Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem em citopatologia clínica: da microscopia óptica à imagem digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.68600

Keywords:

Education, virtual microscopy, telecytology, digital technology

Abstract

O uso de tecnologias vem revolucionando a prática pedagógica nos últimos anos. Neste contexto, a microscopia digital, que consiste na transformação de material disposto sobre as tradicionais lâminas de vidro em imagens digitais e a transmissão remota de campos microscópicos, tem contribuído nesse processo. Considerando a progressiva inserção dessas ferramentas ao processo de ensino-aprendizagem, esse trabalho visa discutir o uso da microscopia digital no ensino da citopatologia clínica, as diferentes metodologias e aplicabilidades, vantagens e desvantagens e ainda, apontar sugestões, disponíveis na internet, para acesso educacional. Para a revisão bibliográfica foram empregadas as bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Pubmed/NCBI (National Library of Medicine/Nacional Center for Biotechnology Information) utilizando, como descritores, os seguintes termos correspondentes em inglês: citologia digital, telecitologia, citopatologia digital, microscopia virtual, educação. A utilização de imagens digitais permite o acesso a uma ampla gama de amostras e acima de tudo, tem possibilitado o ensino a distância. Dentre as vantagens do uso dessa ferramenta no ensino da citopatologia clínica, destaca-se a ampla acessibilidade, a representatividade da melhor amostra e a flexibilidade de horário e local. Entretanto, apesar das limitações, essa tecnologia mostra-se promissora na melhoria do aprendizado.

Author Biographies

Patrícia Nardin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) / Escola de Saúde

Graduada em Farmácia (1999) com Ênfase em Análises Clínicas (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre (2006) e Doutora (2010) em Ciências Biológicas - Bioquímica pela UFRGS. Período de doutorado sanduíche na Università degli Studi di Perugia - Itália e, período de Pós-Doutorado (2011-2016) em Ciências Biológicas-Bioquímica no Departamento de Bioquímica da UFRGS envolvida com o projeto de pesquisa intitulado: As Bases Moleculares da Disfunção Glutamatérgica no Diabetes Mellitus. Tem experiência na área de Bioquímica Básica com ênfase em Neuroquímica e Biologia Celular tendo atuado nos seguintes temas: cultivo celular, fatias hipocampais agudas, proteínas ligantes de cálcio, doenças neurodegenerativas, estresse oxidativo, desordens psiquiátricas e Diabetes Mellitus. Além disso, agrega experiência em Bioquímica Clínica tendo atuado no Laboratório de Patologia Clínica - Unidade de Bioquímica Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou como professora substituta no Departamento de Ciências Básicas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e na Faculdade de Farmácia, Departamento de Análises da UFRGS. Atualmente, é professora assistente I da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Lisiane Cervieri Mezzomo, Universidade Feevale/Especialização em Citopatologia Diagnóstica

Possui graduação em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas e especialização Lato Sensu em Citologia Clínica. Fez Mestrado em Patologia Geral e Experimental e Doutorado em Patologia - Biomarcadores pelo Programa de Pós Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na área de marcadores moleculares e imunohistoquímicos para o câncer. Atuou como professora substituta no departamento de Métodos Diagnósticos na UFCSPA. É docente convidada do curso de Especialização em Citopatologia Diagnóstica da Universidade Feevale e do curso de Especialização em Análises Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Pesquisadora Pós-Doutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve projetos na área de Medicina Laboratorial, Citologia/Citopatologia, Patologia e Biologia Molecular. É assessora da ControlLab na área de controle de qualidade em Citologia/Citopatologia e Medicina Laboratorial, Professora conteudista do grupo SAGAH/GRUPOA, revisora ad-hok de revistas científicas e colunista na revista NewsLab. É membro do Grupo de Trabalho em Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS). Tem experiência em Patologia e Análises Clínicas com ênfase em Citologia e Citopatologia.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada. RDC n° 302. Dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos, 2005.Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0302_13_10_2005.html

CAPITANIO, A.; DINA, R. E.; TREANOR, D. Digital cytology: A short review of technical and methodological approaches and applications. Cytopathology, 29(4), p. 317-325, 2018. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/cyt.12554

CHIOU, P. Z. Learning cytology in times of pandemic: An educational institutional experience with remote teaching. Journal of the American Society of Cytophatology, 9, p. 579-585, 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32622857/

CROWELL, E. F.; BAZIN, C.; THUROTTE, V.; ELIE, H.; JITARU, L.; OLIVIER, G.; CAILLOT, Y.; BRIXTEL, R.; LESNER, B.; TOUTAIN, M.; RENOUF, A. Adaptation of CytoProcessor for cervical cancer screening of challenging slides. Diagnostic Cytopathology, 47(9), p. 890-897, 2019. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/dc.2421

DARICI, D.; REISSNER, C.; BROCKHAUS, J.; MISSLER, M. Implementation of a fully digital histology course in the anatomical teaching curriculum during COVID-19 pandemic. Annals of Anatomy, 236, 2021. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8739541/

DONNELLY, A. D.; MUKHERJEE, M. S.; LYDEN, E. R.; RADIO, S. J. Online education in cytotechnology programs: a pilot study. Journal of the American Society of Cytopathology, 5(4), p. 235-243, 2016. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213294515300193

DOS SANTOS, F. S.; OSAKO, M.K.; PERDONÁ, G. D. S. C.; ALVES, M. G. SALES, K.U. Vitual microscopy as a learning tool in Brazilian medical education. Anatomical Sciences Education, 14(4), p. 408-416, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33720510/

ECCHER, A.; GIROLAMI, I. Current state of whole slide imaging use in cytophatology: Pros and pitfalls. Cytophatology, 31(5), p. 372-378, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32020667/

FERNANDES, S., DUARTE, R.; SILVA, R. A. Development of an online slide library. Citotech Online - Case Review, n. 1 p. 21–30, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.26537/citotech.v0i1.495

GIANSANTI, D.; GRIGIONI, M.; D'AVENIO, G.; MORELLI, S.; MACCIONI, G.; BONDI, A.; GIOVAGNOLI, M. R. Virtual microscopy and digital cytology: state of the art. Annali dell’Istituto Superiore di Sanità, 46(2), p. 115-122, 2010. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20567061/

GIARNIERI, E.; SCARDAPANE, S. Towards artificial intelligence applications in next generation cytophatology. Biomedicines, 11(8): 2225, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37626721/

GUITER, G. E.; SAPIA, S.; WRIGHT, A. I.; HUTCHINS, G. G. A.; ARAYSSI, T. Development of a remote online collaborative medical school pathology curriculum with clinical correlations, across several international sites, through the Covid-19 pandemic. Medical Science Educator, 31(2), p. 549-556, 2021. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33495717/

HAMILTON, P. W.; WANG, Y.; MCCULLOUGH, S. J. Virtual microscopy and digital pathology in training and education. The APMIS Journal, 120(4), p. 305-315, 2012. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22429213/

HOLMSTRÖM, O.; LINDER, N.; KAINGU, H.; MBUUKO, N.; MBETE, J.; KINYUA, F; TÖRNQUIST, S.; MUINDE, M.; KROGERUS, L.; LUNDIN, M.; DIWAN, V.; LUNDIN, J. Point-of-care digital cytology with artificial intelligence for cervical cancer screening in a resource-limited setting. JAMA Network Open, 4(3):e211740, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33729503/

KHALBUSS, W. E.; PANTANOWITZ, L.; PARWANI, A. V. Digital imaging in cytopathology. Pathology Research International, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21785680/

KHURANA, K. K. Telecytology and its evolving role in cytopathology. Diagnostic Cytopathology, 40(6), p. 498-502, 2012. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22619124/

LEE, L. M. J.; GOLDMAN, H. M.; HORTSCH, M. The virtual microscopy database-sharing digital microscope images for research and education. Anatomical Science Education, 11(5), p. 510-515, 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29444388/

LIMA, D. N. O.; BARROS, A. L. S.; OLIVEIRA, M. L.; AZEVEDO, M. D. Caderno de referência 1: Citopatologia Ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2012. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atlas_citopatologia_ginecologica.pdf

MICHELOW, P.M.; WET, D. R. D. FAINMAN, G. M. Evaluation of the pivot to digital teaching and learning in pathology: Sentiments from a low-middle-income country. Cancer Cytophatology, 130(12), p. 920-926, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35679144/

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438

MUKHERJEE, M. S.; DONNELLY, A. D. Initial Assessments of E-Learning modules in cytotechnology education. Journal of Pathology Informatics, 9(4), 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29531849/

NISHAT, R.; RAMACHANDRA, S.; BEHURA, S. S.; KUMAR, H. Digital cytopathology. Journal of Oral and Maxillofacial Pathology, 21(1), p. 99-106, 2017. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5406828/

PANTANOWITZ, L.; HORNISH, M.; GOULART, R. A. The impact of digital imaging in the field of cytopathology. Cytojournal, 6(6), 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19495408/

PINCO, J.; GOULART, R. A.; OTIS, C. N.; GARB, J.; PANTANOWITZ, L. Impact of digital image manipulation in cytology. Archives Pathology & Laboratory Medicine, 133(1), p. 57-61, 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19123737/

ROHR, J. M.; MUKHERJEE, M.; DONNELLY, A. SPRINKLE, S.; DUARTE, E. M.; VALDES, A. Y. Successful integration of thyroid cytophatology and surgical pathology education in an E-module format. Journal of Pathology Informatics, 13(100124), 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36268066/

SACO, A.; BOMBI, J. A.; GARCIA, A.; RAMÍREZ, J.; ORDI, J. Current status of Whole-Slide Imaging in education. Pathobiology, 83(2-3), p. 79-88, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27101397/

SAINI, T.; BANSAL, B.; DEY, P. Digital cytology: Current status and future prospects. Diagnostic Cytophatology, 51(3), p. 211-218, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36594526/

SOUZA, T. D. A.; FIGUEIREDO, M. N. D. C.; CAMILO, M. D. S.; CRUZ, T. D. S. O Uso de Abordagem Híbrida para o Ensino de Citopatologia. In: 25° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Associação Brasileira de Educação a Distância, p. 20-24. Disponível em https://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30414.pdf

STERGIOU, N.; GEORGOULAKIS, G.; MARGARI, N.; ANINOS, D. STAMATAKI, M.; STERGIOU, E.; POULIAKIS, A.; KARAKITSOS, P. Using a web-based system for the continuous distance education in cytopathology. International Journal of Medical Informatics, 78(12), p. 827-838, 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19775933/

THRALL, M.; PANTANOWITZ, L.; KHALBUSS, W. Telecytology: Clinical applications, current challenges, and future benefits. Journal of Pathology Informatics, 2(51), 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22276242/

TRIOLA, M. M.; HOLLOWAY, W. J. Enhanced virtual microscopy for collaborative education. BMC Medical Education, p.11:14, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21269474/

TÖTSCH, M. Education and training in cytology in Europe. Cytopathology, 27(5), p. 317-320, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27650599/

VAINER, B.; MORTENSEN, N. W.; POULSEN, S. S.; SØRENSEN, A. H.; OLSEN, J.; SAXILD, H. H.; JOHANSEN, F.F. Turning microscopy in the medical curriculum digital: Experiences from the Faculty of Health and Medical Sciences at University of Copenhagen. Journal of Pathology Informatics. 8(11), 2017. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28382225/

VAN ES, S. L. Digital pathology: semper ad meliora. Pathology, 51(1), p. 1-10, 2019. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30522785/

VAN ES, S. L.; GREAVES, J.; GAY, S.; ROSS, J.; HOLZHAUSER, D.; BADRICK, T. Constant quest for quality: Digital cytopathology. Journal of Pathology Informatics, 9(13), 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29721361/

VAN ES, S. L.; KUMAR, R. K.; PRYOR, W. M.; SALISBURY, E. L.; VELAN, G. M. Cytopathology whole slide images and adaptive tutorials for postgraduate pathology trainees: A randomized crossover trial. Human Pathology, 46(9), p. 1297-1305, 2015. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26093936/

VAN ES, S. L.; KUMAR, R. K.; PRYOR, W. M.; SALISBURY, E. L.; VELAN, G. M. Cytopathology whole slide images and adaptive tutorials for senior medical students: A randomized crossover trial. Diagnostic Pathology, 11(1), 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26746436/

WILBUR, D. C. Digital cytology: Current state of the art and prospects for the future. Acta Cytologica, 55(3), p. 227-238, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21525733/

WILBUR, D. C. Digital pathology and its role in cytology education. Cytopathology, 27(5), p. 325-330, 2016. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27650601/.

Published

2024-07-12

How to Cite

Nardin, P., & Mezzomo, L. C. (2024). Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem em citopatologia clínica: da microscopia óptica à imagem digital. Revista Sustinere, 12(1), 361–376. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.68600