenvolvimento e Validação de Instrumento para Avaliação das Competências Gerais nos Cursos da Área da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 11, p. 598-605, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/Yh4634m65tFQzqtYdNys9GF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 nov. 2022.

Monteiro, A. K. C.; Monteiro, A. K. C.; Andrade, E. M. L. R.; Luz, M. H. B. A.; Cavalcanti, P. A. L. Educação permanente à distância sobre a prevenção de úlcera por pressão. Revista Enfermagem Uerj, v. 24, n. 1, p. 1-7, 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5733/17857>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Mota, N. P.; Vieira, C. M. A.; Nascimento, M. N. R.; Bezerra, A. M.; Quirino, G. S.; Félix, N. D. C. Aplicativo móvel para Ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 7, n. 4, p. 1077-1084, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/tCbvbjnSBpm9RJyyH77tKhd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Oliveira, C. de; Moura, S. P. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7 n. 1, p. 75-95, 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Parulla, C. D.; Galdino, D. M.; Dal Pai, D.; Azzolin, K. O.; Cogo, A. L. P. Nursing assessment: the elaboration and development of a massive open online course. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 41, n. , e20190199, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rgenf/a/6SKx7h7nLm4PFGcCNQYtqmQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 02 dez. 2022.

Pereira, F. G. F.; Rocha, D. J. L. da.; Melo, G. A. A.; Jaques, R. M. L.; Formiga, L. M. F. Construção e validação de aplicativo digital para ensino de instrumentação cirúrgica. Cogitare Enfermagem, v. 24, p. 1-11, 2019. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/58334/pdf>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Prasetyo, Y. T.; Roque, R. A. C.; Chuenyindee, T.; Young, M. N.; Diaz, J. F. T.; Persada, S. F.; Miraja, B. A.; Redi, A. A. N. P. Determining Factors Affecting the Acceptance of Medical Education eLearning Platforms during the COVID-19 Pandemic in the Philippines: utaut2 approach. Healthcare, v. 9, n. 7, p. 780, 2021. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2227-9032/9/7/780>. Acesso em: 02 dez. 2022.

Rezende, A. C.; Cordeiro, B. C.; Aplicativo de celular como estratégia de empoderamento dos conselhos de saúde: e-saúde, o conselho eletrônico de saúde. Saúde em Redes, v. 6, n. 2, p. 97-114, 2020. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/09/1120686/aplicativo-de-celular-como-estrategia-de-empoderamento-dos-conselhos.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Rezende, R.; Oliveira, J. E. E. de; Oliveira Friestino, J. K. A educação permanente em enfermagem e o uso das tecnologias: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar, v. 10, n. 1, p. 190-199, 2017. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6771867>. Acesso em: 18 dez. 2022.

Rizun, M.; Strzelecki, A. Students’ Acceptance of the COVID-19 Impact on Shifting Higher Education to Distance Learning in Poland. Internacional Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 6468, p. 1-19, 2020. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/17/18/6468>. Acesso em: 10 dez. 2022.

Salvador, M. E.; Sakumoto, M.; Marin, H. F. Using Moodle in the Discipline of Nursing Informatics. Journal of Health Informatics. v. 5, n. 4, p. 121-6, 2013. Disponível em: <http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/268/181>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Salvador, P. T. C. O.; Rodrigues, C. C. F. M.; Lima, K. Y. N. de.; Alves, K. Y. A.; Santos, V. E. P. Use and development of teaching technologies presented in nursing research. Revista Rene, v. 16, n. 3, p. 442-50, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2823/2192>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Scott, K. M.; Baur, L.; Barrett, J. Evidence-Based Principles for Using Technology-Enhanced Learning in the Continuing Professional Development of Health Professionals. Journal Of Continuing Education In The Health Professions, v. 37, n. 1, p. 61-66, 2017. Disponível em: <https://journals.lww.com/jcehp/abstract/2017/03710/evidence_based_principles_for_using.10.aspx>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Silva, D. S. J. R.; Duarte, L. R. Educação permanente em saúde. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 17, n. 2, p. 104-105, 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/23470>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Sousa, A. T. O. de; Formiga, N. S.; Oliveira, S. H. S.; Costa, M. M. L.; Soares, M. J. G. O. A utilização da teoria da aprendizagem significativa no Ensino da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 4, p. 713-22, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/kTwtbYttbRcLp45mBCHFsFv/?lang=pt>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Souza, M. T. de; Silva, M. D. da; Carvalho, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Steindal, S. A.; Ohnstad, M. O.; Landfald, O. F.; Solberg, M. T.; Sorensen, A. L.; Kaldheim, H.; Mathisen, C.; Christensen, V. L. Postgraduate Students’ Experience of Using a Learning Management System to Support Their Learning: a qualitative descriptive study. Sage Open Nursing, v. 7, p. 237796082110548, 2021. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/23779608211054817>. Acesso em: 02 dez. 2022.

Tomazini, E. A. S.; Tobase, L.; Teodoro, S. V.; Peres, H. H. C.; Almeida, D. M. de.; Alavarce, D. C. Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente. Revista Rene, v. 19, p. 1-8, 2018. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32444/pdf_1>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Vicente, C.; Amante, L. N.; Santos, M. J. dos.; Alvarez, A. G.; Salum, N. C. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, p. 1-8, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rgenf/a/cH36TXRzCs9J7ryRdDgg43b/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

Borges, R. C. de S., Caldato, M. C. F., Castro, T. M. G. de, Melo, C. H. V., & Alves, G. H. N. (2024). Efetividade de tecnologias educativas utilizadas na educação permanente em Instituições de Ensino Superior. Revista Sustinere, 12(2), 710–729. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.72200