Soluções sustentáveis e análise de custos para certificação ambiental de empreendimentos habitacionais de interesse social: um caso de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.68890

Palavras-chave:

Selo Casa Azul, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Construção Civil.

Resumo

O setor da construção civil vem buscando novos meios de diminuir os impactos que são causados pelo próprio setor ao meio ambiente, seja com novas técnicas, materiais, métodos e tecnologias que possam mudar o cenário atual. Este artigo apresenta propostas de práticas sustentáveis e análise dos custos envolvidos, para um empreendimento de Habitação de Interesse Social localizado na cidade de Caruaru, Pernambuco. Os estudos consistiram em avaliação com base nos critérios de sustentabilidade estabelecidos pela certificação ambiental Selo Casa Azul + Caixa, proposição de soluções, análise da viabilidade econômica. Baseando-se nos critérios que foram atendidos e somando sua pontuação, o empreendimento seria enquadrado na categoria Topázio do Selo Casa Azul + Caixa. Nas gradações Cristal, Topázio e Safira o total desembolsado pela construtora seria de R$ 110.506,56, correspondente a 0,62% do valor da obra. Para a gradação Diamante, o total seria de aproximadamente R$ 308.848,36, correspondente a 1,74% do valor da obra. Com a implantação de placas solares, a economia seria de 100% na conta de energia para alimentação das áreas de uso comum e a diminuição direta na taxa do condomínio de 6% ao mês. Instalando-se sensores de presença nas áreas comuns, a economia mensal na conta de energia do condomínio seria de 37%. A adesão de soluções sustentáveis mostrou-se viável pelos benefícios da qualidade de vida, economia e vantagens ao banco financiador com uma menor taxa de juros à construtora e aos moradores.

Biografia do Autor

Marcelino José de Lima Andrade, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental / Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental / Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado em Engenheira Civil pela Universidade de São Paulo (USP), professora do curso de Engenharia Civil e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

BELLO, Ângelo Augusto Caldas; FREITAS, Vanessa Saback. Análise da Viabilidade Econômica de Certificação Ambiental de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social na Região Metropolitana de Salvador - BA. Prêmio Odebrecht - Compilação dos Melhores Projetos, 2013. Disponível em: www.getec.eng.ufba.br/wp-content/uploads/2016/08/BelloFreitasCosta_2014.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.

CAIXA. Caixa Econômica Federal. Selo Casa Azul: Boas Práticas para Habitação Mais Sustentável. Caixa econômica federal, São Paulo, v. 1, p. 1-204, jan. 2010.

CAIXA. Caixa Econômica Federal. Guia Selo Casa Azul + Caixa. São Paulo, v. 10, p. 1-43, mai. 2022.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - CBIC. Novo Selo Casa Azul + Caixa é apresentado a empresários da construção. 2020. Disponível em: https://cbic.org.br/novo_selo casa_azul__caixa_e_apresentado_a_empresarios_da_construcao. Acesso em: 02 dez. 2021.

DINAMARCO, C. P. G. Selo Casa Azul Certificação Ambiental: Estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica, Programa de Engenharia Ambiental, Rio de Janeiro, 2016. 165 p. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/10.12957/sustinere.2016.24632. Acesso em: 14 jan. 2022.

DINAMARCO, Camila; EVANGELISTA, Ana; HADDAD, Assed. Selo Casa Azul Certificação Ambiental - Estudo de Caso: Condomínio Neo Niterói. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE CUSTOS - IBEC. O que é a construção sustentável. 2019. Disponível em: https://ibecensino.org.br/blog/entenda-o-conceito-de-construcao-sustentavel-e-saiba-aplica-lo-na-sua-obra. Acesso em: 02 ago. 2021

JOHN, V. M.; PRADO, R. T. A. Selo Casa Azul-Boas práticas para habitação mais sustentável. São Paulo: Páginas & Letras -Editora e Gráfica, 2010. Realização CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Andrade, M. J. de L., & Bello, M. I. M. da C. V. (2023). Soluções sustentáveis e análise de custos para certificação ambiental de empreendimentos habitacionais de interesse social: um caso de estudo. Revista Sustinere, 11(2), 819–841. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.68890

Edição

Seção

ARQUITETURA E AMBIENTES SAUDÁVEIS