Uma proposta pedagógica para prevenção da esquistossomose: o jogo "Barriga D’água"
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.65696Palavras-chave:
Esquistossomose, prevenção, saúde pública, jogo educativoResumo
Esta pesquisa propõe um jogo educativo para o fornecimento de informações preventivas sobre a Esquistossomose. Esta doença é uma endemia parasitária de veiculação hídrica causada pelo Schistosoma mansoni e que ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A ferramenta foi criada em um projeto de pesquisa e testada com 19 jogadores, com idades variando de 7 a 15 anos, durante uma ação social realizada em uma unidade escolar no município de Salvador, Bahia. Foram aplicados questionários, antes e depois do jogo, para a verificação de seus atributos. Os resultados indicaram unanimidade de aceitação do jogo por parte dos jogadores, validando a sua propriedade de entretenimento. Quanto ao efeito educativo, a análise dos dados também mostrou eficácia da ferramenta na transmissão de saberes sobre a doença, em todas as respostas obtidas, após o uso do jogo. Atribuímos o êxito à construção de cenários condizentes com a vida real, informações de fácil compreensão, objetividade, dinamismo e a proposta de uma integração baseada na tríade educação – comunicação - diversão. Experiências educativas extramuros que permitam interações entre as Universidades e Escolas de Ensino Fundamental e Médio tem fundamental importância no fortalecimento da educação e da preocupação com o social pois permite o envolvimento de comunidades locais e o desenvolvimento de competências e habilidades em todos os docentes e discentes envolvidos nas ações. Sugere-se a aplicação do jogo em uma ação mais ampla e duradoura em escolas com acompanhamento de outras práticas pedagógicas, para se garantir mudanças comportamentais e formar agentes multiplicadores.
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