Análise das publicações científicas de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos e suas implicações para a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.70272

Palavras-chave:

Saúde Pública, Fonoaudiologia, Avaliação Educacional, Publicações Científicas e Técnicas, Docentes

Resumo

A docência no ensino superior possui atribuições diversas, como a participação na construção dos projetos pedagógicos de curso e na divulgação do conhecimento. A atuação e produção científica podem apresentar alguns indícios de quais trajetórias e inflexões que os docentes imprimem sobre a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia. Por isso, esse artigo objetiva analisar as publicações dos docentes fonoaudiólogos de saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia das Instituições de Educação Superior públicas brasileiras. Para tanto, foi realizada análise documental dos currículos lattes dos cinquenta docentes que foram identificados por meio da técnica “bola de neve”. Foram extraídas as publicações do ano de 2015 a maio de 2020, as quais foram ordenadas em variáveis e categorizadas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e análise de correspondência múltipla. Observou-se que, apesar da maioria das produções científicas pertencerem a área de saúde coletiva, muitos docentes publicam na área da clínica fonoaudiológica ou outras áreas. Adicionalmente, foi identificada uma associação da região Nordeste com as publicações em saúde coletiva. O cenário identificado pode sugerir uma fragilidade no desenvolvimento da saúde coletiva na fonoaudiologia, visto que boa parte dos artigos publicados pelos docentes não são desse campo.

Biografia do Autor

Maurício Wiering Pinto Telles, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fonoaudiologia. Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação, Trabalho e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - UFRN.

Lavínia Mabel Viana Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fonoaudiologia - UFRN.

Bárbara Patrícia da Silva Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Defensora do SUS. Cursa pós doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estudando o enfrentamento do racismo na formação em saúde. Doutora em Ciências (AC: Ensino na Saúde) pela UNICAMP. Mestra em Ensino na Saúde pela UFAL. Fellow FAIMER Brasil. Especialista em Saúde Coletiva pelo CFFa. Fonoaudióloga, graduada pela UNCISAL. Atualmente atua como Professora Titular do Centro Universitário Cesmac, Maceió-AL, onde atua na graduação de Medicina, no eixo Integração, Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) e desenvolve atividades de gestão, como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. É Professora Adjunta da UNCISAL, na qual é Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (RENASF/FIOCRUZ) e na tutoria da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI)" da UNCISAL. Atua principalmente nas temáticas: Educação antirracista; Interprofissionalidade; Saúde da Família: território, cultura e políticas públicas, Cuidado Integral e Práticas em Saúde, Gestão da educação e trabalho no SUS.

Luiz Roberto Augusto Noro, Departamento de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Professor do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor visitante da Universidade de Barcelona (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Na área da educação dos profissionais de saúde tem se dedicado ao estudo do processo ensino-aprendizagem e avaliação na educação superior, sendo membro do Faimer-Brasil e avaliador institucional e avaliador de cursos de Odontologia do INEP-MEC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal, atuando principalmente nos temas Formação docente na área da saúde, Epidemiologia em saúde bucal e Políticas públicas de saúde. É membro do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. 

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Telles, M. W. P., Lopes, L. M. V., Lima, B. P. da S., & Noro, L. R. A. (2024). Análise das publicações científicas de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos e suas implicações para a formação profissional. Revista Sustinere, 12(2), 691–709. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.70272