Práticas e percepções sobre o Letramento Funcional em Saúde em pacientes: revisão sistemática e metassumarização
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.71164Palavras-chave:
Educação, Letramento em Saúde, Paciente, Pessoal de Saúde.Resumo
O Letramento Funcional em Saúde (LFS) tem sido destaque na agenda da Organização Mundial de Saúde (OMS) por quase duas décadas e consequentemente a OMS estabeleceu para a agenda de 2030 um forte mandato global sobre letramento em saúde. O objetivo do estudo foi identificar práticas e percepções de profissionais de saúde sobre o LFS de pacientes. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados: PubMed, Embase, Web of Science, Scopus, Lilacs e literatura cinzenta, sob o registro PROSPERO CRD42021248690. Dois revisores avaliaram de forma independente títulos e resumos, e em seguida, os textos completos para identificar práticas e percepções dos profissionais de saúde. As discordâncias foram resolvidas por consenso com um terceiro revisor. Foi realizada análise qualitativa descritiva e criados códigos e agrupamentos. Foram calculadas frequência do tamanho de efeito dos temas e intensidade do tamanho de efeito dos estudos. Das 13.008 referências, foram incluídos 5 estudos qualitativos, 13 surveys e 1 misto. Emergiram 11 códigos, organizados em 2 grupos: Pacientes e Profissionais de Saúde. Em relação à qualidade dos estudos, a maioria apresentou baixo risco de viés. O estudo evidenciou que a comunicação eficaz com o paciente e condutas diferenciadas para pacientes com graus diferentes de letramento tiveram destaque para elevar o nível de LFS. Essas práticas deveriam ser mais utilizadas para o planejamento e a tomada de decisões para qualificar os serviços de saúde e melhorar os cuidados prestados à população.
Referências
ADAMS, R. J. et al. Health literacy: a new concept for general practice? Australian Family Physician, v. 38, n. 3, p. 144-147, 2009. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19283256/>. Acesso em 16 de junho de 2021.
ALI, N. K. Are we training residents to communicate with low health literacy patients? Journal of Community Hospital Internal Medicine Perspectives, n. 2, p. 19238, 2012. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23882388/> Acesso em 15 de julho de 2020.
ALI, N. K. et al. Do medical trainees feel confident communicating with low health literacy patients? Journal of Community Hospital Internal Medicine Perspectives, v. 4, p. 22893, 2014. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24765262/> Acesso em 15 de julho de 2020.
ANDERSON, C. et al. Transforming Health Professional Education. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 75, n. 2, p. 1-3, 2011. Disponível em <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60493-5/fulltext> Acesso em 2 de agosto de 2021.
BAMBERGER B. The Mixed Methods Approach to Evaluation, 2013. Disponível em Acesso em 20 de novembro de 2020.
BERKMAN, N. D. et al. Health literacy interventions and outcomes: An updated systematic review. Evidence Report Technology, n. 199, p. 1-941, 2011. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23126607/> Acesso em 21 de março de 2021.
BLAKE, S. C. et al. A qualitative evaluation of a health literacy intervention to improve medication adherence for underserved pharmacy patients. Journal of Health Care for the Poor and Underserved, v. 21, n. 2, p. 559-567, 2010. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20453356/> Acesso em 15 de julho de 2020.
BROOKS, C. et al. Nursing and allied health professionals’ views about using health literacy screening tools and a universal precautions approach to communication with older adults: a qualitative study. Disability and Rehabilitation, p. 1-7, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30669896/> Acesso em 15 de julho de 2020.
BENNETT, C. et al. Reporting guidelines for survey research: An analysis of published guidance and reporting practices. PLoS Medicine, v. 8, n. 8, p. 1-11, 2011. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21829330/> Acesso em 15 de julho de 2020.
COLEMAN, C. A.; FROMER, A. A health literacy training intervention for physicians and other health professional. Family Medicine, v. 47, n. 5, p. 388-392, 2015. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25905883/> Acesso em 15 de julho de 2020.
CONN, V. S.; RANTZ, M. J. Research methods: managing primary study quality in meta-analyses. Research in Nursing & Health, v. 26, n. 4, p. 322-33, 2003. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12884420/> Acesso em 15 de julho de 2020.
COOPER, H. Synthesizing research: A guide for literature reviews. 3rd Edition. SAGE Publications; 1998.
CRITICAL APPRAISAL SKILLS PROGRAMME (CASP). 10 Questions to make sense of qualitative research, 2006. Disponível em <https://www.biomedcentral.com/content/supplementary/2046-4053-3-139-S8.pdf> Acesso em 8 de agosto de 2016.
DEWALT, D. A. et al. Literacy and health outcomes: a systematic review of the literature. Journal of General Internal Medicine, v. 19, n. 12, p. 1228-39, 2004. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15610334/> Acesso em 21 de março de 2021.
EVANGELISTA, L. S. et al. Health literacy and the patient with heart failure-implications for patient care and research: a consensus statement of the Heart Failure Society of America. Journal of Cardiac Failure, v. 16, n. 1, p. 9-16, 2010. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20123313/> Acesso em 8 de dezembro de 2020.
FIELD, S. et al. Accessible continued professional development for maternal mental health. African Journal of Primary Health Care & Family Medicine, v. 11, n. 1, p. a1902, 2019.
Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6407441/> Acesso em 15 de julho de 2020.
FRENK, J. et al. Health professionals for a new century transforming education to strengthen health systems in interdependent world. LANCET, v. 376, n. 9756, p. 1923-58, 2010. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21112623/> Acesso em 16 de junho de 2021.
GREEN, J. A. et al. Addressing health literacy through clear health communication: a training program for internal medicine residentes. Patient Education and Counseling, v. 95, p. 76-82, 2014. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24492156/> Acesso em 15 de julho de 2020.
HANNES, K. Chapter 4: Critical appraisal of qualitative research. Disponível em <http://cqrmg.cochrane.org/supplemental-handbook-guidance> Acesso em 8 de agosto de 2016.
HOWARD, T.; JACOBSON, K. L.; KRIPALANI, S. Doctor Talk: physicians' use of clear verbal communication. Journal of Health Communication: International Perspectives, v. 18, n. 8, p. 991-1001, 2013. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23577746/> Acesso em 15 de julho de 2020.
HUGHSON, J. et al. Health professionals’ views on health literacy issues for culturally and linguistically diverse women in maternity care: barriers, enablers and the need for an integrated approach. Australian Health Review, v. 42, p. 10-20, 2018. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29081348/> Acesso em 15 de julho de 2020.
KAPER, M. S. et al. Developing and pilot testing a comprehensive health literacy communication training for health professionals in three European countries. Patient Education and Counseling, v. 101, p. 152-158, 2018. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28823383/> Acesso em 15 de julho de 2020.
KAPER, M. S. et al. Positive outcomes of a comprehensive health literacy communication training for health professionals in three european countries: a multi-centre pre-post intervention study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, p. 1-14, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31619010/> Acesso em 15 de julho de 2020.
KIDD, J. et al. Cultural health literacy: the experiences of Māori in palliative care. Global Journal of Health Education and Promotion, v. 25, n. 4, p. 15-23, 2018. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29722596/> Acesso em 15 de julho de 2020.
KOBAYASHI, L. C.; WARDLE, J.; WOLF, M. S.; WAGNER, C. V. Cognitive function and health literacy decline in a cohort of aging english adults. Journal of General Internal Medicine, v. 30, n. 7, p. 958-64, 2015. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4471026/> Acesso em 16 de junho de 2021.
KRITSOTAKIS, G. et al. Nurses’ ehealth literacy and associations with the nursing practice environment. International Nursing Review, v. 68, n. 3, p. 365-371, 2021. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34004022/> Acesso em 15 de julho de 2020.
LEWIS, K. O. et al. Health literacy practices of physicians and patient care personnel in a hospital setting. Journal of Contemporary Medical Education, v. 2, n. 4, p. 204-2012, 2014. Disponível em <https://www.jcmedu.org/abstract/health-literacy-practices-of-physicians-and-patient-care-personnel-in-a-hospital-setting-48976.html> Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
MACKERT, M.; BALL, J.; LOPEZ, N. Health literacy awareness training for healthcare workers: Improving knowledge and intentions to use clear communication techniques. Patient Education and Counseling, v. 85, p. e225-e228, 2011. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21474264/> Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
MOHER, D. et al. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement (Reprinted from Annals of Internal Medicine). Physical Therapy, v. 89, n. 9, p. 873-80, 2009. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19621072/> Acesso em 15 de julho de 2020.
O’CATHAIN, A.; MURPHY, E.; NICHOLL, J. The quality of mixed methods studies in health services research. Journal of Health Services Research & Policy, v. 13, n. 2, p. 92-98, 2008. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18416914/> Acesso em 15 de julho de 2020.
PAASCHE-ORLOW, M. K.; MCCAFFERY, K.; WOLF, M. S. Bridging the international divide for health literacy research. Patient Education and Counseling, v. 75, p. 293-294, 2009. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19497492/> Acesso em 16 de junho de 2021.
PASSAMAI, M. P. B. et al. Letramento funcional em saúde: reflexões e conceitos sobre seu impacto na interação entre usuários, profissionais e sistema de saúde. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 16, n. 41, p. 301-314, 2012. Disponível em <https://www.scielo.br/j/icse/a/yWprLXc57D8G4jM5DpVH68c/?lang=pt> Acesso em 8 de dezembro de 2020.
SANDELOWSKI, M.; BARROSO, J.; VOILS, C. I. Using qualitative metasummary to synthesize qualitative and quantitative descriptive findings. Research in Nursing & Health, v. 30, n. 1, p. 99-111, 2007. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2329806/> Acesso em 15 de julho de 2020.
SCHWARTZBERG, J. G. et al. Communication techniques for patients with low health literacy: a survey of physicians, nurses, and pharmacists. American Journal of Health Behavior, v. 31 (Suppl 1), p. S96-S104. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17931143/> Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
SHERIDAN, S. L. et al. Interventions for individuals with low health literacy: a systematic review. Journal of Health Communication, v. 16 (Suppl. 3), p. 30-54, 2011. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21951242/> Acesso em 21 de março de 2021.
SELIGMAN, H. K. et al. Physician notification of their diabetes patients’ limited health literacy. A randomized, controlled trial. Journal of General Internal Medicine, v. 20, n. 11, p. 1001-1007, 2005. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16307624/> Acesso em 8 de dezembro de 2020.
SORENSEN, K. et al. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2012. Disponível em <https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-12-80> Acesso em 8 de dezembro de 2020.
STROUP, D. F. et al. Meta-analysis of observational studies in Epidemiology. JAMA, v. 283, n. 15, p. 2008-12, 2000. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10789670/> Acesso em 15 de julho de 2020.
SUGA, U. S. G. et al. Factors That Drive Dentists towards or Away from Dental Caries Preventive Measures: Systematic Review and Metasummary. PLoS One, v. 9, n. 10, p. e107831. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25296335/> Acesso em 15 de julho de 2020.
SZWAJCER, A.; MACDONALD, K.; KVERN, B. Health literacy training for family medicine residents. Journal of the Canadian Health Libraries Association, v. 35, p. 128-132, 2014. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27043758/> Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
THRELFALL, A. G. et al. Exploring factors that influence general dental practitioners when providing advice to help prevent caries in children. Brazilian Dental Journal, v. 202, p. 1-4, 2007. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17308533/> Acesso em 21 de março de 2021.
TREZONA, A.; ROWLANDS, G.; NUTBEAM, D. Progress in Implementing National Policies and Strategies for Health Literacy - What Have We Learned so Far? International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, p. 1-17, 2018. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30041427/> Acesso em 20 de dezembro de 2021.
TURNER, T. et al. Pediatricians and health literacy: descriptive results from a national survey. Pediatrics, v. 124, n. 3, p. s299-s305, 2009. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19861484/> Acesso em 10 de fevereiro de 2021.
VISSCHER, B. B. et al. Evidence on the effectiveness of health literacy interventions in the EU: a systematic review. BMC Public Health, v. 18, p. 1414, 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30594180/> Acesso em 21 de março de 2021.
WONG, H. M. et al. Advanced informatics understanding of clinician-patient communication: a mixed-method approach to oral health literacy talk in interpreter-mediated pediatric dentistry. PLoS One, v. 15, n. 3, p. e0230575, 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32196519/> Acesso em 21 de março de 2021.
WOOD, J.; GILLIS, D. E. Exploring dietitians’ engagement with health literacy: concept and practice. Canadian Journal of Dietetic Practice and Research, v. 76, n. 2, p. 51-55, 2015. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26067412/> Acesso em 14 de julho de 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Shanghai Declaration on Promoting Health in the 2030 Agenda for Sustainable Development. In Proceedings of the 9th Global Conference on Health Promotion, Shanghai, China, 21–24 November 2016; World Health Organization: Geneva: 2016. Disponível em <https://www.who.int/publications/i/item/WHO-NMH-PND-17.5>. Acesso em 14 de maio de 2021.
WORLD HEALTH COMMUNICATION ASSOCIATES. Health literacy: part 2 evidence and case studies. Birmingham: WHCA; 2010. Disponível em <https://www.comminit.com/content/health-literacy-action-guide-part-2-%E2%80%9Cevidence-and-case-studies%E2%80%9D> Acesso em 16 de junho de 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Health Report 1999: Making a Difference. Geneva: 1999. Disponível em <https://apps.who.int/iris/handle/10665/42167> Acesso em 15 de junho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.