Por uma educação para saúde a partir do movimento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.69035

Palavras-chave:

educação em saúde, direito à saúde, atividade física, corpo humano

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo discutir sobre a saúde como direito estabelecendo relações com o movimento humano. A partir disso destacam-se os conceitos de autosanté e cuidado de si, com vistas a contribuir com uma educação para a saúde a partir do movimento humano. Diante do debate estabelecido é imprescindível despertarmos em nós mesmos e nos outros, a importância de aproveitarmos cada momento vivido e termos oportunidades de cuidar de si e de quem está à nossa volta, favorecendo uma educação para a saúde a partir de práticas corporais com ações e reflexões de atenção à saúde, que não se guiem somente por prescrições. Espera-se o despertar de outras reflexões e de ações que contribuam com o planejamento e o desenvolvimento de uma educação para a saúde a partir de práticas corporais capazes de despertar a criação de vínculos por meio de encontros prazerosos. Diversas práticas corporais que colaborem com incentivos para se vivenciar também momentos de reflexão e de comunicação.  

Biografia do Autor

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Mendes, M. I. B. de S. (2024). Por uma educação para saúde a partir do movimento humano. Revista Sustinere, 12(1), 579–594. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.69035