Construção de produtos educacionais sobre o HPV: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70104Palavras-chave:
Vacinas, Infecções por Papillomavirus, Neoplasias do Colo do Útero, Tecnologia Educacional.Resumo
Objetivo: relatar a experiência da produção de recursos educacionais como exigência de uma disciplina ofertada pelo Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia. Metodologia: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência de abordagem qualitativa, decorrente da produção da disciplina de Recursos Educacionais do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia, de uma universidade pública de Alagoas. Resultados: os recursos educacionais em saúde descritos nesse relato fazem parte da construção solicitada ao longo do curso do mestrado profissional. Foram elaborados três produtos educacionais com o intuito de informar aos profissionais da saúde e usuários sobre a prevenção, proteção e diagnóstico sobre o vírus do HPV: um vídeo educativo, um manual interativo e um folheto de cordel. Para a construção desses produtos foi utilizado o método CTM3, explorando as ferramentas: análise transacional, neurolinguística e exploração sensorial. Os três produtos educacionais, têm caráter educativo, lúdico e dinâmico e são de fácil compreensão. Conclusão: a disciplina de Recursos Educacionais proporciona a compreensão da necessidade de planejamento e construção metódica de tecnologias em informação e ensino para a divulgação efetiva do conhecimento e das informações pertinentes relacionadas ao cuidado com a saúde, neste caso o câncer do colo de útero, que tem como sua principal causa o vírus do HPV, ocupando o terceiro lugar de acometimentos no Brasil.
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