Práticas e percepções sobre o Letramento Funcional em Saúde em pacientes: revisão sistemática e metassumarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.71164

Palavras-chave:

Educação, Letramento em Saúde, Paciente, Pessoal de Saúde.

Resumo

O Letramento Funcional em Saúde (LFS) tem sido destaque na agenda da Organização Mundial de Saúde (OMS) por quase duas décadas e consequentemente a OMS estabeleceu para a agenda de 2030 um forte mandato global sobre letramento em saúde. O objetivo do estudo foi identificar práticas e percepções de profissionais de saúde sobre o LFS de pacientes. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados: PubMed, Embase, Web of Science, Scopus, Lilacs e literatura cinzenta, sob o registro PROSPERO CRD42021248690. Dois revisores avaliaram de forma independente títulos e resumos, e em seguida, os textos completos para identificar práticas e percepções dos profissionais de saúde. As discordâncias foram resolvidas por consenso com um terceiro revisor. Foi realizada análise qualitativa descritiva e criados códigos e agrupamentos. Foram calculadas frequência do tamanho de efeito dos temas e intensidade do tamanho de efeito dos estudos. Das 13.008 referências, foram incluídos 5 estudos qualitativos, 13 surveys e 1 misto. Emergiram 11 códigos, organizados em 2 grupos: Pacientes e Profissionais de Saúde. Em relação à qualidade dos estudos, a maioria apresentou baixo risco de viés. O estudo evidenciou que a comunicação eficaz com o paciente e condutas diferenciadas para pacientes com graus diferentes de letramento tiveram destaque para elevar o nível de LFS. Essas práticas deveriam ser mais utilizadas para o planejamento e a tomada de decisões para qualificar os serviços de saúde e melhorar os cuidados prestados à população.

Biografia do Autor

Tânia Harumi Uchida, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá. 

Josely Emiko Umeda, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, com bolsa doutorado sanduíche em University of Louisville (EUA). Pós-Doutorado em Odontologia Integrada (Saúde Coletiva) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Gestão em Saúde, Odontologia Social e Preventiva, Saúde Coletiva e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde bucal, Sistema Único de Saúde, cárie dentária, prevenção de agravos bucais, educação em saúde, dinâmica de sistemas, vias de sinalização celular, fatores de virulência, adesão, invasão, periodontopatógenos.

Raquel Sano Suga Terada, Universidade Estadual de Maring

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais dentários e formação de recursos humanos em Saúde.

Suely Grosseman, Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Mother and Child Health - University of London (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Cursou o programa de desenvolvimento docente para educadores médicos do Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil de 2008 a 2010 e continua envolvida com o programa como facilitadora nacional. Realizou seu Pós-doutorado (agosto de 2011 a 31 de julho de 2012) na Drexel University College of Medicine (Filadélfia), no qual co-facilitou as aulas em habilidades de comunicação junto com o Professor Dennis Novack e desenvolveu projetos de pesquisa sobre comunicação com sua equipe e também com Prof. Mohammadreza Hojat da Jefferson Medical College, as Profas Debra Roter e Susan Larson da John Hopkins Bloomberg School of Public Health e com Prof. Stewart Mennin (à dsitäncia). Aposentou-se como professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016, e continua atuando como professora voluntária na graduação, ministrando aulas de habilidades de comunicação e orientando trabalhos de conclusão científica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) ensinando Metodologia do Ensino Superior e orientando projetos de pesquisa. De julho de 2018 a agosto de 2022, foi professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba (Paraná). Na pesquisa, trabalha com os métodos quantitativo e qualitativo e suas linhas de pesquisa são: educação para profissões da saúde, avaliação discente, bem-estar e qualidade de vida do estudante e do professor, comunicação na área da saúde, e na pediatria, aleitamento materno. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEPEME), reconhecido pela UFSC e CNPq, institiuído em março de 2008. Em outubro de 2017, graduou-se como professora da American Academy on Communication in Healthcare (EUA). Foi diretora secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) de 2018-2020. É líder de grupos Balint acreditada pela Associação Brasileira de Balint desde 2019.

Najara Barbosa da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Professora Adjunto no Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, sócio efetivo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e sócio efetivo da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Interlocuratora da região sudeste para REBETIS (Rede brasileira de educação e trabalho interprofissional em saúde). Possui graduação na Faculdade de Odontologia de Araçatuba pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado (2009), Doutorado (2013) e Pós-Doutorado (2015) em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba UNESP. Possui especialização em Saúde Coletiva, Gestão em Saúde e Preceptoria no SUS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino (educação interprofissional), odontologia, atenção à gestante e promoção da prática do aleitamento materno.

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Odontologia, na área de Cariologia na pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, na área de Saúde Coletiva. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: terapia fotodinâmica, fluoreto, prevenção de doenças bucais, formação de recursos humanos e gestão em saúde. Além disso, coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão em escolas e Centros de Educação Infantil nos municípios de Maringá, Marialva, Sarandi e Paiçandu e o Curso "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal" em municípios do Estado do Paraná.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Uchida, T. H., Umeda, J. E., Terada, R. S. S., Grosseman, S., Rocha, N. B. da, & Fujimaki, M. (2024). Práticas e percepções sobre o Letramento Funcional em Saúde em pacientes: revisão sistemática e metassumarização. Revista Sustinere, 12(1), 377 403. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.71164