Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828

Palavras-chave:

Metodologia, Métodos de Análise, Análise de dados, Pesquisa Qualitativa,

Resumo

A Análise Temática é uma entre as várias possibilidades de análise de dados qualitativos. A reflexão realizada neste estudo é uma contribuição inédita para efetivação da Análise Temática, especialmente por pesquisadores iniciantes em investigação com dados qualitativos. A Análise Temática proposta é orientada por sete etapas, sendo as três primeiras preliminares ou de aproximação com o fenômeno. As etapas sugeridas para análise compreendem: coleta do dado, transcrição literal do dado, ambientação com o dado (familiarizar), acomodação do dado em instrumento de análise (acomodação dos fragmentos do discurso), identificação das unidades de contexto, núcleos de sentido e dos temas. Executada dessa maneira poderá facilitar o percurso do pesquisador iniciante. A implementação do raciocínio proposto neste estudo pode facilitar e auxiliar o pesquisador na condução de caminhos que torne mais simples e prática a submissão de dados qualitativos à Análise Temática.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Mestre em Ciências (USP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Docente na Faculdade Verde Norte. Coordenador da Atenção Básica no município de Monte Azul-MG.

Silvana Martins Mishima, Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade São Paulo (EERP-USP).

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

Dias, E. G., & Mishima, S. M. (2023). Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação. Revista Sustinere, 11(1), 402–411. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO