“Deu positivo, e agora?”: reflexões sobre uma plataforma virtual de educação em saúde da UNAIDS e UNESCO para jovens que vivem com HIV/Aids no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.69924

Palavras-chave:

HIV, Aids, Educação em Saúde, Tecnologias educacionais, Saúde Coletiva

Resumo

A construção de ações direcionadas à educação em saúde, acerca do HIV/Aids, no Brasil, é essencial para o desenvolvimento da universalidade em saúde, da autonomia, do direito à informação, da integralidade, da inclusão social, entre outros fatores. Deve-se mirar, com elas, na promoção da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e não somente na prevenção de novas infecções. Assim, o presente manuscrito objetiva apresentar – e provocar – reflexões por meio do conteúdo da plataforma virtual Deu positivo, e agora?, direcionada a jovens soropositivos/as e criada pela UNAIDS e UNESCO, acerca dos modos de educar em saúde no que se refere à soropositividade, tendo em vista a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. Para tanto, foi elaborado levantamento bibliográfico e análise documental, a partir do conteúdo da plataforma digital, que foi tensionado por meio da análise do discurso. A partir de dinâmicas educativas baseadas em diálogos sobre autoaceitação, os materiais disponibilizados na plataforma são importantes ferramentas que podem ser utilizadas, também, em diferentes ambientes educativos. Os vídeos trazem diversas reflexões sobre redes de apoio, relações conjugais e informações do campo jurídico, demonstrando que é possível se viver a soropositividade de maneira produtiva e positiva.  Assim, o site se apresenta como uma alternativa eficaz de educação em saúde, pois desmistifica representações acerca da soropositividade e promove diálogos.

Biografia do Autor

Tomaz Mazuco Rodriguez, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Acadêmico de medicina do nível VIII na Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC). Membro da Liga de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina da UNISC. Membro do laboratório de pesquisa em saúde (LAPES) - UNISC. Além disso, foi Monitor da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (2019) e realizou trabalho voluntário no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (CEMAS - Santa Cruz do Sul). 

Bruna Mallmann Specht, Curso de Medicina / Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Médica formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Jeane Félix da Silva, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL) e Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2015). Atualmente é professora vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, Campus I, da UFPB (2017-2019) e vice-coordenadora do Curso de Especialização Gênero e Sexualidade na Escola - GDE/NIPAM/CE/UFPB (2020). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, juventudes, sexualidades, gênero, currículo, políticas públicas intersetoriais e formação de profissionais de educação e de saúde, educação.

Camilo Darsie, Programa de Pós-graduação em Educação e curso de Medicina / Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc.

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor da mesma área no curso de Medicina. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-chefe da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA). Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desempenhando atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Pós-doutorado em Educação, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em pesquisa desenvolvida com a COVID Health Literacy Network, promovida pela Fulda University of Applied Sciences, Alemanha.. Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals) Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Rodriguez, T. M., Specht, B. M., da Silva, J. F., & Darsie, C. (2023). “Deu positivo, e agora?”: reflexões sobre uma plataforma virtual de educação em saúde da UNAIDS e UNESCO para jovens que vivem com HIV/Aids no Brasil. Revista Sustinere, 11(2), 497–516. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.69924