Percepções de pacientes sobre cuidado educativo em saúde acerca da segurança cirúrgica no pré-operatório imediato

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.66643

Palabras clave:

Pacientes, educação em saúde, educação de pacientes como assunto, segurança do paciente, procedimentos cirúrgicos operatórios, período pré-operatório.

Resumen

Neste artigo objetivou-se apreender as percepções de pacientes sobre cuidado educativo em saúde acerca da segurança no pré-operatório imediato, desenvolvido por enfermeiros. É um estudo de abordagem qualitativa, realizado mediante análise de discurso com inspiração foucaultiana. A produção dos dados foi feita entre os meses de abril a maio de 2021, com vinte pacientes no pré-operatório imediato em um hospital privado de médio porte localizado na região Sul do Brasil, por meio de entrevista com pacientes, análise documental dos prontuários e observação simples da assistência de enfermagem. Os aspectos éticos foram respeitados de acordo com a Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº (OMITIDO PARA FINS DE DUPLO CEGO). Os enunciados posicionam o (não) dito nas orientações educativas desenvolvidas por enfermeiros no pré-operatório imediato e identificou-se que existem possibilidades de atuação educativa do enfermeiro nesse período para segurança do paciente cirúrgico. Considera-se que os pacientes não percebem o cuidado educativo em saúde desenvolvido por enfermeiros com foco na segurança. O cuidado educativo em saúde e a segurança são elementos que podem se conectar em um movimento contínuo com a utilização do discurso como estratégia de modificação da posição (não) assumida pelo enfermeiro em diferentes situações junto ao paciente cirúrgico.

Biografía del autor/a

Vivian Lemes Lobo Bittencourt, URI Santo Ângelo

Enfermeira, Doutora em Educação nas Ciências (2021), Mestre em Atenção Integral à Saúde (2016), Especialista em Gestão Estratégica em Cooperativa de Saúde (2014), Especialista em Enfermagem do Trabalho (2011), Graduada em Enfermagem (2007). Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Curso de Graduação em Enfermagem - Campus Santo Ângelo/RS. Membro dos grupos: Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação (GEPESE/CNPQ); Pesquisas em Segurança do Paciente e do Núcleo de Segurança do Paciente Polo Missões; e, Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Cirúrgica na URI Santo Ângelo. Tem experiência na área de Enfermagem, principalmente nos seguintes temas: Centro Cirúrgico (CC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Segurança do Paciente e Educação em Saúde.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI

Possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisadora membro atuante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) (desde 2003) e do grupo do Grupo de Estudo e Pesquisa Paidotibus em (Ijui-CNPq) (2010). Assessoria e consultoria: Consultoria ad hoc para o Ministério da Educação (MEC). Membro da Equipe Avaliadora. Edital MEC Guia de Tecnologias Educacionais Educação Básica (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

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Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Bittencourt, V. L. L., & Schwengber, M. S. V. (2025). Percepções de pacientes sobre cuidado educativo em saúde acerca da segurança cirúrgica no pré-operatório imediato. Revista Sustinere, 13(1), 26–46. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.66643

Número

Sección

ARTIGOS (Artículos)