Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem em citopatologia clínica: da microscopia óptica à imagem digital
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.68600Keywords:
Education, virtual microscopy, telecytology, digital technologyAbstract
O uso de tecnologias vem revolucionando a prática pedagógica nos últimos anos. Neste contexto, a microscopia digital, que consiste na transformação de material disposto sobre as tradicionais lâminas de vidro em imagens digitais e a transmissão remota de campos microscópicos, tem contribuído nesse processo. Considerando a progressiva inserção dessas ferramentas ao processo de ensino-aprendizagem, esse trabalho visa discutir o uso da microscopia digital no ensino da citopatologia clínica, as diferentes metodologias e aplicabilidades, vantagens e desvantagens e ainda, apontar sugestões, disponíveis na internet, para acesso educacional. Para a revisão bibliográfica foram empregadas as bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Pubmed/NCBI (National Library of Medicine/Nacional Center for Biotechnology Information) utilizando, como descritores, os seguintes termos correspondentes em inglês: citologia digital, telecitologia, citopatologia digital, microscopia virtual, educação. A utilização de imagens digitais permite o acesso a uma ampla gama de amostras e acima de tudo, tem possibilitado o ensino a distância. Dentre as vantagens do uso dessa ferramenta no ensino da citopatologia clínica, destaca-se a ampla acessibilidade, a representatividade da melhor amostra e a flexibilidade de horário e local. Entretanto, apesar das limitações, essa tecnologia mostra-se promissora na melhoria do aprendizado.
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada. RDC n° 302. Dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos, 2005.Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0302_13_10_2005.html
CAPITANIO, A.; DINA, R. E.; TREANOR, D. Digital cytology: A short review of technical and methodological approaches and applications. Cytopathology, 29(4), p. 317-325, 2018. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/cyt.12554
CHIOU, P. Z. Learning cytology in times of pandemic: An educational institutional experience with remote teaching. Journal of the American Society of Cytophatology, 9, p. 579-585, 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32622857/
CROWELL, E. F.; BAZIN, C.; THUROTTE, V.; ELIE, H.; JITARU, L.; OLIVIER, G.; CAILLOT, Y.; BRIXTEL, R.; LESNER, B.; TOUTAIN, M.; RENOUF, A. Adaptation of CytoProcessor for cervical cancer screening of challenging slides. Diagnostic Cytopathology, 47(9), p. 890-897, 2019. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/dc.2421
DARICI, D.; REISSNER, C.; BROCKHAUS, J.; MISSLER, M. Implementation of a fully digital histology course in the anatomical teaching curriculum during COVID-19 pandemic. Annals of Anatomy, 236, 2021. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8739541/
DONNELLY, A. D.; MUKHERJEE, M. S.; LYDEN, E. R.; RADIO, S. J. Online education in cytotechnology programs: a pilot study. Journal of the American Society of Cytopathology, 5(4), p. 235-243, 2016. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213294515300193
DOS SANTOS, F. S.; OSAKO, M.K.; PERDONÁ, G. D. S. C.; ALVES, M. G. SALES, K.U. Vitual microscopy as a learning tool in Brazilian medical education. Anatomical Sciences Education, 14(4), p. 408-416, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33720510/
ECCHER, A.; GIROLAMI, I. Current state of whole slide imaging use in cytophatology: Pros and pitfalls. Cytophatology, 31(5), p. 372-378, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32020667/
FERNANDES, S., DUARTE, R.; SILVA, R. A. Development of an online slide library. Citotech Online - Case Review, n. 1 p. 21–30, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.26537/citotech.v0i1.495
GIANSANTI, D.; GRIGIONI, M.; D'AVENIO, G.; MORELLI, S.; MACCIONI, G.; BONDI, A.; GIOVAGNOLI, M. R. Virtual microscopy and digital cytology: state of the art. Annali dell’Istituto Superiore di Sanità, 46(2), p. 115-122, 2010. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20567061/
GIARNIERI, E.; SCARDAPANE, S. Towards artificial intelligence applications in next generation cytophatology. Biomedicines, 11(8): 2225, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37626721/
GUITER, G. E.; SAPIA, S.; WRIGHT, A. I.; HUTCHINS, G. G. A.; ARAYSSI, T. Development of a remote online collaborative medical school pathology curriculum with clinical correlations, across several international sites, through the Covid-19 pandemic. Medical Science Educator, 31(2), p. 549-556, 2021. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33495717/
HAMILTON, P. W.; WANG, Y.; MCCULLOUGH, S. J. Virtual microscopy and digital pathology in training and education. The APMIS Journal, 120(4), p. 305-315, 2012. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22429213/
HOLMSTRÖM, O.; LINDER, N.; KAINGU, H.; MBUUKO, N.; MBETE, J.; KINYUA, F; TÖRNQUIST, S.; MUINDE, M.; KROGERUS, L.; LUNDIN, M.; DIWAN, V.; LUNDIN, J. Point-of-care digital cytology with artificial intelligence for cervical cancer screening in a resource-limited setting. JAMA Network Open, 4(3):e211740, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33729503/
KHALBUSS, W. E.; PANTANOWITZ, L.; PARWANI, A. V. Digital imaging in cytopathology. Pathology Research International, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21785680/
KHURANA, K. K. Telecytology and its evolving role in cytopathology. Diagnostic Cytopathology, 40(6), p. 498-502, 2012. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22619124/
LEE, L. M. J.; GOLDMAN, H. M.; HORTSCH, M. The virtual microscopy database-sharing digital microscope images for research and education. Anatomical Science Education, 11(5), p. 510-515, 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29444388/
LIMA, D. N. O.; BARROS, A. L. S.; OLIVEIRA, M. L.; AZEVEDO, M. D. Caderno de referência 1: Citopatologia Ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2012. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atlas_citopatologia_ginecologica.pdf
MICHELOW, P.M.; WET, D. R. D. FAINMAN, G. M. Evaluation of the pivot to digital teaching and learning in pathology: Sentiments from a low-middle-income country. Cancer Cytophatology, 130(12), p. 920-926, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35679144/
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438
MUKHERJEE, M. S.; DONNELLY, A. D. Initial Assessments of E-Learning modules in cytotechnology education. Journal of Pathology Informatics, 9(4), 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29531849/
NISHAT, R.; RAMACHANDRA, S.; BEHURA, S. S.; KUMAR, H. Digital cytopathology. Journal of Oral and Maxillofacial Pathology, 21(1), p. 99-106, 2017. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5406828/
PANTANOWITZ, L.; HORNISH, M.; GOULART, R. A. The impact of digital imaging in the field of cytopathology. Cytojournal, 6(6), 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19495408/
PINCO, J.; GOULART, R. A.; OTIS, C. N.; GARB, J.; PANTANOWITZ, L. Impact of digital image manipulation in cytology. Archives Pathology & Laboratory Medicine, 133(1), p. 57-61, 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19123737/
ROHR, J. M.; MUKHERJEE, M.; DONNELLY, A. SPRINKLE, S.; DUARTE, E. M.; VALDES, A. Y. Successful integration of thyroid cytophatology and surgical pathology education in an E-module format. Journal of Pathology Informatics, 13(100124), 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36268066/
SACO, A.; BOMBI, J. A.; GARCIA, A.; RAMÍREZ, J.; ORDI, J. Current status of Whole-Slide Imaging in education. Pathobiology, 83(2-3), p. 79-88, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27101397/
SAINI, T.; BANSAL, B.; DEY, P. Digital cytology: Current status and future prospects. Diagnostic Cytophatology, 51(3), p. 211-218, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36594526/
SOUZA, T. D. A.; FIGUEIREDO, M. N. D. C.; CAMILO, M. D. S.; CRUZ, T. D. S. O Uso de Abordagem Híbrida para o Ensino de Citopatologia. In: 25° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Associação Brasileira de Educação a Distância, p. 20-24. Disponível em https://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30414.pdf
STERGIOU, N.; GEORGOULAKIS, G.; MARGARI, N.; ANINOS, D. STAMATAKI, M.; STERGIOU, E.; POULIAKIS, A.; KARAKITSOS, P. Using a web-based system for the continuous distance education in cytopathology. International Journal of Medical Informatics, 78(12), p. 827-838, 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19775933/
THRALL, M.; PANTANOWITZ, L.; KHALBUSS, W. Telecytology: Clinical applications, current challenges, and future benefits. Journal of Pathology Informatics, 2(51), 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22276242/
TRIOLA, M. M.; HOLLOWAY, W. J. Enhanced virtual microscopy for collaborative education. BMC Medical Education, p.11:14, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21269474/
TÖTSCH, M. Education and training in cytology in Europe. Cytopathology, 27(5), p. 317-320, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27650599/
VAINER, B.; MORTENSEN, N. W.; POULSEN, S. S.; SØRENSEN, A. H.; OLSEN, J.; SAXILD, H. H.; JOHANSEN, F.F. Turning microscopy in the medical curriculum digital: Experiences from the Faculty of Health and Medical Sciences at University of Copenhagen. Journal of Pathology Informatics. 8(11), 2017. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28382225/
VAN ES, S. L. Digital pathology: semper ad meliora. Pathology, 51(1), p. 1-10, 2019. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30522785/
VAN ES, S. L.; GREAVES, J.; GAY, S.; ROSS, J.; HOLZHAUSER, D.; BADRICK, T. Constant quest for quality: Digital cytopathology. Journal of Pathology Informatics, 9(13), 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29721361/
VAN ES, S. L.; KUMAR, R. K.; PRYOR, W. M.; SALISBURY, E. L.; VELAN, G. M. Cytopathology whole slide images and adaptive tutorials for postgraduate pathology trainees: A randomized crossover trial. Human Pathology, 46(9), p. 1297-1305, 2015. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26093936/
VAN ES, S. L.; KUMAR, R. K.; PRYOR, W. M.; SALISBURY, E. L.; VELAN, G. M. Cytopathology whole slide images and adaptive tutorials for senior medical students: A randomized crossover trial. Diagnostic Pathology, 11(1), 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26746436/
WILBUR, D. C. Digital cytology: Current state of the art and prospects for the future. Acta Cytologica, 55(3), p. 227-238, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21525733/
WILBUR, D. C. Digital pathology and its role in cytology education. Cytopathology, 27(5), p. 325-330, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27650601/.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Sustinere

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.