Analysis of scientific publications by speech-language-hearing theachers that teach public health and their implications for professional training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.70272

Keywords:

Public Health, Language and Hearing Sciences, Education Measurement, Scientific and Technical Publications, Faculty

Abstract

Teaching in higher education has several attributions, such as participation in the construction of pedagogical course projects and in the dissemination of knowledge. The performance and scientific production may present some indications of which trajectories and inflections that professors imprint on training in public health in the  speech-language-hearing undergraduate courses. Therefore, this article aims to analyze the publications by speech-language-hearing theachers that teach public health in public institutions of higher education in Brazil. Documentary analysis of the lattes curricula of the teachers who were identified through the “snowball” technique was carried out. Publications from 2015 to May 2020 were extracted, which were sorted into variables and categorized. Data analysis was performed using descriptive statistics and multiple correspondence analysis. It was observed that, despite most scientific productions belonging to the area of ​​public health, many professors publish in the area of ​​speech therapy clinic or other areas. Additionally, an association between the Northeast region and public health publications was identified. The identified scenario may suggest a weakness in the development of public health in speech-language-hearing undergraduate, since several of the articles published by professors are not from this field.

Author Biographies

Maurício Wiering Pinto Telles, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fonoaudiologia. Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação, Trabalho e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - UFRN.

Lavínia Mabel Viana Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fonoaudiologia - UFRN.

Bárbara Patrícia da Silva Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Defensora do SUS. Cursa pós doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estudando o enfrentamento do racismo na formação em saúde. Doutora em Ciências (AC: Ensino na Saúde) pela UNICAMP. Mestra em Ensino na Saúde pela UFAL. Fellow FAIMER Brasil. Especialista em Saúde Coletiva pelo CFFa. Fonoaudióloga, graduada pela UNCISAL. Atualmente atua como Professora Titular do Centro Universitário Cesmac, Maceió-AL, onde atua na graduação de Medicina, no eixo Integração, Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) e desenvolve atividades de gestão, como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É Professora Adjunta da UNCISAL, na qual é Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (RENASF/FIOCRUZ) e na tutoria da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI)" da UNCISAL. Atua principalmente nas temáticas: Educação antirracista; Interprofissionalidade; Saúde da Família: território, cultura e políticas públicas, Cuidado Integral e Práticas em Saúde, Gestão da educação e trabalho no SUS.

Luiz Roberto Augusto Noro, Departamento de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Professor do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor visitante da Universidade de Barcelona (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Na área da educação dos profissionais de saúde tem se dedicado ao estudo do processo ensino-aprendizagem e avaliação na educação superior, sendo membro do Faimer-Brasil e avaliador institucional e avaliador de cursos de Odontologia do INEP-MEC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal, atuando principalmente nos temas Formação docente na área da saúde, Epidemiologia em saúde bucal e Políticas públicas de saúde. É membro do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. 

References

ALMEIDA-FILHO, N.; PAIM, J.S. Análise de situação de saúde: o que são necessidades e problemas de saúde? In: ALMEIDA-FILHO, N.; PAIM, J.S. (orgs.). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. p.29-39.

BACHA, S.M.C.; OSÓRIO, A.M.N. Fonoaudiologia e educação: uma revisão da prática histórica. Rev CEFAC, São Paulo, v. 6, n.2, p. 215-221, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, N.A. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trab. educ. saúde [online], v.3, n.2, p.283-294, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003>. Acesso em: 22 set. 2022.

BRASIL, B.C. Produção científica dos docentes fonoaudiólogos brasileiros: um estudo nas Instituições Públicas de Ensino Superior. 119 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Gradiação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2019. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_69bff3f660f329e6b881854c160be46a>. Acesso em: 22 set. 2022.

BRASIL, B.C., GOMES, E; TEIXEIRA M.R.F. O ensino de fonoaudiologia no Brasil: retrato dos cursos de graduação. Trab. educ. saúde [online], v.27, n.3, e0021443, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00214>. Acesso em: 22 set. 2022.

CORREIA, T.M.; TELLES, M.W.P.; ARAÚJO, M.V.R. A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de graduação em fonoaudiologia da UFBA. Rev. Dist. Comun., São Paulo, v. 30, n. 4, p. 679-687, dez. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p679-687. Acesso em: 22 set. 2022.

COSTA, R.C.C. et al. Políticas indutoras de formação do fonoaudiólogo em Alagoas: da teoria à institucionalização das ações. In: Trenche, M.C.B. et al (Orgs.). Políticas Indutoras: formação profissional em fonoaudiologia. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2020. E-book.

DAMIANCE, P.R.M. et. al. Formação para o SUS: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva. Trab. educ. saúde [online], v. 14, n.3,2016, p.699-721. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00014>. Acesso em: 22 set. 2022.

FALKENBERG, M.B et. al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online], v.19, n.3, p. 847-852, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013>. Acesso em: 22 set. 2022.

FONSECA, G.S. et.al. Education through work: reshaping the education of health professionals. Interface (Botucatu), Botucatu, v.18, n.50, p. 571-583, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0598>. Acesso em: 22 set. 2022.

FREITAS, D.A. et. al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, vol. 20, n. 57, p.437-4 48. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1177>. Acesso em: 22 set. 2022.

FRENK, J. et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet, Londres, v.376, n. 9756, p. 1923-1958, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61854-5>. Acesso em: 22 set. 2022.

GARCIA, V.L. A formação profissional em fonoaudiologia: necessidades de mudanças e políticas indutoras. In: Trenche, M.C.B. et al (Orgs.). Políticas Indutoras: formação profissional em fonoaudiologia. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2020. E-book.

INFANTOSI, A.F.C.; COSTA, J.C.G.D.; ALMEIDA, R.M.V.R. Análise de Correspondência: bases teóricas na interpretação de dados categóricos em Ciências da Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 30, n. 3, p. 473-486, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00128513>. Acesso em: 22 set. 2022.

LIMA, T.F.P.; ACIOLI R.M. A inserção da Fonoaudiologia na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde. In: SILVA, V.L. et al.(orgs.). A prática fonoaudiológica na Atenção Primária à Saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2013. p. 25-42.

MACEDO, R.S. Atos de currículo e formação: o príncipe evocado. Rev. Teias, Rio de Janeiro, v.13, n.27, p. 67-74, 2012. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24252/17231>. Acesso em: 22 set. 2022.

MACEDO, R.S. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Pulso Editorial, 2010.

MIGUEL E. et.al. Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v.22, supl.2, p.1763-1776, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0576>. Acesso em: 22 set. 2022.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MOLINI-AVEJONAS, D.R. et. al Insertion and performance of Speech-Language Pathology and Audiology in Family Health Support Centers. CoDAS, São Paulo , v. 26, n. 2, p. 148-154, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/2014011IN> Acesso em: 22 set. 2022.

OLIVEIRA, C.C.; VASCONCELLOS, M.M. A formação pedagógica institucional para a docência na Educação Superior. Interface (Botucatu), Botucatu, vol. 15, n. 39, p. 1011-1024, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832011005000024>. Acesso em: 22 set. 2022.

PASSOS, E.; CARVALHO, T.M. A formação para o SUS abrindo o caminho para a produção do comum. Saude soc [online], v. 24, n.1, p.92-101, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902015S01008>. Acesso em: 22 set. 2022.

PEDUZZI, M. et. al. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab. educ. saúde [online], v.17, n.3, e0024678, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00246>. Acesso em: 22 set. 2022.

PEDUZZI, M. O SUS é interprofissional. Interface (Botucatu), Botucatu, v.20, n.56, p.199-201, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0383>. Acesso em: 22 set. 2022.

PEDUZZI, M.; AGRELI, H.F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v.22, supl.2, p. 1525-1534, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827>. Acesso em: 22 set. 2022.

REEVES, S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu), Botucatu, v.20, n.56, p.185-96, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092>. Acesso em: 22 set. 2022.

RIBEIRO, P.T.; CASTRO, L. Ciências sociais em saúde: perspectivas e desafios para a saúde coletiva. Saúde debate [online], v.43, sp7, p.165-178, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042019S713>. Acesso em: 22 set. 2022.

ROSSIT, R.A.S. et al . Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, supl. 1, p. 1399-1410, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0184>. Acesso em: 22 set. 2022.

SOUZA, L.E.P.F. Saúde pública ou saúde coletiva? Espaço para a Saúde, Londrina, v.15, n.4, p.7-21, 2014. Disponível em: <http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/saude_publica_4.pdf>. Acesso em: 22 set. 2022.

SOUZA, P.A.; ZEFERINO, A.M.B.; DA ROS, M.A. Currículo integrado: entre o discurso e a prática. Rev. Bras Educ Med, Rio de Janeiro, v.35, n.1, p. 20-25, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100004>. Acesso em: 22 set. 2022.

TELLES, M.W.P. et. al. Student perspective on public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public universities in Northeastern Brazil. Rev. CEFAC. São Paulo, vol. 23, n.3, e12320, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123312320>. Acesso em: 22 set. 2022.

TELLES, M.W.P.; LIMA, B.P.S. “Como será o amanhã?” – Reflexões sobre a formação de fonoaudiólogos no Brasil pós-pandemia da Covid-19. Rev. Dist. Comunic., São Paulo, v.32, n.4, p. 701-706, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p701-706>. Acesso em: 22 set. 2022.

TELLES, M.W.P.;NORO, L.R.A. Education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. Interface (Botucatu), Botucatu, vol. 25, e200704, 2021. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/interface.200704>. Acesso em: 22 set. 2022.

TELLES, M.W.P; ARCE, V.A.R. Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 695-706, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-021620159514>. Acesso em: 22 set. 2022.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate aberto. Temáticas, Campinas, vol. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977>. Acesso em: 22 set. 2022.

Published

2024-12-17

How to Cite

Telles, M. W. P., Lopes, L. M. V., Lima, B. P. da S., & Noro, L. R. A. (2024). Analysis of scientific publications by speech-language-hearing theachers that teach public health and their implications for professional training. Revista Sustinere, 12(2), 691–709. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.70272