Construção de produtos educacionais sobre o HPV: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70104

Palavras-chave:

Vacinas, Infecções por Papillomavirus, Neoplasias do Colo do Útero, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da produção de recursos educacionais como exigência de uma disciplina ofertada pelo Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia. Metodologia: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência de abordagem qualitativa, decorrente da produção da disciplina de Recursos Educacionais do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia, de uma universidade pública de Alagoas. Resultados: os recursos educacionais em saúde descritos nesse relato fazem parte da construção solicitada ao longo do curso do mestrado profissional. Foram elaborados três produtos educacionais com o intuito de informar aos profissionais da saúde e usuários sobre a prevenção, proteção e diagnóstico sobre o vírus do HPV: um vídeo educativo, um manual interativo e um folheto de cordel. Para a construção desses produtos foi utilizado o método CTM3, explorando as ferramentas: análise transacional, neurolinguística e exploração sensorial. Os três produtos educacionais, têm caráter educativo, lúdico e dinâmico e são de fácil compreensão. Conclusão: a disciplina de Recursos Educacionais proporciona a compreensão da necessidade de planejamento e construção metódica de tecnologias em informação e ensino para a divulgação efetiva do conhecimento e das informações pertinentes relacionadas ao cuidado com a saúde, neste caso o câncer do colo de útero, que tem como sua principal causa o vírus do HPV, ocupando o terceiro lugar de acometimentos no Brasil.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Maria Silva dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Atualmente é mestranda pelo Programa de Mestrado Ensino em Saúde e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Enfermeira pelo Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ (2023). Possui graduação em Gestão Hospitalar pela Faculdade Alagoana de Administração- FAA (2010). Pós- graduação em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL (2015). Pós-graduação em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2022). Auxiliar de Enfermagem atuando no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL) desde 2012. Técnica em Enfermagem pela prefeitura municipal de Maceió/ AL desde 2014. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Austregésilo Carrano Bueno - GPESAM (UFAL). Premiada com menção honrosa com o trabalho intitulado 'Humanização da Assistência de Enfermagem a pacientes submetidos a biópsia mamária": Um relato de experiência no I Encontro Nordeste de humanização em saúde, AVANÇOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES, II Seminário de humanização em saúde. Premiada pela IV Jornada Acadêmica do HUPAA com o trabalho intitulado "A mulher e as doenças cardiovasculares: Morbidade hospitalar em Alagoas". Premiada pelo III Seminário de Humanização do HUPAA: Práticas humanizadas e a defesa do SUS com o trabalho intitulado "Assistência Humanizada ao cliente oncológico submetido a exames de diagnóstico por imagem em um Hospital Universitário". Premiada com o prêmio de "Excelência acadêmica" pela FAPEAL (2023). Atuou como voluntário do projeto de extensão: resgatando a cidadania e a humanização na assistência a crianças e acompanhantes dos setores de queimados e pediatria do Hospital Geral do Estado e Unidade de Saúde Djalma Loureiro, promovido pela Faculdade de medicina pela UFAL.

Flávia Accioly Canuto Wanderley, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (2007) e Doutora em Atividade Física e Saúde, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2011). É concursada no cargo de Docente (Professor Adjunto, 40h) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Nesta instituição é coordenadora do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia, docente do eixo integrado de pesquisa em saúde e tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Desenvolve pesquisas nas áreas de prevenção e promoção da saúde, levantamento de prevalência de agravos de saúde e fatores de risco, investiga a utilização de tecnologias da informação e metodologias de ensino.

Mirelle Alessandra Silva de Medeiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Atualmente é mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL (2010), Pós-Graduação (Especialização) em URGÊNCIA E EMERGÊNCIA pelo Centro Universitário Internacional/UNINTER (2013), em ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA pela AVM Faculdade Integrada (2016) e em PRECEPTORIA EM SAÚDE pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Atua como enfermeira em UTIN do HUPAA/UFAL/EBSERH.

Almira Alves dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (1977), Mestrado (1984) e Doutorado (1990) em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara), é especialista em Gestão Pedagógica em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e especialista em Educação Para as Profissões de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2010). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-Lisboa-Portugal, tendo a CAPES como instituição de fomento. Foi Vice-Reitora da UNCISAL no período de 2009 a 2013, é avaliadora institucional, de curso e EAD, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - MEC e avaliadora do Programa de Residência Multiprofissional. Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia. Autora do Método CTM3 para estruturação de produtos educacionais. Estudiosa do Ensino em Saúde, detentora de várias patentes na área da Educação para Saúde. Pesquisadora na área de Ensino na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, recursos educacionais e ensino em saúde.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Santos, J. M. S. dos, Wanderley, F. A. C., Medeiros, M. A. S. de, & Santos, A. A. dos. (2023). Construção de produtos educacionais sobre o HPV: um relato de experiência. Revista Sustinere, 11(2), 857–872. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70104

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO